• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

John Le Carré autoriza que escrevam biografia

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347


O escritor John Le Carré autorizou finalmente a publicação da sua biografia, algo que durante anos proibiu ao jornalista Graham Lord.

O trabalho foi encomendado a Adam Sisman, a quem David Cornwell, verdadeiro nome de Le Carré, permitiu que acedesse ao seu arquivo privado, noticia hoje o Daily Telegraph.

O livro deverá ser publicado em 2014 por ocasião do 50.º aniversário do romance mais famoso do escritor, O Espião que veio do Frio.

Outro potencial biógrafo, o historiador Robert Harris, que Le Carré tinha escolhido anteriormente para escrever a sua biografia, teve que renunciar à tarefa.

«Escrevi a David (Le Carré) já há 20 anos e ele aceitou ajudar-me com a biografia se eu aceitasse publicá-la só depois da sua morte», explicou o agora frustrado Robert Harris ao jornal britânico.

Entrevistei a mulher do escritor na altura bem como a primeira mulher e tive acesso a umas 400 cartas ou mais. Assinei um contrato com Random House e escrevi 30 000 palavras. Foram meses, acrescentou o historiador.

«Mas logo me distraí a escrever as minhas próprias novelas, e alegro-me que seja Adam Sisman a escrever finalmente a biografia de Le Carré. Eu podia ter feito algo mais mas cheguei a um acordo legal com David para não divulgar nada do que sei até à sua morte», explicou Robert Harris.

David Cornwell foi estudar para Oxford em 1952 onde se licenciou tendo sido depois recrutado para o serviço de informações MI5.

Em 1960 saiu do MI5 para o Ministério dos Negócios Estrangeiros tornando-se agente do MI6 (espionagem exterior) na embaixada britânica em Bona, de onde publicou o primeiro romance sob o pseudónimo de John Le Carré.

A carreira de espião terminou depois de Kim Philby, famoso agente duplo britânico, ter atraiçoado alguns dos colegas revelando nomes ao KGB.

Acredita-se que os documentos privados de John Le Carré possam conter revelações sobre o caso Philby e as actividades dos serviços secretos britânicos durante a Guerra-fria. Esta poderá ser uma das razões por que até aqui não autorizou que escrevem a sua biografia.

Lusa/SOL
 
Topo