• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Heroína mexicana exilada nos EUA

  • Criador do tópico RoterTeufel
  • Start date
R

RoterTeufel

Visitante
México: 'Mulher mais corajosa’ do país abandona a polícia
Heroína mexicana exilada nos EUA

A jovem estudante de criminologia que, há apenas quatro meses, foi considerada ‘a mulher mais corajosa do México’ ao oferecer-se para chefiar a esquadra de polícia na cidade mais perigosa do país acaba de pedir asilo nos EUA. Não aguentou as ameaças dos traficantes.

Marisol Valles García, de 20 anos, saltou do anonimato para as páginas dos jornais mundiais ao aceitar o cargo que mais ninguém queria: o de chefe da polícia da localidade de Praxédis, em Valle de Juárez, a região mais perigosa do México, onde dezenas de polícias são mortos todos os anos por traficantes de droga. "Claro que tenho medo, mas não podemos deixar que o medo vença. Corro este risco porque quero que o meu filho viva num ambiente diferente daquele que hoje se vive aqui", afirmou na altura.

Quatro meses e muitas ameaças de morte depois, a jovem chefe da polícia desapareceu sem deixar rasto nem explicação. Viajou para os Estados Unidos, a pretexto da saúde do filho, e ali terá pedido asilo político, conta a imprensa local, adiantando que o assassinato, em Janeiro, da primeira mulher chefe de polícia mexicana, terá precipitado a decisão de Marisol.


C. da Manha
 
Topo