• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Jogo português para iPhone mostra controle de bola

Responder

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
2,339
Gostos Recebidos
0
Fábio Ferreira tinha lido uma notícia sobre um rapaz de 14 ou 15 anos que tinha criado um jogo bastante simples mas que teve um enorme sucesso e decidiu arriscar e criar também um jogo para a plataforma móvel da Apple no seu tempo livre. O resultado é o Target Ball e está desde ontem disponível para download em versão gratuita (limitada) e numa versão paga, que custa 79 cêntimos.

Com um grafismo básico o jogo tira partido do acelerómetro do dispositivo para controlar a bola através de um labirinto, defrontando-se com inimigos activos, barreiras, bombas e mísseis. "Quando desenvolvi o jogo tive sempre em mente os meus gostos pessoais. E sei que como eu grande parte dos jogadores casuais gostam de jogos simples e divertidos, e não de jogos onde é preciso perder horas", explicou ao TeK Fábio Ferreira.

Apesar de ter terminado no ano passado o Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro, e de ter criado recentemente uma empresa com outro colega - a ThinkIT - na qual está a desenvolver um sistema de vídeo localização, Fábio Ferreira conseguiu arranjar espaço na sua agenda para criar o jogo, apostando numa ideia "relativamente simples" e que não precisa de muitos gráficos, já que esta é - confessa - a sua maior dificuldade. "Na parte de programação sinto-me mais confortável, mas a parte gráfica é mais complicada e gostava de encontrar alguém que me ajudasse nessa parte para desenvolver mais alguns projectos", adianta.



O Target Ball é o primeiro jogo que cria, apesar de já ter experiência de programação para Windows Mobile e Android na Universidade, sempre em áreas de aplicações simples. Mas já tem outras ideias, nomeadamente uma que surgiu quando estava a criar um novo nível para este jogo e que quer explorar em breve.

Expectativas? Embora no site do jogo avance com o número de 10 mil downloads Fábio Ferreira não se compromete. "Como este é o meu primeiro jogo não tenho uma ideia ao certo de quantos downloads posso conseguir, mas penso que se conseguir divulgar correctamente o jogo posso atingir um bom número", adianta, explicando porém que "devido ao grande número de aplicações já existentes é sempre difícil uma aplicação nova vingar sobretudo se não existir uma empresa por detrás com fundos para uma boa divulgação".

O vídeo abaixo faz uma pequena demonstração do jogo que pode ser comprado na App Store.



In:tek.sapo.pt
 
Topo