• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Antena para tdt

jomy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2009
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Um amigo comprou um descodificador para tdt, como não conseguiu imagem porque o sinal era fraco, teve de comprar uma antena nova e respectivo cabo. Depois de tudo montado continuou com sinal fraco,
A pedido dele, resolvi investigar o caso; cheguei a conclusão que a antena era uma daquelas antenas da TV analógica e que apenas acrescentaram na caixa, TDT. Estas antenas estão construídas para o canal 21, (na embalagem diz do 21 ao69) abaixo deste canal não tem qualquer ganho, acima trabalham bem até ao canal 30 depois vão perdendo rendimento até que no canal 56 da TDT o ganho é quase nulo, juntando as perdas no cabo temos uma antena morta.

Então como saber que a antena é boa para o canal 56 TDT, a maneira mais fácil e medir o comprimento do elemento onde liga o cabo coaxial não deve ter mais de 20 centímetros. Depois há muito mais coisas a ter em conta, como adaptação de impedâncias comprimento de cabo e cuidado com muitas ligações na mesma antena.

Como uma antena não é só uns bocados de alumínio em cima de um telhado, irei explicar como calcular e construir uma antena BORBOLETA para TDT
 

Under_pt

GF Bronze
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
62
Gostos Recebidos
0
Amigo jomy , 1º que receptor tem o teu amigo ? , é que anda por aí muita coisa que nao vale 5€ , como alguns decos com delay de som , o que é o mais frequente ,a maior parte deles os mais baratos .
Quanto a antena é assim depende de muita coisa (ganho), pelo que vejo dessa foto isso é uma antena planar . Em muitos sitios pode servir perfeitamente , noutros nao .
Só para te dar um exemplo ,ainda hoje á tarde estive a fazer testes com uma antena bastante conhecida (tipo espinha de bacalhau)ou seja uma antena logarítmica .
Zona onde estou margem sul do tejo , como tal tenho dois emissores (monsanto,palmela).
Feito testes para monsanto funcionou bem , para palmela nada ......, ou seja a antena logarítmica, é uma antena multibanda VHF/UHF assim sendo o ganho da mesma é muito linear ,pois cobre essas duas bandas .
A melhor antena : claro que é sem duvida uma antena de UHF , em que no seu expectro de banda a frequencia central seja o canal 56 , a fim de atingir o maximo de ganho .
Ou seja uma antena de UHF canal (21/69) que tenha uma curva de resposta a nivel de ganho o mais proximo do canal 56 será pois certamente a melhor .
Penso que com esta info ja ficas masi dentro do assunto , qualquer coisa ando por aqui .

Cumps...Under_pt
 

jomy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2009
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Under_pt, devo dizer-lhe que com a minha antena dento de casa e 3 metros de cabo, o meu amigo passou a receber bem o canal 56.
A antena tem apenas 10dB de ganho, a vantagem é estar cortada para a frequência certa, com a impedância bem adaptada e quase não ter perdas no cabo.

A antena logarítmica foi descoberta nos estados unidos em Junho de 1959
Esta antena é formada por vários dipolos, cada um sintonizado para uma frequência, os que estão abaixo da frequência a receber(maiores) fazem de refletores , os que estão acima (menores)fazem de diretores
Para a TDT só o elemento nº 6 está ressonante, mas pode melhorar a antena, cortando os elementos e ela deixará a banda 3 e passará a funcionar apenas nas bandas 4 e 5

Medidas dos elementos em centímetros: 1--11.3 2--12 3—12.7 4—13.5 5--14.3 6—15.1 7—16.1 8—17 9—18 10—19.1 11—20.2 12—21.4 13—22.6 14—27 15—29 16—31 com estas medidas ficam ressonantes os elementos 9 e 10, passando o ganho de 6dB para 12dB :espi28:


png upload

Todas as antenas UHFcom apenas um elemento ativo, esse elemento está construido para o canal 21, a possiblidade de receberem mais alguns canais depende da largura de banda, que normalmente é muito pequena. testes activos feitos por mim com algumas antenas, elas deixaram de resonar por volta do canal 30
 
Última edição:

ssousa

GF Prata
Entrou
Fev 8, 2011
Mensagens
372
Gostos Recebidos
0
Essa das antenas para tdt deixa-me curioso!!! 1º estavamos no canal 69, agora passou-se ao 56, ou seja por este andar nunca teremos a antena perfeita, tenho ai antenas com mais de 30 anos a receber tdt na perfeição, tenho 1 caso que fui obrigado a colocar 1 amplificador de mastro pois mesmo no analogico não apanhava nada sem ele, isso depende da visibilidade do emissor e da potencia dele, podes ter 2 emissores a mesma distancia 1 dar outro não pois temos emissores tdt com 100w outros com 400w 800w 1000w e até 2000w, ou seja viras para 1 de 1000w que fica a 30 ou 40km e tens imagem, outro a 20km com 400w podes não ver.
 

AngellBlue

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 18, 2011
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
aNTENAS CANAL 21 A 69...
O GANHO DA ANTENA É CENTRADO NO CANAL 45!

O resto dos canais tem a sua curva O no 21maximo no 45 0 no 69
precebem o exemplo?


obrigado
 

jomy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2009
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Essa das antenas para tdt deixa-me curioso!!! 1º estavamos no canal 69, agora passou-se ao 56, ou seja por este andar nunca teremos a antena perfeita, tenho ai antenas com mais de 30 anos a receber tdt na perfeição, tenho 1 caso que fui obrigado a colocar 1 amplificador de mastro pois mesmo no analogico não apanhava nada sem ele, isso depende da visibilidade do emissor e da potencia dele, podes ter 2 emissores a mesma distancia 1 dar outro não pois temos emissores tdt com 100w outros com 400w 800w 1000w e até 2000w, ou seja viras para 1 de 1000w que fica a 30 ou 40km e tens imagem, outro a 20km com 400w podes não ver.

Pois, isso é um problema. Espero que não voltem a mudar de canal, para podermos usar uma antena especifica que dará o máximo rendimento
ou então teremos de usar antenas de banda larga, que são as que tem mais de um elemento ativo
 

jomy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2009
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
aNTENAS CANAL 21 A 69...
O GANHO DA ANTENA É CENTRADO NO CANAL 45!

O resto dos canais tem a sua curva O no 21maximo no 45 0 no 69
precebem o exemplo?


obrigado

Bem, gostava de saber como vai justificar isso?:shy_4_02:

sabe como funciona uma antena?

sabe calcular uma antena?

uma pequena explicação: para ter o ganho maximo no canal 45, então o elemento ativo seria calculado para este canal. para cima deste canal recebia bem, mas para baixo o elemento ativo ficava curto e as ondas estancionarias seriam tantas que não iria receber grande coisa

Aparelhagem simples, que o meu amigo precisa para testar uma antena: um micro emissor com potencia suficiente para deslocar o ponteiro de um medidor de ondas estancionarias a fundo de escala, um medidor intensidade de campo
Há! E precisa de saber calcular uma antena.

micro emissor- para o canal onde deseja testar a antena
medidor de ondas estancionarias
um medidor intensidade de campo
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
aNTENAS CANAL 21 A 69...
O GANHO DA ANTENA É CENTRADO NO CANAL 45!

O resto dos canais tem a sua curva O no 21maximo no 45 0 no 69
precebem o exemplo?


obrigado
Nenhuma antena tem ganho 0, seja no início, no meio ou no fim da banda a que se destina e nem sempre o maior ganho é no meio da banda. Isso depende muito do desenho da antena. Até mesmo só um dipolo tem ganho.
Eu trabalho com várias antenas, mas a maior parte dela têm o pico máximo de ganho no canal 55, que é onde interessa. Até uso uma de UHF de 3 elementos que tem só 10dB de ganho no canal 57 mas no 21 tem 8dB e no 69 tem 7dB de ganho, o que não interessa para nada porque vai passar a existir só um canal e é na zona dele que as antenas têm que ter o maior ganho.
Eu não uso a marca X ou Y só porque alguém diz que é boa. Os meus critérios de escolha baseam-se sempre na curva de ganho da antena.

DX2
 
Última edição:

Under_pt

GF Bronze
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
62
Gostos Recebidos
0
Amigo dx2 podes-me indicar qual é essa antena que tem só 3 elementos de uhf , e com ganho de 10 db , no canal 57 , é que eu tb gosto de antenas sejam elas de compras ou feitas em casa , desde já o meu obrigado .

Cumps....Under_pt
 

xaney89

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Fev 8, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
omnidireccional?

Boa tarde
Vivo numa zona onde a os emissores estão bastante distantes, como que numa espécie de circulo, pensei para comigo, se puser uma antena omnidireccional, receberei sinal dos vários emissores...
Vivo no concelho de Coruche (Santarém).
Será que faço uma boa escolha assim?
Se sim, será que me poderão indicar que antena escolher?
Obrigado

Cumprimentos e medidas hehehe
 

jomy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2009
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Amigo dx2 podes-me indicar qual é essa antena que tem só 3 elementos de uhf , e com ganho de 10 db , no canal 57 , é que eu tb gosto de antenas sejam elas de compras ou feitas em casa , desde já o meu obrigado .

Cumps....Under_pt

Eu só gostava de ver uma foto para a testar.
Antenas até a 4 elementos são muito fáceis de calcular e construir.
 

jomy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2009
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Boa tarde
Vivo numa zona onde a os emissores estão bastante distantes, como que numa espécie de circulo, pensei para comigo, se puser uma antena omnidireccional, receberei sinal dos vários emissores...
Vivo no concelho de Coruche (Santarém).
Será que faço uma boa escolha assim?
Se sim, será que me poderão indicar que antena escolher?
Obrigado

Cumprimentos e medidas hehehe


antenas omnidireccionais tem um ganho muito baixo, é preferivel uma boa direcional
para o canal 56 e depois testar o sinal de todos os retransmissores.
Acho que vái ter de esperar para encontrar uma, falei há dias com um vendedor de antenas e ele dise-me que continuava a vender as genéricas porque ainda não havia especificas para o canal 56
 

jomy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2009
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
ALGUNS DIPOLOS UTILIZADOS EM ANTENAS



DIPOLO FECHADO
Utilizado no principio da televisão, por ter uma impedância igual á dos televisores 300 ohms, a baixada era uma fita de fios paralelos. Foi ficando e chegou aos nosos dias.
Este dipolo deve levar um adaptador de impedãncias para adaptar ao cabo coaxial de 75 ohms




DIPOLO ABERTO
Muito utilizado por radioamadores (depois de a calcularem e montarem, medem as ondas estancionarias e vão cortando bocadinhos nas duas pontas até ficaren certos) e em antenas logarítmicas para tv

Estes dois dipolos são de banda estreita, não recebendo em boas condições , sinais com frequências diferentes daquela para que foram calculados.
Uma vez que os sinais de rádiofrequência circulam à superfície dos metais é possivel aumentar um pouco a largura de banda, utilizando alumínio com maior diametro, normalmente 12 milimetros




DIPOLO DIEDRO
Este dipolo é de banda larga,( a rádiofrequência vê este dipolo como tendo um grande diametro) com mais ganho do que os anteriores, fácil calcular e montar
 
Última edição:

jomy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2009
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Então, vamos lá calcular a antena para o canal 56.

Vou simplificar tudo para ser mais fácil, no final dá uma diferença de alguns milímetros, o que não prejudica nada o bom funcionamento da antena.

Vamos começar pelo método utilizado por muitos radioamadores:
142 a dividir pela frequência em MHz= comprimento do dipolo em metros
Como sabemos a frequência do canal 56 e 754Mhz
142/754=0.1883 isto dá 18.83 centímetros
Ficamos a saber que o comprimento do dipolo é de 18.83 centímetros

Para calcular a linha adaptadora de impedâncias, é só dividir por dois.
18.83/2=9.41 centímetros

Para calcular a distancia dos fios da linha adaptadora existem vários métodos com tabelas,uma tabela diz que a relação para 300ohms é 6
se o diametro do fio é 2 milímetros temos 2*6= 12 milimetros, não é critico, pode ir até 20milimetros.





image uploader

Para aumentar o ganho para o dobro, é só ligar outo dipolo ao contrário e temos a nossa antena borboleta.É que as borboletas tem quato asas :espi28:

Falta a distancia entre os dipolos e o refletor, que é de 1/4 de onda= 9.41 centímetros (menos de 8.5 centímetros perde 3 dB)
O refletor não é critico, terá máis 35% do que os dipolos

Experimentem e depois contem os resultados

Nota- vou dando mais dicas sobre a antena e como aumentar o ganho.
 
Última edição:

Under_pt

GF Bronze
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
62
Gostos Recebidos
0
Boas , amigo Jomy achei interessante esse tipo de antena , é feita em arame de cobre ?, ou é simplesmente calculos para um projecto ?


Cumps...Under_pt
 

jomy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2009
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Boas , amigo Jomy achei interessante esse tipo de antena , é feita em arame de cobre ?, ou é simplesmente calculos para um projecto ?


Cumps...Under_pt


Eu utilizei cobre de 2 milimetros para os dipolos e rede de arame para o refletor,qualquer material dá, depois deve levar uma pintura para protejer da oxidação.
montei 5 antenas uma para cada familiar, só uma teve de ficar na rua, durante o dia trabalhava bem ,de noite tinha sinal fraco.

DICA- Apertando uma ponta do fio no torno e puxando a outra ponta com alicate universal, ele estica e fica muito direitinho.



gif upload
 
Última edição:

Under_pt

GF Bronze
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
62
Gostos Recebidos
0
Sim sr amigo jomy , muito bom trabalho ate parece profissional .


Cumps...Under_pt
 

GolDenFly

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Mensagens
92
Gostos Recebidos
0
Olá a todos, comprei ontem um aparelho tdt denver dmb-112HD, e a 1ª vez que liguei ficou logo a apanhar bem os canais todos, com a mesma antena que tenho para o analógico, uma antena interior eléctrica.

Mas hoje a imagem começou a ter freezes e até fica sem sinal.

Será problema do aparelho ou da antena?
 

jomy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2009
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Olá a todos, comprei ontem um aparelho tdt denver dmb-112HD, e a 1ª vez que liguei ficou logo a apanhar bem os canais todos, com a mesma antena que tenho para o analógico, uma antena interior eléctrica.

Mas hoje a imagem começou a ter freezes e até fica sem sinal.

Será problema do aparelho ou da antena?

Isso é antena, falta de sinal. Pode piorar durante a noite, é quando as frequências elevadas ten mais dificuldade de propagação.
Mesmo durante o dia não é sempre igual.
 

Paganfiddler

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 10, 2011
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Pode postar um desenho com todas as dimensões da antena borboleta para eu poder fazer uma réplicapara mim? (Leiria canal 56)

Obrigado!!
 
Topo