• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Problemas em recepção TDT Espanhola

basofias

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Caros amigos,

Tenho uma dúvida muito pertinente relativamente á TDT espanhola.

Os meus pais residem numa terra do concelho de Estremoz, em que já fiz a instalação de uma antena para TDT, nomeadamente uma SIGMA 6 HD da Fracarro.

Já ajustei a antena com um medidor de campo de um colega, Iberosat DIGIAIR Pro, e consigo receber cerca de 30 canais de TDT espanhola.

Mas neste momento apenas estou com os 4 portugueses visto que os espanhois funcionam apenas nalguns dias e em determinadas horas do dia.

Por exemplo durante a noite após as 2:00 da manhã funcionam todos na perfeição, tenho níveis de sinal aceitáveis e qualidade (BER) aceitavel na ordem dos 60%, durante a manhã até ás 11:00 ainda funcionam alguns não todos.

Durante a tarde, fico ás escuras...

A antena é uma SIGMA 6 HD da Fracarro
O amplificador de mastro é um MAP103 da Fracarro,
A fonte de alimentação é de 24V PSU342 da Fracarro,
O receptor é um Strong HDSRT8110.

Penso que estão todas as condições de recepção reunidas, mas este problema tem dado muito que pensar.

Será que alguém pode dar-me alguma dica?

Cumprimentos a todos.

Muito obrigado.

:shy_4_02::shy_4_02::shy_4_02::shy_4_02::shy_4_02:
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Olá

Todas as ondas electromagnéticas que se propagam pelo espaço são influenciadas por factores atmosféricos, ciclos solares e outros, e isso de receberes melhor ou pior dependendo dos dias poderá ser devido a isso, no entanto, conheço essa antena mas aconselho a arranjar uma antena com mais ganho, tem atenção nas caracteristicas o ganho é importante repara que o ganho dela é de 17dbi ( decibeis isotropicos ) não é o mesmo que dbd (decibeis em relação ao dipolo) 0 dbd é igual a 2,15 dbi. Alguns fabricantes de antenas não diferenciam e referem simplesmente "db" aqui tambem se fica na duvida, mas nestes casos é conveniente reduzir sempre 2,15 ao anunciado

Outra coisa a que te referes é a ber não pode ser confundida com nivel de sinal.
ber quer dizer escala de bits errados e por conseguinte quanto menor melhor

Se precisares de info sobre as melhores antenas posso enviar por PM
 
Última edição:

basofias

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Olá amigo,

Tem toda a lógica o que tu dizes, estive agora mesmo a confirmar no catálogo da Fracarro e o diagrama do ganho VS Frequência eles falam em dB ISO.

Exactamente o que referes.

digamos então que na realidade o ganho dela são cerca de 14,75dB. Certo???

No que diz respeito á aplicação de um dipolo activo em que efectivamente vamos aumentar o ganho significativamente! Será solução?

Comprei também uma antena para instalar num familiar, que é a IKUSI flash HD.
Será melhor que a sigma 6HD?

Cumprimentos a todos!

:espi28::espi28::espi28:
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Outra coisa a que te referes é a ber não pode ser confundida com nivel de sinal.
ber quer dizer escala de bits errados e por conseguinte quanto menor melhor
Falta dizer que esse "quanto menor melhor" é em relação à quantidade de erros por número de bits. O ideal seria ter sempre valores inferiores a 1.00 e (1 bit errado) por valores superiores a 03 (1000 bits correctos).

DX2
 
Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Olá

Essa antena da ikusi, existe aqui na zona algumas montadas, mas pelo catálogo não veijo nada de especial nessa antena.
As antenas que eu recomendo é a alcad mx-075 ou a televes dat75, são antenas caras e onde existe sinais fortes não há necessidade de colocalas, mas quando essas antenas envelhecerem e perderem alguns dos seus elementos sempre se aguentam mais alguns anos em relação a outras.
Outra coisa que eu não gosto é de atenas com amplificador incorporado, não é porque não funcionem bem mas devido á humidade normalmente duram poucos anos, isso aqui na minha zona que é muito perto do litoral. É preferivel colocar um amplificador que não fique á intemperie.

Uma ligeira correção o ganho da fracarro sigma é 14,85 dbd = 17 dbi

Quanto ao dipolo activo, não sei ao que te referes, mas acho que foste buscar o nome áquelas antenas moveis amplificadas que se colocam em cima da tv, esse nome é só para o marketing porque o dipolo em si nunca é activo, esses fabricantes é que incorporam um amplificador e arranjam assim um nome para dar a volta ao possivel cliente.
 
Última edição:

basofias

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Olá pessoal,

Conheço essas antenas da Televés DAT 75 HD e ALCAD MX-075, efectivamente o ganho em dBd é ligeiramente superior ao das antenas cnvencionais.

A história do dipolo activo é precisamente um pré amplificador que está no interior da caixa que suporta o dipolo, no meu entendimento é um amplificador com baixa figura de ruído e poderá ser uma ajuda na amplificação do sinal digital.

Já agora quem são os distribuidores em Portugal da marca ALCAD?

Muito obrigado a todos,

Cumprimentos

:6_15_221::6_15_221::6_15_221::6_15_221:
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A DAT 75, sem "artifícios", é tão boa que até com uma velha antena de 20 elementos da Ikusi, que eu uso para fazer testes e medições, obtive melhor ganho num sítio difícil. Infelizmente a DAT 75 estava incluída no orçamento que o electricista fez para a construção da vivenda e teve que ficar lá, obrigando-me a ter que mexer na distribuição para compensar aquilo que a antena não dá.

DX2
 

basofias

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Ola amigos,

Então o que acham que deverei fazer neste caso.

Temos aqui opiniões distintas, o amigo pincas diz que as antenas com maior ganho poderão ser solução, mas o amigo DX2 diz que a DAT75 ou a velhinha antena de 20 elementos são identicas.

Vale a pena investir numa antena de maior ganho???

Ainda são 70,0€

Já agora o tal MRD (Margin Rising Device) o que faz especificamente????

Cumprimentos a todos,

:espi28::espi28::espi28::espi28:
 

pantufas

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
540
Gostos Recebidos
0
A DAT 75, sem "artifícios", é tão boa que até com uma velha antena de 20 elementos da Ikusi, que eu uso para fazer testes e medições, obtive melhor ganho num sítio difícil. Infelizmente a DAT 75 estava incluída no orçamento que o electricista fez para a construção da vivenda e teve que ficar lá, obrigando-me a ter que mexer na distribuição para compensar aquilo que a antena não dá.

DX2

ora viva DX2, finalmente alguém de acordo comigo, sempre foi de opinião que esta antena não tem nada de especial,nem tão pouco vale o seu preço mas que a publicidade engana muita gente também é verdade
um abraço
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Eu tambem não uso antenas televes, dei a informação apenas do que consta no catalogo o ganho da dita e por informação de colegas aqui do forum, agora garanto que a alcad MX-075 e a neo-hd são excelentes antenas não ponham duvidas que já testei. Uma antena que tambem gosto embora dê um ganho um pouco inferior é a teka UHF DIGA. No entanto se o sinal não chegar á antena ou chegar desfasado nenhuma antena faz milagres
 
Topo