• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Samsung CB20S20BT Ch:S15

Stevey

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 8, 2011
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Samsung CB20S20BT Ch:S15A

Ando as voltas com esta Tv, e já estou sem ideias.

Já substitui o regulador, zeners, condensadores, já verifiquei todos os componentes mais críticos e ainda me esta a escapar alguma coisa.

A TV esta "morto". No pino 1 do regulador (DRAIN), tenho 300V, no pino 3 (VCC) do regulador 13V, e no resto nada!?

Já desliguei as saídas da fonte e também nada!

Não há nada no secundário!?

Alguém tem alguma ideia
attachment.php
 
Última edição:

paiol2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2009
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Ola

Experimenta a trocar o photocoupler

Cump.
João Soares
 

Stevey

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 8, 2011
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela dica, por acaso já encomendei um para substituir embora já tinha realizado um teste com o mesmo e aparentmente esta ok, mas....

Estou aqui com uma duvida qunto ao Flay-back... (FSV 20A001D) em todos os esquemas com o chassi S15A o mesmo apresenta os pinos 1,2,3,4 e 6(GND) interligados e 5,7,9 e 10 também entre eles. Até aqui não tenho duvidas, o problema é que no Fly-back instalado neste TV também (FSV 20A001) os pinos 1,2,3,4,5,6(GND) estão interligados e 7,8,9,10 entre eles. Ou seja, a ligação do pino 5 esta diferente entre o esquema e este.

Pesquisei e encontrei o layout do HR7898 que é equivalente, e este já confirma com o que tenho instalado na TV.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
companheiro stevey

o manual apesenta a primeira verssao na pinajem do tsl que está correto.

agora uma coisa, retiras o tsl que está instalado no ap. retiras o Q-401 e entre coletor e emissor metes uma carga ou seja, entre a massa e a linha do pino nove do tsl depois vê se a fonte arranca.

(carga = lampada de 40 w 220v)
 

Stevey

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 8, 2011
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Caro marques 1956,

Desqulpa a minha ignorância....

Só para esclarecer... o colector do Q401 esta ligado ao pino 10 e não pino 9.

Queres que ligue a carga sem o Q401 e tsl instalado e ao pino 10 ou 9?

É que também o Q401 foi substituido por um novo.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
ligas ao pino 9 c, o tranf. fora

já se falou mais veses deste assunto da carga em tópicos anteriores
 

Stevey

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 8, 2011
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Fiz o que disse e nada.. não liga a lâmpada.

Tenho outra lâmpada em serie á entrada da fonte para analisar o consumo, ela liga e depois de alguns segundos desliga.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

é de ver o condenssador c-805 costuma fazer c, que ligue e desligue logo e o electrolitico c-802 e ver as resistençias de valor mais alto.
 

Stevey

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 8, 2011
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Ola,
Lá se vai mais um fim de semana....
Estou a estoirar os últimos cartuchos com este.
Os condensadores C802,C410,C419 já tinham sido trocados incluindo C801 só por teimosia. C805,C803,C804,C416 e C409 foram testados OK. R807,R806,R811,R808,R407,R408 tudo OK. Os diodos D805,DZ302,D406 todo OK também, a única duvida foi no D802 que parece ter uma fuga minima e por acaso não tenho em stock, vou arranjar esta semana com o fotocopulador.

Já agora falta mencionar que C410 estava rachado por isso foi substituída juntamente com o C419 e o Q401.
 
Última edição:

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega o C802 de 2,2nf nao é medir é substituir.... depois tem que desligar o TR de linhas... por lampada de 60W entre o B+ e massa (carga)... para a fonte arrancar tem que ter os 125V no B+ pois esta tensao vai ser aplicada a entrada do fotocupler... pela malha do -dz803 .. o fotocupler vai enviar sinal de power ao pino 4 do ic 801.... para a fonte arrancar...

remocon:espi28:
 

Stevey

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 8, 2011
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
colega, obrigado pelas dicas. Mas como podes ver no post anterior "Os condensadores C802,C410,C419 já tinham sido trocados incluindo C801 só por teimosia. "
Quanto á "carga" já o fiz e nada... hoje vou receber material e vou trocar o fotocuplador e o diodo RU20A(equivalente 600V 2A) que está com uma pequena fuga.
Depois vou esperimentar novamente em "Carga" com o TR retirado.

Dou notícias assim que possível, obrigado:espi28:
 

Stevey

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 8, 2011
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Bem malta,
A coisa não esta facil, já troquei o fotoacoplador e o diodo e nada.
Mas reparei numa coisa, após ligar o aparelho reparo que tenho 13v no vcc do regulador e baixa loga de seguida para valores que rondam os 8v!??? Não me parece normal.
E outra coisa, depois de verificar as caracteristicas do regulador, menciona que este só arranca com 14v no minimo e 16v no maximo. Se for este o caso posso dizer que já verifiquei as resistências neste circuito e estão dentro dos valores correspondentes.
Estou sem ideias. Alguém tem alguma?
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega eu desligava a L809. desligava o L805 e D401 ..ficava só com a tensao B+...

liga a lampada junto ao C808 .... depois verf a R816.. e malha do DZ803...

a fonte tem que arrancar...com o B+ 130V...

cumprimentos

remocon
 

STEED

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 9, 2009
Mensagens
141
Gostos Recebidos
0
Parece que já foi tudo dito mas relembrando, 1º libertar toda a fonte na saida, excepto a regulaçao, ic opto etc... 2º verificar a regulação. Se está tudo bem só fica com o primário da mesma (uma vez que já mudou o ic hybr. e os cond. elect. o tr de potência liga diretamente a massa, só falta verificar os diodos da retoma e o próprio transf.) A fonte carrega o cond. c802 e dá um pico de arranque de seguida ou entra a protecção ou os diodos d810 e d809 falham. Para verificar este desligar um dos pinos soldar por baixo um ex: ba159 etc... e testar (nada de medições) nos Samsung o transf. é uma coisa muito remota mas!
 

Stevey

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 8, 2011
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Caros, muito obrigado pelas dicas.... vou por mãos a obra!
Realmente pouco mais há para verificar. De duas uma, ou ficou algo para trás ou é uma destas dicas. Uma verdade é, este monte pouco mais vale, mas a teimosia prevalece por enquanto.
Obrigado.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
apareceu-me neste chassis uma vez uma avaria que me deixou os cabelos em pé que era a R816 de 123K o queela fazia já não me lembro pois não apontei esta avaria mas foi no mesmo chassis
 

chora2

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
111
Gostos Recebidos
0
stevey........resolves-te a avaria....estou com o mesmo problema..... e meço 13v (penso que é uma tensao baixa)no pino 3 do ic801

já troquei o ic801 e nada...estou desesperado.........verifiquei os componentes atras do d804 e estao ok...

alguem ajuda???...................deduzo que o problema está no circuito atras do ic801 ou estarei enganado??
 

Stevey

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 8, 2011
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Pois é amigo... eu andei ainda uns dias á volta do bicho...mas em vão. A esta hora já deve ter sido reciclado.
Ainda não me esqueci da experiência e continuo a pensar que era do enrolamento, pois acho que não me escapou nenhum componente da tensão baixa tirando o transformador (T801) por testar ou trocar, até troquei o regulador DZ803(KA431) porque estes também podem provocar a falta de arranque.

Já desligaste a parte alta e testar com uma lâmpada 60w?

Só posso dizer boa sorte e não hesites em pedir ajuda.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
Boa noite companheiro chora2
já reparou que passou 1 ano e meio e nada mais se passou neste tópico re realmente neçessitava de ajuda abria um novo tópico.

Para o nosso companheiro stevey depois deste tempo todo nao neçessitava de responder ao tópico uma vês que quando neçessitou de ajuda os colegas deram os tópicos neçessarios para o seu problema, como nao respondeu tudo indicava que tinha resolvidio, mas como tinha desistido do mesmo!
 

chora2

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
111
Gostos Recebidos
0
.......o mais engraçado........troquei o c802 por um 100uf 50v......................ligo o circuito.............coloco o multimetro a medir ohms..........e coloco as pontas numa das resistencia de 33k (atras do d804) .......e não é que a fonte arranca e a lampada acende!...............
 
Topo