• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

6 passos para criar melhores interfaces de utilizadores nas aplicações web (Parte II)

Responder

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
2,339
Gostos Recebidos
0
Quais são os erros a evitar quando se está a desenhar interfaces de aplicações? Tiago Simões, OutSystems Expert Developer partilha com os leitores do TeK as melhores práticas num artigo que, pela sua extensão, dividimos em três partes.

Depois de publicarmos os passos 1 e 2 do texto de Tiago Simões, deixamos hoje os passos 3 e 4, dedicados aos protótipos e à metodologia Agile.

Design e Usabilidade de aplicações
6 passos para criar melhores interfaces de utilizadores nas aplicações web (Parte II)

(Continuação...)

Por Tiago Simões (*)

3: Protótipos
Agora que sabe quais são as user stories mais comuns e sabe como fazer os seus "caminhos" mais baratos, talvez acredite que pode começar já a implementar a solução? Mas não o deverá fazer: Quando falamos de interfaces do utilizador, uma das melhores técnicas é o "protótipo".

Não precisa de fazer um protótipo para tudo, mas deve fazê-lo pelo menos para a página inicial (onde as user stories principais devem estar) e nas páginas mais importantes de sua aplicação.

Há boas ferramentas para isso. Algumas folhas de papel, um lápis e uma borracha são tudo o que precisa para começar a desenhar os ecrãs. Não se preocupe com as suas habilidades de desenho: é mesmo para parecer um esboço. Um dos truques que uso é a impressão de uma janela do browser numa página em branco. Esse quadro nos meus desenhos servirá de ecrã, fará com que meus desenhos pareçam um pouco menos imperfeitos, ajudar-me-á a criar escala e a evitar a síndrome da página em branco.



Faça um protótipo das homepages da sua aplicação para as diferentes pessoas.

Mas se é um engenheiro de software e pensa que tudo se pode resolver com o download de algum software, também tem opções: Tive resultados muito bons com uma aplicação, chamada Balsamiq. É muito simples e permite-me manter focado nas coisas mais importantes.

Em seguida deve mostrar os protótipos aos utilizadores.

Se for como eu, o seu primeiro instinto será pensar: "Fiz estes protótipos incríveis mas, se os mostrar a alguém para obter um feedback é meio caminho para me arruinar o trabalho todo." Ter medo de feedback é natural; esses são os mesmos medos que surgem quando se inicia com a metodologia ágil.

O meu conselho é: não tenha medo. Quando temo aquilo que os utilizadores possam dizer, é quando sei precisamente que preciso de mostrar-lhes o que fiz e pedir feedback. Quanto mais cedo obtiver o feedback melhor: afinal é precisamente para isso que são criados os protótipos.

4: Seja Ágil
Acabei de mencionar as metodologias ágeis e não foi acidentalmente. As metodologias ágeis desempenham um papel fundamental no alinhamento das necessidades dos utilizadores com aquilo que providenciamos. O truque para utilizar as metodologias ágeis a seu favor é tornar os utilizadores co-responsáveis pela prioritização das user stories. Naturalmente, poderá ser difícil reunir todas no início, e, à medida que histórias novas e mais importantes são adicionados ao projecto, as menos importantes vão sendo descartadas.



As metodologias ágeis alinham as necessidades do utilizador com aquilo que providenciamos

Evidentemente, há muito mais para dizer sobre as Metodologias Ágeis do que aquilo que será abordado neste artigo. Por isso, se ainda não as aplica, procure receber alguma formação sobre o assunto ou ler mais sobre esta temática para colocá-la em prática. Na OutSystems somos grandes entusiastas das metodologias ágeis, de tal modo que até baptizamos o nosso produto Agile Platform.

Com as Metodologias Ágeis, o feedback é melhor porque ele é recolhido enquanto utilizadores finais utilizam o sistema. E poderá vê-los, realmente, a interagir com o sistema, o que nos leva a...

(*) OutSystems Expert Developer

Nota da Redacção: Nesta segunda parte do artigo publicamos apenas os passos 3 e 4 definidos por Tiago Simões. Nos próximos dias será publicada a última parte deste artigo.

In:tek.sapo.pt
 
Topo