• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Expectativas entre a 'estabilidade' e a 'magistratura activa'

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
345


As expectativas da esquerda face ao novo mandato presidencial de Cavaco Silva, que quarta-feira se inicia, dividem-se entre a «estabilidade» e o «comprometimento com o sistema», enquanto a direita espera uma «magistratura activa» e «surprapartidária».

O Presidente da República, Cavaco Silva, toma posse na quarta-feira, pelas 15h30.

O líder parlamentar do PS, Francisco Assis, associa o «perfil» e a «história política» de Cavaco Silva à «estabilidade política e institucional» do país e manifesta a expectativa de que essa «actuação» prossiga no segundo mandato.

«Na discussão que antecedeu a aprovação do Orçamento do Estado foi notória a sua preocupação com a estabilidade e são conhecidas as suas intervenções no sentido de, nesse caso, promover essa mesma estabilidade», considerou Assis à Lusa.

O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, não acredita que o Presidente da República encetará uma crise política, considerando que deverá manter-se fiel ao primeiro «mandato muito interventivo» que protagonizou, nomeadamente, com uma «posição muito conservadora» em matéria de costumes.

«Em contrapartida, nas questões sociais e económicas, procurava manter o curso que o Governo tem vindo a definir e que o PSD aderiu. Parece-me bastante provável que o PR possa continuar na mesma senda», afirmou.

Para o líder parlamentar comunista, Bernardino Soares, «ainda está por definir qual vai ser o verdadeiro posicionamento do Presidente», sobretudo se irá «manter uma linha de concertação estratégica com o Governo para fazer politica ou se vai ceder e apoiar as aspirações de poder dos partidos que apoiaram a sua reeleição».

«Numa solução ou noutra, dali não virá uma alteração da politica de direita, seja numa forma ou noutra, porque se apoiar o Governo é para apoiar esta política e se promover a direita é para apoia-la também embora com outros protagonistas», argumentou.

De acordo com 'Os Verdes', «Cavaco Silva é um homem comprometido com este sistema» e no próximo mandato «não vai ferir o sistema», defendeu a deputada Heloísa Apolónia, que qualificou de «pouco tolerante» o discurso de vitória do Presidente.

«Quer PS quer PSD estão orientados da mesma forma e Cavaco está com eles», sustentou.

Já o secretário-geral do PSD, Miguel Relvas, espera «um mandato suprapartidário por parte do Presidente da República e de acompanhamento, no âmbito das suas competências, em relação aos outros órgãos de soberania».

«São as expectativas de ser um Presidente da República que refrescou e re-ligitimou o seu mandato com uma maioria muito significativa, eleito à primeira volta», afirmou.

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, tem a expectativa de um segundo mandato marcado por uma «magistratura activa», sobretudo nas questões sociais e de Justiça.

«O Presidente da República, sobre quem existe uma presunção de isenção, é o único órgão de soberania - porque é votado directamente pelo povo - que pode fazer uma intervenção na Justiça, que precisa abundantemente», defendeu Paulo Portas.

Lusa/SOL
 

bianco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 5, 2007
Mensagens
51
Gostos Recebidos
0
Isto e tudo palhaçada -E carnaval ningem leva a mal:estas palavras sao ditas em TV para todos os portugueses; PAROLOS para ele (soctres) voçe ou tu pois nao es mais do que eu nao sabes as difilcultades com que o portugues se debate e sendo assim estamos no bom caminho ,e ainda se lamenta da oposiçao.pois diglo voçe tirou segundo informaçoes o seu diploma de engenheiro nunm domingo coisa que nas nossas universidades nao e possivel ,mas como prometeu alargar a via do infante,tudo lhe foi conçebido a custa de pagar .pois em VISEU foi pregada de carnaval mas vai por ai pois a muitas pregadas de carnaval a serem progetadas para breve ao sr sabe .voçe e o homem mais ridiculoco do mundo e Pior que o kadaphi . se quiser saber quem eu sou e so dizer pois tenho o paleio unesto para o derrotar.Peço desculpas um bem aja deste AMIGO bianco
 

bianco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 5, 2007
Mensagens
51
Gostos Recebidos
0
Pois eu me esqueçi de dizer pra ele que eu tirei meu diploma em escolas do estado sem favor e tive um19 pois gostava de lhe perguntar se por acaso ele sabe alguma coisa da historia de Portugal? claro se for verdadeiro tera que dizer nao sei ,pois aqui o Parolo da aldeia sabe dize-lhe quantos sao os caminhos de fero com seus apeadeiros des norte a sul de Portugual assim como todos os rios e afluentes assim como todas as Serras de Portugal e vc nao sabe vc nao sabe as difilcudades do povo portugues, para si so hisiste uma palavra Estamos no bom caminho .E terrivelmente viver em Portugal quando temos um ze ninguem a mandar nisto.QUANDO podiamos ser uma SUISSA .Bianco
 
Topo