• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tdt sem Antena.

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Agora não me venham dizer que é o disse que disse e que isso não funciona etç..etç..

Com um pouco de imaginação construimos um simples dispositivo que em alguns lugares funciona a 5* sem utilizarmos a convencional antena associada à inestética de ter de ficar em cima do telhado.

Então é assim: Compramos 2 condensadores ( papel. Poliester. Mica. Cerâmico) com o valor de "0,01uF" com uma tensão de trabalho nunca inferior a 400 Voltes. Compramos uma resistencia com o valor de 75. Ohmios. Compramos uma ficha com terra.

Como fazer: Abrimos a ficha e soldamos (ou parafusamos) um condensador em cada borne da ficha. Nos terminais dos 2 condensadores soldamos a resistencia para servir como impedancia da entrada da antena na TV. Nos mesmos pontos de soldadura vamos soldar o cabo o cabo coaxial (de preferencia o modelo mais mais fino) e na ponta deste a ficha para ligar à TV. Agora ajustamos de modo que a Fase da corrente corresponda ao fio central do cabo coaxial. Ligamos a TV e fazemos uma busca. Os resultados são surpreendentes. Este dispositivo, simples e barato, funciona melhor nos locais Urbanos pelo facto da electricidade ser transportada pelo ar. Já nas cidades o caso é bem diferente porque tudo está interrado.

Se pretendermos utilizar este dispositivo como antena de rádio basta trocar a resistencia por uma de 50. Ohmios ou 2 de 100. Ohmios em para lelo.

Um abraço
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Agora não me venham dizer que é o disse que disse e que isso não funciona etç..etç..

Com um pouco de imaginação construimos um simples dispositivo que em alguns lugares funciona a 5* sem utilizarmos a convencional antena associada à inestética de ter de ficar em cima do telhado.

Então é assim: Compramos 2 condensadores ( papel. Poliester. Mica. Cerâmico) com o valor de "0,01uF" com uma tensão de trabalho nunca inferior a 400 Voltes. Compramos uma resistencia com o valor de 75. Ohmios. Compramos uma ficha com terra.

Como fazer: Abrimos a ficha e soldamos (ou parafusamos) um condensador em cada borne da ficha. Nos terminais dos 2 condensadores soldamos a resistencia para servir como impedancia da entrada da antena na TV. Nos mesmos pontos de soldadura vamos soldar o cabo o cabo coaxial (de preferencia o modelo mais mais fino) e na ponta deste a ficha para ligar à TV. Agora ajustamos de modo que a Fase da corrente corresponda ao fio central do cabo coaxial. Ligamos a TV e fazemos uma busca. Os resultados são surpreendentes. Este dispositivo, simples e barato, funciona melhor nos locais Urbanos pelo facto da electricidade ser transportada pelo ar. Já nas cidades o caso é bem diferente porque tudo está interrado.

Se pretendermos utilizar este dispositivo como antena de rádio basta trocar a resistencia por uma de 50. Ohmios ou 2 de 100. Ohmios em para lelo.

Um abraço



Essa engenhoca em alguns lugares posse ser porreiro. Tira umas fotos e coloca aqui
 

ssousa

GF Prata
Entrou
Fev 8, 2011
Mensagens
372
Gostos Recebidos
0
Até para queimar tuners deve ser 1 espetaculo.
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Até para queimar tuners deve ser 1 espetaculo.
Caro amigo, vê-se logo que não percebes patavina disto. Com que provas factuais é que possas duvidar e muito menos dizeres que queima tuners. Para ti, enquanto não deres razões da tua dúvida apenas posso responder-te desta forma:BLA...BLA...BLA... BLA...

Um abraço.
 

ssousa

GF Prata
Entrou
Fev 8, 2011
Mensagens
372
Gostos Recebidos
0
Para que saiba tenho curso de electronica, trabalho em automação industrial, BLA BLA BLA deve ser parta si que se quer rir a custa dos outros. ligar 230V num tuner não é para todos e sei que vai haver muita gente a chorar se o fizer.
 

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
433
Gostos Recebidos
0
Caro amigo, vê-se logo que não percebes patavina disto. Com que provas factuais é que possas duvidar e muito menos dizeres que queima tuners. Para ti, enquanto não deres razões da tua dúvida apenas posso responder-te desta forma:BLA...BLA...BLA... BLA...

Um abraço.

Amigo Copia tambem entendo que é aplicar 220V no cabo coaxial mas posso

estar errado se coseguires por esquema era bom para todas vermos o fun-

çionamento deste esquema.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Calma gente, vamos ver uma coisa

Pelo que entendi os 230 volts não são ligados diretamente á entrada do tuner, embora exista risco de entrar algumas dezenas de volts ou até tensão estatica.
Os tuners modernos também teem alguma proteção normalmente com 2 diodos opostos entre o vivo e a massa, alem de outros componentes.
O que faz falta para o pessoal perceber o funcionamento é um esquema ou mesmo uma foto

Cumprimentos
 
Última edição:

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Amigo Copia tambem entendo que é aplicar 220V no cabo coaxial mas posso

estar errado se coseguires por esquema era bom para todas vermos o fun-

çionamento deste esquema.

Aqui está amigo. Todos ou quase todos os aparelhos electrónicos (e quem assim não diz não é técnico de electrónica) são protegidos por condensadores que têm por finalidade interporem-se à voltagem deixando passar a frequência. Esta frequencia é calculada em valores de FARADS ( neste caso uF = Microfarads).

O esquema está aí.

Um abraço.
 
Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Aqui está amigo. Todos ou quase todos os aparelhos electrónicos (e quem assim não diz não é técnico de electrónica) são protegidos por condensadores que têm por finalidade interporem-se à voltagem deixando passar a frequência. Esta frequencia é calculada em valores de FARADS ( neste caso uF = Microfarads).

O esquema está aí.

Um abraço.



A minha opinião é que os valores deviam ser de valor mais baixo talvez de 220 ou 470 pF. Repara que os valores de 10nF "passa" sempre alguma tensao de 230volts porque é alterna 50HZ.
Depois existe outro pormenor, é necessário ter algum cuidado com a tomada porque não sabes qual é a fase o neutro e se ligares o condensador da fase á massa no tuner é bem normal que a tensão te faça dançar
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
A minha opinião é que os valores deviam ser de valor mais baixo talvez de 220 ou 470 pF. Repara que os valores de 10nF "passa" sempre alguma tensao de 230volts porque é alterna 50HZ.
Depois existe outro pormenor, é necessário ter algum cuidado com a tomada porque não sabes qual é a fase o neutro e se ligares o condensador da fase á massa no tuner é bem normal que a tensão te faça dançar

Amigo "pincas". A voltagem para os condensadores considera-se que até essa voltagem não existe risco. Se colocares condensadores de 220 voltes decerto que terás voltagem alterna do outro lado. Quando eu digo que a tensão minima é de 400 Voltes é para não dizer de 650V (valor standerizado) ou de 1.000 voltes. Quanto mais melhor. Hoje, há intercomunicadores sem fios ligados directamente à corrente em que podes falar desde a cave até ao 15º andar. E se a fase for a mesma, podes falar com um vizinho até algumas centenas de metros. Estes intercomunicadores (eu tenho 2 pares em casa) utilizam a mesma tecnologia que apresento no esquema. estes aparelhos encontram-se á venda em varias casas de electricidade com maior certeza nas lojas AKI onde comprei os meus e nos quais fiz algumas alterações.

Penso que te tirei esta confusão.

Um abraço
 
Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Amigo "pincas". A voltagem para os condensadores considera-se que até essa voltagem não existe risco. Se colocares condensadores de 220 voltes decerto que terás voltagem alterna do outro lado. Quando eu digo que a tensão minima é de 400 Voltes é para não dizer de 650V (valor standerizado) ou de 1.000 voltes. Quanto mais melhor.

Penso que te tirei esta confusão.

Um abraço

Não é bem assim que isso funciona.

Repara que quanto maior é a capacidade do condensador menor é a impedancia na corrente alterna. Então temos que arranjar um condensador de mais baixa capacidade porque em 754mhz um condensador de pico farads resulta, e oferece alta impedancia em 50HZ

Não conheço esses sistemas de comunicacão por corrente eletrica mas pelo que estou a perceber o que passa na linha de 230 volts é o sinal de audio, que são frequencias cerca de 300 hz a 5000 HZ, daí esse condensador que mostras no esquema

Alguém que conheça o funcionamento desse sistema de comunicações informe se estou certo ou errado por favor
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Não é bem assim que isso funciona.

Repara que quanto maior é a capacidade do condensador menor é a impedancia na corrente alterna. Então temos que arranjar um condensador de mais baixa capacidade porque em 754mhz um condensador de pico farads resulta, e oferece alta impedancia em 50HZ

Não conheço esses sistemas de comunicacão por corrente eletrica mas pelo que estou a perceber o que passa na linha de 230 volts é o sinal de audio, que são frequencias cerca de 300 hz a 5000 HZ, daí esse condensador que mostras no esquema

Alguém que conheça o funcionamento desse sistema de comunicações informe se estou certo ou errado por favor
Amigo picas, os intercomunicadores através da rede já são muito conhecidos. Podes tambem encontrares na D`Mail. Entra aqui:http://www.dmail.pt/prodotto.php?cod=119159-119&np=1 .Os condensadores ão de 0.1 uF/400 Voltes. Co0mo já disse eu fiz umas alterações nos meus. Bom amigo, ficamos por aqui. Só te digo que o projecto funciona. Não é para teste. Está a servir.

Um abraço.
 
Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Amigo picas, os intercomunicadores através da rede já são muito conhecidos. Podes tambem encontrares na D`Mail. Entra aqui:http://www.dmail.pt/prodotto.php?cod=119159-119&np=1 .Os condensadores ão de 0.1 uF/400 Voltes. Co0mo já disse eu fiz umas alterações nos meus. Bom amigo, ficamos por aqui. Só te digo que o projecto funciona. Não é para teste. Está a servir.

Um abraço.

Copia, ninguém duvida que funciona em locais onde os sinais sejam fortes.
Eu conheço esses intercomunicadores não sei é como funcionam se é por sinal de audio se sinal de radio modulado.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
amigos eu já vi em esquema uma coisa comparada a essa mas um dos pernos da ficha era isolado sera esse o caso , porque se um dos condensadores fura ou entra em curto lá se vai aquilo que o amigo acima disse tuner para o lixo se nao for mais alguma coisa penso eu de que isto é o que eu penso mas posso estar errado pode ter ficha com perno isolado

os cabos de eletricidade funcionam como uma antena
 
Última edição:

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
amigos eu já vi em esquema uma coisa comparada a essa mas um dos pernos da ficha era isolado sera esse o caso , porque se um dos condensadores fura ou entra em curto lá se vai aquilo que o amigo acima disse tuner para o lixo se nao for mais alguma coisa penso eu de que isto é o que eu penso mas posso estar errado pode ter ficha com perno isolado

os cabos de eletricidade funcionam como uma antena

Por isso, é que para que isso n aconteça atensão de trabalho dos condensadores deve ser empre superior a 400 V. Se fôr assim, não há perigo algum. Muitos equipamentos que funcionam através da corrente electrica incluindo tambem " Internet" (Emissor/receptor) usam esta tecnologia.

Um abraço.
 

lord_zed

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
529
Gostos Recebidos
0
TDT sem antena

Boas: amigo Copia estou interessado em montar uma coisa dessas mas precisava duma foto para ver como se faz, porque sou simplesmente um curioso ,mas gosto de aprender obrigado.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Boas: amigo Copia estou interessado em montar uma coisa dessas mas precisava duma foto para ver como se faz, porque sou simplesmente um curioso ,mas gosto de aprender obrigado.


Tens o esquema, como são só 3 componentes, não é necessário foto.
Agora atenção isto só funciona onde os sinais são fortes, ou seja, até uns 4, 5, ou 6 km maximo do emissor
 

lord_zed

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
529
Gostos Recebidos
0
TDT sem antena

Bom dia, pois mas axo que os condensadores teem posição ou não? obrigado
 
Topo