• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Taxistas submetidos a exames psicológicos até Janeiro de 2012

  • Criador do tópico RoterTeufel
  • Start date
R

RoterTeufel

Visitante
Cartas de condução anteriores a 1998
Taxistas submetidos a exames psicológicos até Janeiro de 2012

Todos os taxistas vão mesmo ter de fazer testes psicológicos, até Janeiro do próximo ano, depois do provedor de Justiça ter considerado que a lei que o determina não é inconstitucional, segundo representantes desta profissão.

A decisão do provedor de Justiça surgiu após a Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) ter solicitado um parecer com o objectivo de requerer ao Tribunal Constitucional a apreciação da constitucionalidade da lei que obriga todos os motoristas a submeterem-se a testes psicológicos.

Com esta medida, a ANTRAL pretendia contrariar uma determinação do decreto-lei 313/2009, que entrou em vigor há mais de um ano e obriga a que os taxistas, entre outros profissionais, se submetam a avaliação médica e psicológica até Janeiro de 2012.

Esta obrigatoriedade refere-se, nomeadamente, aos taxistas com carta de condução anterior a 1998, altura em que passou a ser obrigatória esta avaliação para obter carta de condução para veículos de categoria B (caso dos taxistas).

A ANTRAL discorda desta obrigatoriedade que, segundo o seu presidente, "só serve para gastar dinheiro". De acordo com Florêncio Almeida, cada exame custa cerca de 60 euros.

Este dirigente associativo discorda do carácter retroactivo da lei, que se refere aos motoristas com cartas de condução anteriores a 1998.

Questionado sobre a decisão de Provedor de Justiça, Florêncio Almeida disse à Lusa que este foi do entendimento que a lei não é inconstitucional.

"Uma vez que a lei não é inconstitucional, todos os taxistas vão mesmo ter de fazer os exames até Janeiro do próximo ano", disse.

Para Florêncio Almeida, trata-se de "uma injustiça, pois a lei vem penalizar quem já tirou a carta há tantos anos e já está na profissão".

Segundo Florêncio Almeida, cerca de 12 mil dos 16 mil taxistas que circulam em Portugal têm a carta de condução tirada antes de 1998.


C. da Manha
 

cRaZyzMaN

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2007
Mensagens
5,759
Gostos Recebidos
0
acho muito bem, assim como acho bem que após x anos de carta se deva ter uma reciclagem e fazer testes psicológicos também, pois anda muita gente a conduzir que não sabe o que faz
 

jorgehsilva

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2009
Mensagens
203
Gostos Recebidos
0
acho muito bem, assim como acho bem que após x anos de carta se deva ter uma reciclagem e fazer testes psicológicos também, pois anda muita gente a conduzir que não sabe o que faz

Não sou taxista...
Mas vê-se logo que não sabes o que estás a falar...
Isto dos testes psicológicos é uma treta pegada sem pés nem cabeça...
Sei porque tive que fazer um para renovar a carta de pesados...

O que é que entendem por psicológicos???
Pensam que fazem uma espécie de consulta para verem se somos malucos???
Se calhar mais valia...
Não.
Infelizmente são testes muito chatos para determinar a reacção do condutor, e a única coisa que de psicológico tem é ver se tens uma personalidade coerente... como se fosse realmente importante...
A meu ver isto dos testes tem algo a ver a dar dinheiro a ganhar a certas clínicas psicológicas que se não fosse os €60 que cobram por estes teste já estariam falidas...
Se calhar deveriam investigar quem é proprietário destas clínicas e qual a sua ligação ao governo e ao IMTT...
 
Topo