• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

D. José Policarpo eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

  • Criador do tópico RoterTeufel
  • Start date
R

RoterTeufel

Visitante
Sucede a arcebispo de Braga
D. José Policarpo eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

O cardeal-patriarca de Lisboa, José Policarpo, foi esta terça-feira eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), sucedendo ao arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, que termina esta semana o segundo de dois mandatos à frente da instituição.

Nas eleições, no decurso da 177.ª Assembleia Plenária da CEP, foi eleito para a vice-presidência o bispo do Porto, D. Manuel Clemente, substituindo, no cargo, o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e como secretário os bispos renovaram a escolha no padre Manuel Morujão.

Para os restantes lugares do Conselho Permanente da CEP foram eleitos o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, o bispo de Leiria-Fátima, e o bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, mantendo-se o prelado Gilberto Reis, de Setúbal.

"NÃO ESTAVA À ESPERA MAS ACEITEI A MISSÃO"

Na primeira reacção à sua eleição como presidente da Conferência Episcopal Portuguesa D. José Policarpo disse que "não estava à espera mas aceitei a missão".

"Até vinha com intenção de no caso de ser eleito não aceitar o cargo, mas como estou na Igreja para servir aceitei a missão", acrescentou.

"Não queria de todo que isto fosse interpretado como uma pressão sobre o Vaticano para me manter por mais três anos há frente do Patriarcado de Lisboa. O Núncio Apostólico de Lisboa, que estava presente, disse que não havia problema e por isso aqui estou eu", afirmou.

Ordenado sacerdote em 1961, José Policarpo foi professor e vice-reitor do Seminário Liceal de Penafirme e, mais tarde, reitor do Seminário dos Olivais. Foi, também, docente na Universidade Católica Portuguesa, director da sua faculdade de Teologia e reitor da instituição.

Em 1978, foi ordenado bispo auxiliar de Lisboa, cargo que desempenhou até 1997. Nesse ano, foi nomeado arcebispo coadjutor do Patriarca de Lisboa e, um ano depois, tornou-se o 16.º patriarca de Lisboa, sucedendo a António Ribeiro.

A 21 de Janeiro de 2001, foi nomeado cardeal pelo papa João Paulo II. Como membro da CEP passou pela presidência de várias comissões episcopais - Doutrina da Fé, Apostolado dos Leigos, Educação Cristã e Bens Culturais da Igreja - e foi vogal do seu Conselho Permanente entre 1996 e 1999. Nesse ano, a 13 de abril, foi eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e reeleito a 11 de Abril de 2002.

Desde 2005, é membro da Comissão Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa por inerência. Em 2011, José da Cruz Policarpo celebra 50 anos de ordenação sacerdotal.


C.Manha
 
Topo