• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Novidades TDT por satélite

augusto

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
No dia 7 de Abril a ANACOM decidiu a forma de funcionamento e preços da TDT por satélite. Resumidamente pode-se dizer o seguinte:
Custo mínimo de um KIT (receptor+cartão+cabos) a adquirir em locais, a nível concelhio, nas zonas sombra ou directamente à PTC - 55€ (inicialmente paga 77€ e, no prazo de um mês, a PTC devolve 22€);
Quem quiser um 2º ou 3º receptor ou 1º para quem tiver televisão paga, 96€;
Custo de instalação (optativo) 61€;
O sinal é distribuído através do Hispasat, como era de esperar;
Os requerentes podem adquirir um Kit TDT Complementar DTH e STBs adicionais até 9 de Dezembro de 2023;
É necessário apresentar BI e CContribuinte ou Cartão de Cidadão e comprovativo de morada (factura de luz, água...) .
A data em que estará disponível, não faço a mínima ideia, teremos que continuar à espera. Mas já há luz ao fundo do túnel!
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Ou seja, um receptor de satélite do MEO mas com um software que, do pacote todo, só sintoniza os 4 canais e um cartão que só abre esses mesmos 4 canais. Desenganem-se se pensam que vai haver um serviço específico de TDT por satélite, portanto quem só pode aceder à TDT por satélite não vai ter a mesma qualidade que quem recebe via terrestre.

DX2
 

augusto

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
É isso mesmo...

... mas é bem preferível a qualidade do MEO ao sinal analógico, quase sempre deficiente, que chega a essas zonas do país.
Ou seja, um receptor de satélite do MEO mas com um software que, do pacote todo, só sintoniza os 4 canais e um cartão que só abre esses mesmos 4 canais. Desenganem-se se pensam que vai haver um serviço específico de TDT por satélite, portanto quem só pode aceder à TDT por satélite não vai ter a mesma qualidade que quem recebe via terrestre.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não necessariamente. Eu conheço zonas que neste momento recebem o analógico em perfeitas condições mas vão ter alguma dificuldade em receber o digital devido à localização dos emissores. Em alguns casos vai ser preciso meter tubos muito mais altos do que os que são suficientes para captar o analógico. Há concerteza locais onde se recebia mal o analógico que também vão receber mal, ou até nem receber, o digital mas não podemos assumir isto como regra geral.

Em última análise, vai ter que ser o técnico - e estou a falar de instaladores a sério -, após a verificação da impossibilidade de recepção do sinal da TDT terrestre, a encaminhar os clientes para o serviço de satélite e não porque a PT diz que não há cobertura naquela zona.
Estou para ver como é que vai ser quando um cliente morador numa zona sem cobertura verificada por um técnico, vir o seu pedido de compra de TDT DTH recusado por a PT afirmar que essa zona tem cobertura terrestre.

DX2
 
Última edição:

augusto

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
Também já pensei nisso, DX2...

... "Estou para ver como é que vai ser quando um cliente morador numa zona sem cobertura verificada por um técnico, vir o seu pedido de compra de TDT DTH recusado por a PT afirmar que essa zona tem cobertura terrestre."
Vai ser lindo vai, até porque todos sabemos que a PTC está mais interessada em vender MEO's do que TDT DTH. SE assim não fosse a TDT DTH neste momento já estaria disponível!
 

acoj

GF Prata
Entrou
Abr 21, 2007
Mensagens
137
Gostos Recebidos
1
... "Estou para ver como é que vai ser quando um cliente morador numa zona sem cobertura verificada por um técnico, vir o seu pedido de compra de TDT DTH recusado por a PT afirmar que essa zona tem cobertura terrestre."
Vai ser lindo vai, até porque todos sabemos que a PTC está mais interessada em vender MEO's do que TDT DTH. SE assim não fosse a TDT DTH neste momento já estaria disponível!

neste momento ja andam uns tecnicos da pt a instalarem nos predios antena parabolica colectiva para o meo satelite e tambem julgo eu uma antena para receber os quatro canais digitais portugueses tudo misturado numa central... e fazem a distribuiçao pelos andares , tudo a borla . Se o condominio autorizar no meu predio ,ja temos a zone por cabo temos um operador local que e a unilteldata temos meo por IPTV temos as antenas colectivas que vemos perfeitamente todos os canais digitais (portugueses e espanhois ) agora digo eu isto vai ser uma salsada
 

augusto

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
Os técnicos...

... andam a instalar uma antena para MEO satélite, não para TDT DTH, certo? Em simultâneo fazem a instalação para a TDT terrestre, não via satélite! Ou será que entendi mal?
Aquilo que eu estou ansiosamente a aguardar é a disponibilização por parte da PTC da TDT DTH (via satélite), para zonas onde não é possível aceder à TDT via terrestre.
Posso acrescentar que a ANACOM, após um pedido de esclarecimento que eu fiz, respondeu-me o seguinte:
"... esclarecemos que a cobertura complementar via satélite já está disponível. A PTC informou já ter alguns utilizadores em zonas de cobertura complementar a aceder por essa via, aos quais terá sido dada resposta numa base caso-a-caso."
Parece-me que isto é uma grande mentira porque a mim da PTC dizem-me que ainda não está disponível, que a situação será analisada (estou à espera há vários meses), e que não têm conhecimento da data em que estará disponível!
neste momento ja andam uns tecnicos da pt a instalarem nos predios antena parabolica colectiva para o meo satelite e tambem julgo eu uma antena para receber os quatro canais digitais portugueses tudo misturado numa central... e fazem a distribuiçao pelos andares , tudo a borla . Se o condominio autorizar no meu predio ,ja temos a zone por cabo temos um operador local que e a unilteldata temos meo por IPTV temos as antenas colectivas que vemos perfeitamente todos os canais digitais (portugueses e espanhois ) agora digo eu isto vai ser uma salsada
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Como é óbvio, a cobertura por satélite é a mesma do MEO, por isso já está disponível. Agora a PTC pode é não ter ainda os equipamentos para a receber.

DX2
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Olá amigos. Quero responder á 1.ª questão: Depois de analisados os pedidos haverá uma participação não superior a 22,5€ se ja qual for o valor do equipamento ( Stélite ou TDT ). Para isso, e requerente tem de provar também que o seu ordenado ou pensão não é superior ao salário minimo Nacional (475,00€). Caso contrario não recebe nada.

Agora outro assunto: Adquiri na Worten uma Box TDT "D4HDPVRM" Marca Misai que funciona ás mil maravilhas. Inclui gravação prévia e ao vivo. Pode ver-se um canal e estar-se a gravar outro. Só que tenho um problema e para isso pedia ajuda. No PC abre o filme mas não tem som. Alguem me ajuda num "CODEC" ou coisa pararecida?

Obrigados.

Boa PASCOA.
 
Topo