• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Vila Nova de Gaia: Tragédia na praia de Lavadores, em Canidelo

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Mensagens
7,883
Gostos Recebidos
8
Vila Nova de Gaia: Tragédia na praia de Lavadores, em Canidelo
“O meu filho não está morto”

"O meu filho está preso no mar. Ele não está morto. Quero que o salvem e que o tragam para mim. Quero protegê-lo mais do que nunca", gritava ontem, em pânico, dirigindo-se ao helicóptero que sobrevoava a praia de Lavadores, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, a mãe de Ricardo Pinto, de 21 anos, que durante a manhã escorregou de uma rocha e caiu ao mar.

Para ajudar o amigo, Tiago Meireles, de 20 anos, lançou-se às gélidas águas. Em poucos minutos, os dois foram engolidos pelas ondas. Apesar das buscas realizadas durante todo o dia, com barcos e um helicóptero, os jovens continuam por encontrar.

Tudo aconteceu por volta das 10h00, em frente aos amigos das vítimas, que se deslocaram àquele local depois de uma longa noite de convívio académico. "Eles divertiram-se durante toda a noite, e pela manhã decidiram ir à praia para ver o nascer do dia", começou por explicar ao CM uma colega de Tiago Meireles, estudante do 2º ano de Fisioterapia no Instituto Jean Piaget, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia. "Depois de terem estado longas horas à conversa, o Ricardo decidiu ir até às rochas, e a tragédia aconteceu", acrescentou, emocionada, a estudante.

Segundo o CM apurou, Ricardo, carinhosamente tratado por ‘Piu’ e que actualmente trabalhava como funcionário de uma loja no centro comercial Mar Shopping, em Matosinhos, ter-se-á desequilibrado assim que subiu à rocha. Os amigos correram logo para o local, desesperados, mas como não havia sinais do corpo do colega, Tiago Meireles decidiu lançar-se ao mar, apesar de a namorada, Rita, estudante da mesma instituição, o ter tentado impedir "por diversas vezes". Ao local acorreram ontem, durante todo o dia, dezenas de familiares dos dois jovens. A tia de Ricardo acabou por se sentir mal e teve de receber apoio no local. Ambas as famílias foram acompanhadas por psicólogos do INEM.

"Não consigo acreditar que o meu sobrinho desapareceu. Ele era tão bom para a família. A irmã e a avó eram tudo para ele", disse António Tavares, tio de Tiago.

Durante todo o dia de ontem foram realizadas buscas em terra, por mar e através do helicóptero da Força Aérea. No entanto, os dois jovens não foram encontrados. As operações são retomadas hoje, às 07h00.

"FOI LANÇADO CONTRA AS ROCHAS"

"O segundo jovem que caiu à água esteve mais de vinte minutos a ser lançado contra as rochas. De início ainda o vi a pedir socorro e de braço no ar. Mas de repente desapareceu." O testemunho é de Mário Gonçalves, de 51 anos, que ontem de manhã estava na praia e assistiu ao desaparecimento dos jovens. "Chegaram num Land Rover branco e estiveram lá ainda algumas horas. Um popular ainda avisou um deles de que podia cair, mas ele não deu ouvidos e continuou em cima da rocha", acrescentou.

NAMORADA DE TIAGO ESTÁ EM CHOQUE

Rita, namorada de Tiago Meireles, jovem que tentou salvar o amigo das águas, ficou em choque ao ver o namorado a ser levado pelas ondas. A jovem estudante recusava-se ontem a acreditar na tragédia. Permaneceu na praia de Lavadores, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, durante todo o dia. Sempre atenta às buscas, Rita foi confortada pelos pais e pelos colegas da faculdade que frequenta.

"Ela sente-se culpada porque o Land Rover foi conduzido por ela até aqui. Ela não dorme há várias horas e recusa-se a comer e a beber o que quer que seja", disse ao Correio da Manhã uma amiga.

"O doutor Meireles é o melhor do Piaget. Quando se estava com ele não havia tempo para tristezas." Foi desta forma que uma caloira do curso de Fisioterapia recordou Tiago Meireles, adepto fanático da praxe académica. "Agora não vai ter a mesma piada frequentar a praxe", afiançou a estudante.

Ontem, foram dezenas os estudantes do Instituto Piaget que acorreram ao local e prestaram apoio à namorada e à família.

ACTRIZ DA SIC AMIGA DE RICARDO

Joana Alvarenga, uma das protagonistas da série ‘Rebelde Way’, exibida em 2009 pela SIC, era uma das melhores amigas de Ricardo Pinto. "Conheci-o no Verão do ano passado, quando ele trabalhou no meu bar, em Gaia, e ficámos grandes amigos", descreveu ao CM, visivelmente emocionada, a actriz, natural do Porto. "O Ricardo era impecável. Tinha-me ligado na semana passada a dizer que queria voltar

a trabalhar comigo neste Verão. Gostava imenso dele, e disse logo que já estava confirmada a sua presença", acrescentou a jovem.

DISCURSO DIRECTO

"REDOBRAR OS CUIDADOS", Fragoso Gouveia, Comandante da Capitania do Douro

Correio da Manhã – Porque é que continuam a acontecer acidentes deste tipo?

Fragoso Gouveia – Todos os anos a população é informada sobre os perigos de subir às rochas e de se aproximar de uma zona de forte ondulação. Nós fazemos o nosso trabalho, o povo só tem de fazer o dele e redobrar cuidados.

– A zona de rochas dificulta as buscas?

– Sem dúvida. Os corpos podem sempre estar submersos junto a uma pedra. Amanhã [hoje] vamos alargar o perímetro operacional.


Correio da manha
 
Topo