• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cerca de 200 pessoas protestam contra suspensão do pagamento de pensões dos SMAS

Responder

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
2,339
Gostos Recebidos
0
Mais de 200 pessoas estão concentradas junto à câmara do Porto, muitas delas funcionários das Águas do Porto, que, esta terça-feira, cumprem o primeiro dia da greve de uma semana. Em causa, a decisão da câmara de interromper as transferências de verbas para a caixa de reformas e pensões dos trabalhadores.

Os funcionários das Águas do Porto reclamam da autarquia 1,5 milhões de euros em atraso. Só ontem os pensionistas receberam o mês de Abril de 2010 e os sindicatos dizem haver pessoas a passar necessidades.

"Eu posso ajudar a minha mãe, mas há pessoas com idades muito avançadas que não tem outra opção. E os filhos estão com a corda ao pescoço por causa da situação económica do país e não os podem ajudar", dizia Laura coelho, professora reformada de 63 anos. A mãe tem 99 anos e é uma das 20 viúvas de funcionários dos ex-smas que só recebem a sua pensão através daquela caixa. Recebe 220 euros.

No total, há 42 pensionistas, com idades entre os 90 e os 100 anos, que tem aquela pensão como único rendimento.

A Caixa paga, ainda, complementos de reforma que vão no máximo atá cerca de 300 euros a mais de 600 pessoas. Estes valores complementam reformas da Caixa Geral de Aposentações, em geral, muito baixas.

"A nossa convicção é que a câmara municipal não tem alternativa senão fazer a transferência", disse José Abraão do SINTAP, que com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, está envolvido nesta questão. "Isto não é um favor que nos estão a fazer. É uma caixa de 1927, instituída pelo Governo e pela Câmara do Porto, está mais do que legalizada. E estão sem pagar as pensões, mas gastam o dinheiro nas corridas!", disse Alberto Costa, 72 anos, que recebe um complemento de reforma.



In:JN
 
Topo