• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Recusa a comunhão por causa das alças

  • Criador do tópico RoterTeufel
  • Start date
R

RoterTeufel

Visitante
Valpaços - Jovem de 16 anos proibida de comungar na missa
Recusa a comunhão por causa das alças

O padre Manuel Alves, da Igreja Matriz de Valpaços, que comemorou o seu 80º aniversário no mês passado, é acusado de ter negado a comunhão a uma jovem de 16 anos, que participava na Eucaristia em memória de um seu familiar falecido, só porque usava uma camisola de alças. A mãe da jovem já participou o caso ao Bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás. Ainda não obteve resposta.

Tudo aconteceu na terça-feira, por volta das 08h30, quando Liliana Mairos assistia, com a sua mãe e uma tia, à Eucaristia por alma do seu tio, falecido há um mês.

"O senhor padre estava a dar a comunhão e quando chegou a minha vez questionou-me, perante todas as pessoas, se não tinha um colete para tapar os peitos", contou Liliana, afirmando que o padre "negou-se a dar-me o Senhor". "Esta não foi a primeira vez que negou a comunhão aos fiéis, só porque não gostou da forma como estão vestidos", continua a jovem.

Indignada e envergonhada com o que lhe estava a acontecer, Liliana regressou ao banco da igreja, com as lágrimas a escorrer pelo rosto. "Do altar ainda me disse: não me olhes com esses olhos, que isso não são maneiras de te apresentares", recorda.

Liliana abandonou a igreja com a sua mãe, Ana Rosa, que também questiona o comportamento do padre: "Qual é afinal o dever de um padre dentro da igreja? Estamos na igreja para rezar ou para criticar o que as pessoas levam vestido?"

Em Valpaços, o assunto é tema de conversa entre a população e muitos não estranham este tipo de atitudes da parte do pároco. "Ele já tem uma idade considerável e toma atitudes que deixam a desejar", disse Álvaro Correia, que garante ter visto Liliana sair da igreja, acrescentando: "A miúda até tinha um casaquito vestido."

Contactado pelo Correio da Manhã, o padre Manuel Alves, irritado por ser confrontado com a versão de Liliana, escusou-se a fazer quaisquer comentários.


C. da Manha
 
Topo