• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Herança habitação União de facto

petess

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 11, 2011
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Bom dia.

Eu e a minha namorada vivíamos em união de facto à 6 anos, tendo falecido no mês passado.

Ela nunca foi criada pelos pais, com os quais não tinha qualquer relação (afectiva ou outra).

A casa onde habitávamos está no nome dos dois e o seguro reverte um para o outro.

É verdade que eu agora só tenho direito aos meus 50% da casa? A parte da minha namorada vai integralmente para os pais dela?

A parte dela não deveria ser dividida igualmente entre mim e os pais dela?

Aparentemente os pais, tendo em atenção que não a viam à quase duas décadas e que nunca tinha vivido com eles, mostraram que não estão interessados na herança... o que fazer para passarem as coisas para o meu nome?

Desde já obrigado!
 

MNM

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Bom dia.

Eu e a minha namorada vivíamos em união de facto à 6 anos, tendo falecido no mês passado.

Ela nunca foi criada pelos pais, com os quais não tinha qualquer relação (afectiva ou outra).

A casa onde habitávamos está no nome dos dois e o seguro reverte um para o outro.

É verdade que eu agora só tenho direito aos meus 50% da casa? A parte da minha namorada vai integralmente para os pais dela?

A parte dela não deveria ser dividida igualmente entre mim e os pais dela?

Aparentemente os pais, tendo em atenção que não a viam à quase duas décadas e que nunca tinha vivido com eles, mostraram que não estão interessados na herança... o que fazer para passarem as coisas para o meu nome?

Desde já obrigado!

Boa tarde amigo,
Em primeiro lugar, as nossas condolências.
Em resposta ao que aqui expôs e não tendo 100% de certeza, mas não me parece que os Pais da sua namorada tenham direito à totalidade dos 50%.
No entanto, sabe que estas coisas, se podem tornar complicadas, pois até podem "aparentemente" não ter intersse, mas.....podem ganhar 50 % de uma casa sem faer nada....
Eu aconselho a procurar um advogado e desenvolver os procedimentos que ele indicar, o mais rápido possível.
Quanto à situação de eles passarem as coisas para seu nome e se tudo correr normal/bem, eles passam-lhe uma procuração e você pode fazer a escritura da compra e venda quando quiser, sem necessitar de qualquer intervenção de terceiros.
Qualquer aconselhamento que lhe possamos dar, vale o que vale, pois juridicamente "tudo" é possível.....
Espero ter ajudado.
Aquele abraço
 
Topo