• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda na criação de Kakarikis

jorgehsilva

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2009
Mensagens
203
Gostos Recebidos
0
Boas,
Tenho um casal de Kakarikis desde o verão do ano passado.
Em Janeiro começaram a criar, a fêmea colocou 8 ovos!!!!
Coitada passou 6 semanas dentro do ninho, mal saia...
O resultado é que nenhum dos ovos eclodiu...
2 foram comidos ou deitados fora do ninho já nos últimos dias .
Os outros, depois da fêmea abandonar o ninho, abri-os e apenas 2 estavam galados, os outros estavam podres e líquidos como estivessem batidos..
Reparei que a fêmea estava quase constantemente a andar com os ovos, como se estivesse a jogar à bola com eles, será por causa disso que os outros ficaram líquidos?

Hoje a fêmea colocou o primeiro ovo da segunda postura.
Existe alguma coisa que possa fazer para esta postura ter êxito?
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Bons Dias Jorge ,ainda não tinha visto este tópico
Ora aí está um caso bicudo ,de facto as aves por vezes fazem destas ,mas pronto .á que haver persistencia ,e posteriormente o exito aparece mais cedo ou mais tarde.
Para ter exito tanto o macho como a fêmea devem receptíveis e prontos para o acoplamento ou galadura ,devem de estar cheios os dois ,para que os ovos sejam férteis
A vitamina E ajuda bastante neste capitulo de encher os pássaros juntamente com papa de encher .
Temos que ver se macho não destroi os ovos ou se ataca a fêmea ,se a alimenta
Por outro lado se o que damos para alimentar filhotes é o mais indicado.
Não se deve mexer lá muito para não criar desinteresse da fêmea pela postura .
Esta área de psitacideos não é a minha,mas estas são as bases para um boa postura.
Ver bem o comportamento dos dois e se fôr o macho causador de algum insucesso á que retirá-lo da fêmea assim que todos os ovos forem colocados ,Jorge todas as fêmeas rodam os ovos para darem aquecimento em toda a sua área ,as fêmas fazem isso ,é como se a gente guardasse alguns ovos e logo os tinhamos de virar de vez em quando ,para não causar colhemento ou colhar .-
Jorge vá dando referencias que ache importante aqui ,para analizarmos ,por outro lado vou expôr este problema a um amigo criador destas aves a ver o que me diz ,no que puder ajudar ,estarei ás ordens amigo ,não desmereça e bola para a frente ,já agora boa sorte
Abraço Forte
 

jorgehsilva

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2009
Mensagens
203
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado pelo seu post!!!
Sei que é normal as fêmeas virarem os ovos, mas será normal estar constantemente a virá-los?
Não terá sido este comportamento que "liquidificou" os ovos?
Alguém me disse que seria falta de material no ninho e aconselhou-me a colocar terra dos vasos lá dentro.

Um abraço e agradeço profundamente a ajuda.
Obrigado.
 
Última edição:

jorgehsilva

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2009
Mensagens
203
Gostos Recebidos
0
Consegui espreitar para dentro do ninho enquanto a fêmea saiu para ser alimentada pelo macho.
Inacreditavelmente as aparas de madeira, a penugem e a terra que coloquei foram quase todos arremessados do ninho para o chão....
Ficando apenas algum material num canto do ninho e o ovo no meio do ninho sem qualquer protecção...
 
Topo