• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Problema bomba electrica extracção água

vdo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2011
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Boa noite,

Tenho um problema na instalação que uso para extrair água de um poço.

O conjunto é constituído por:
-Motor monofásico de 1 cv
-Balão/autoclave em aço inox (não sei se possui membrana)
-Pressostato
-Manómetro
-válvula no poço

O problema é que às vezes o motor não desliga quando deveria.
O Pressostato está regulado para ligar aos 2bar e desligar aos 3bar. Quando se abre uma torneira, a pressão cai para os 2bar. Quando se fecha a torneira passado pouco tempo depois de a abrir, a pressão sobe normalmente até aos 3bar. O problema ocorre quando a torneira está aberta durante um período de tempo mais longo. Assim, quando o motor está ligado algum tempo (cerca de 8 a 10min) e se fecha a torneira, a pressão não sobe e fica sempre nos 2 bar, não atingindo a pressão necessária para o pressostato desligar o motor.

-Não se trata de nenhuma fuga depois do motor uma vez que existe uma vávula que possibilita fechar manualmente a água após esta instalação.
-O balão tem cerca de 1,5bar de pressão (pressão medida sem água).
-A pressão nas torneira é boa sendo que o único problema é o motor não desligar quando funciona algum tempo seguido.

O que poderá ser?
Agradeço
 

ssousa

GF Prata
Entrou
Fev 8, 2011
Mensagens
372
Gostos Recebidos
0
isso pode ser desgaste da bomba, sujidade da mesma ou do chamado chupador que esta na ponta do tubo de pesca, ou seja dentro do poço.
 

vdo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2011
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Obrigado

Obrigado pelas vossas respostas. De facto parece-me mais certo que seja desgaste da bomba. O pressostato está fora de hipótese, primeiro porque é novo, depois porque eu vejo o pressostato desligar perfeitamente a bomba aos 3bar. O problema é esta pressão não ser atingida quando a bomba está ligada durante algum tempo.

Se alguém tiver mais alguma ideia ou experiência semelhante, agradeço que partilhem.
 

marote_5

GF Prata
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
137
Gostos Recebidos
0
Boas eu tambem penso k a bomba esta com defeciencia na sua potencia.... o condensador de arranque esta bom (se tiver)e a valvula anty retorno?
 

ssousa

GF Prata
Entrou
Fev 8, 2011
Mensagens
372
Gostos Recebidos
0
se o condensador nao estiver bom o motor nao funciona, o problema aqui referido eé a bomba trabalhar e nao atingir presão, ou valvula ao qual se chama de chupador que tenha o filtro de entrada sujo, ou então desgaste da bomba, ja agora ver se ela não perde agua pelos retentores do veio.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,580
Gostos Recebidos
73
Quase garanto que é do chupador, se é de duas vias (dois tubos em paralelo da bomba ao chupador)?
 

marote_5

GF Prata
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
137
Gostos Recebidos
0
O condensador pode ja nao ter a suas caractristicas ou seija ele pode ser um condensador de 4 Mf e a capacidade dele ter baixado para 3... a bomba trabalha mas com menos rotaçao...
 

vdo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2011
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
De facto a única coisa que ainda não foi testada é o chupador. Não sou perito na matéria mas penso que é uma válvula de pé única (vulgarmente chamada pinha) e não existe válvula de retenção. Ainda não vi o chupador pela dificuldade em faze-lo (teria que ir dentro do poço). No entanto tambem me parece pouco provável porque quando a pressão atinge os 3bar e a bomba desliga, a pressão não desce até se abrir novamente a torneira.

Continuo a pensar que ha algum problema na turbina da bomba que faz com que esta depois de aquecer não tenha o mesmo rendimento. Será que isto é normal acontecer?
 

vdo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2011
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Caro marote_5, não me tinha ocorrido essa possibilidade. Há algum teste fácil para verificar se o condesador está a funcionar perfeitamente?

E pergunto se a função do condensador não é só fazer o motor arrancar? Será que se o condensador aquecer o desempenho do motor não é o mesmo?
 

marote_5

GF Prata
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
137
Gostos Recebidos
0
boas vdo... ja vi tanta coisa acontecer... sei k existe multimetros k testa a capacidade do condesador... agora com um multimetro na escala de ohm (megas) voce so sabe se carrega e descarrega bem o condensador... o condensador faz arranque e funcionamento, embora exista so condensadores so para arranque... aconcelho a trocar por um com a mesma capacidade... abraço
 

vdo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2011
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
ok obrigado marote_5.

Abraço
 
Topo