• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

EUA: Congressista abdica devido a escândalo sexual online

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
345


O democrata eleito pelo Estado de Nova Iorque que enviou fotografias sem roupa a mulheres desconhecidas através do Twitter abdicou do cargo de congressista.

Anthony Weiner era o delfim do partido Democrata e estava bem colocado para, em 2013, vir a ocupar a cadeira de Mayor da cidade de Nova Iorque. Porém, depois do 'Weinergate' será conhecido como o congressista caído em desgraça que protagonizou o primeiro escândalo sexual online a atingir o Congresso.

Num curto comunicado Antonhy Weiner repetiu o pedido de desculpas «pelos erros e embaraço» que causou e lamentou esta situação que o impede de continuar a desempenhar as suas funções.

O escândalo rebentou quando, ao pretender enviar uma fotografia 'romântica' a uma amiga virtual, a imagem foi parar ao Twitter e ficou disponível para milhares de pessoas.

Então, a 28 de Maio, um blogger de direita revelou as imagens que comprometeriam o democrata.

Weiner começaria por dizer que se tratava de um ataque informático, uma tentativa de difamação orquestrada pela direita.

No entanto, ao longo dessa semana surgiram histórias de outras mulheres, todas garantindo que já tinham recebido mensagens semelhantes.

Perante isto, e quase uma semana depois de inadvertidamente colocar a imagem a circular na Internet, o congressit compareceu perante os órgãos de comunicação social para admitir tinha mentido: «A fotografia era minha e fui eu que a enviei».

Desde o pedido de desculpas até ao afastamento do cargo passaram 11 dias e a estrela em ascensão dos Democratas tornar-se-ia numa estrela cadente.

O Guardian avança que de dentro do partido, e ao mais alto nível, vieram as pressões para que se afastasse.

Na segunda-feira, Barack Obama afirmou: «Se fosse eu, afastar-me-ia» e Bill Clinton também veio à praça pública apesar da sua história pessoal no que toca a escândalos sexuais.

Assim, a decisão do afastamento foi tomada a «nível presidencial». De acordo com um analista Democrata que o Guardian cita, tratou-se de uma «decisão estritamente política» tomada por dois presidentes.

O mesmo comentador prevê que o ex-congressista não deve pensar em voltar à política enquanto não passarem pelo menos 10 anos, se é que algum dia deve voltar a pensar nisso.

Antonhy Weiner, por seu turno, afirmou que vai procurar caminhos fora da política em que possa utilizar «o seu talento» e acrescentou que: «Com a ajuda de Deus e muito trabalho conseguirei sem bem sucedido».

SOL
 
Topo