• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Motor peugeot 1.9 td 90cv (psa) corta

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Boas pessoal,

Tenho um samurai com um motor psa 1.9 td com 90cv, ic e bomba bosh, no entanto reparo que quando estou com as redutoras ligadas e dou gás a fundo o motor deixa de responder perto das 4.000 rotações.

O que poderá ser?

Bomba com pouco débito?
Injectores entupidos?

Obrigada.
 

ssousa

GF Prata
Entrou
Fev 8, 2011
Mensagens
372
Gostos Recebidos
0
É o corte da bomba, normalmente cortam cerca das 4.000 nos motores diesel, onde engata a espia do acelerador tem 1 parafuso com contraporca, penso eu, nas lucas é assim, se desapertares 1 pouco ficas com mais curso de aceleração e mais rotação.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Obrigado sousa, vou experimentar dar um pouco mas de débito à bomba para ver se resolve.

Para frisar a bomba em questão é bomba bosh e não lucas!

Um abraço
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Obrigado sousa, vou experimentar dar um pouco mas de débito à bomba para ver se resolve.

Para frisar a bomba em questão é bomba bosh e não lucas!

Um abraço


Maar esse parafuso que o amigo sousa menciona é o da aceleração e não o do debito da bomba o parafuso que faz de batente quando aceleras a fundo esse é da aceleração e o do debito é mais abaixo. Podes ganhar um pouco de mais rotação mas o consumo e o fumo não te vão largar.

Abraço
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
j.s@ntos, obrigado pela resposta.

Olha o jeep em questão é mais para uma brincadeiras no monte, dai o fumo não me incomoda muita, se o desempenho melhorar e não estragar material será uma opção.


Outra coisa que tenho reparado é que o motor em frio demora uns 15/20 segundos para começar a trabalhar, por vezes mesmo quente tmb demora um pouco.

Que poderá ser?


Um abraço.
 

ssousa

GF Prata
Entrou
Fev 8, 2011
Mensagens
372
Gostos Recebidos
0
Pode ser a bomba muito avançada ou atrasada, o parafuso que mencionei não abre gasoleo, apenas lhe da mais rotação ou seja, é o responsavel pelo dito corte de rotação e nao debito de gasoleo pois o debito não lhe ai dar mais rotação.
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
j.s@ntos, obrigado pela resposta.

Olha o jeep em questão é mais para uma brincadeiras no monte, dai o fumo não me incomoda muita, se o desempenho melhorar e não estragar material será uma opção.


Outra coisa que tenho reparado é que o motor em frio demora uns 15/20 segundos para começar a trabalhar, por vezes mesmo quente tmb demora um pouco.

Que poderá ser?


Um abraço.

Bem sem o ver a trabalhar e a pegar é um pouco dificil de dizer que é de a, b, c

Se não a velas queimadas, o temporizador aquece as, as valvulas estam bem afinadas(este é um ponto mt interessante como dizes que custa a pegar em quente podem estar atestadas num dos cilindros ou ambos) ou a bomba atrasada é o suficiente para isto acontecer. Quando pega o motor falha em quente ou em frio? Se acelarares ao maximo falha ou faz fumo cinzento?

Abraço

Tens razão amigo sousa é isso mesmo eu é que me fiz explicar mal em baixo no post. Aceleração na regua e debito no parafuso de afinação. Eu tenho uma fera a gasoleo mt velhinho(golf 2 tdi) e já fiz experiencias que nem sequer são aconselhadas, dei lhe de 5000 para 6000 rpm e abri o debito do gasoleo, faz fumo mas é mt mais rápido a desenvolver e nota se bem das 1000 rpm as 6000 demora menos tempo a embalar é para o mato e vigia dos coelhos a noite:shy_4_02:
 

ssousa

GF Prata
Entrou
Fev 8, 2011
Mensagens
372
Gostos Recebidos
0
E o meu r19 dt? deixa os novos malucos eheheh, gasoleo, retirei a valvula do turbo e coloquei 1 parafuso de forma a estar sempre em funcionamento, vais a 160Kmh aceleras e ele responde como se fosse 2ª ou 3ª ate arrepia, os de 130 Cv não brincam com ele não.
 

adkoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 6, 2009
Mensagens
359
Gostos Recebidos
0
E o meu r19 dt? deixa os novos malucos eheheh, gasoleo, retirei a valvula do turbo e coloquei 1 parafuso de forma a estar sempre em funcionamento, vais a 160Kmh aceleras e ele responde como se fosse 2ª ou 3ª ate arrepia, os de 130 Cv não brincam com ele não.
Pois é! qualquer dia PUM!!! e fez-se o chocapic! mas anda, não se sabe é por quanto tempo!:espi28:
 

ssousa

GF Prata
Entrou
Fev 8, 2011
Mensagens
372
Gostos Recebidos
0
O meu ha 6 anos, ate ver vai andando mas, esta mexidopor quem sabe o que faz, e não deita fumo como alguns que pqrecem chamines industriais.
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
O meu ha 6 anos, ate ver vai andando mas, esta mexidopor quem sabe o que faz, e não deita fumo como alguns que pqrecem chamines industriais.

ssousa tudo que se modifica ajuda mais rápidamente na morte do motor e do turbo, são os que mais sofrem. Todos os carros deniam trazer turbo de geometria variavel ao menos pressão maxima e um gajo escusava de andar a mexer, eu falo nisso porque no golf ele até puxa bem mas o pobre do turbo já sei que qualquer dia morre. Eu tenho este carro só para dar umas voltas nele a noite e pelas serras, o carro que uso todos os dias para ir trabalhar é um mitsubishi 2000 tdi e nada de aventuras, ainda bomba selada no parafuso do debito apenas modifiquei a egr.

Gosto de carros e de adrenalina onde os velhos tempos passaram ao volante primeiramente com um golf1 1.8 quando tinha apenas 14 anos onde adquiri a primeira experiencia do que era um carro só de acelarar a fundo em primeira e em segunda até me arrepiava(eu e os meus irmãos queimamos o motor), as 16 anos o meu pai comprou nos um vw polo g40 ao que nos batizamos de "bala" foi a pura desgraça do carro e nossa um acidente ficou desfeito. Tirei a carta aos 18 anos e ai foi a fase mais emocionante. Trabalhei 7 meses para adquirir dinheiro onde viajei a new york a casa do meu tio onde me deparei com um porche 911 modelo de 1989 e com um mitsubishi evo IV na garagem durante um mes sonhei mt para comprar um mitsubishi IV em Portugal onde não me saia da cabeça, de regresso rapidamente percebi que nunca poderia ter nenhum derivado ao preço do carro e do combustível. O dinheiro que tinha investio mt mal comprei um corsa 1.5d de 93 que foi o pior carro que já tive fraco e sem segurança tive o durante 2 anos. Actualmente estou bem servido embora seja velho o carro passei para os carros japoneses onde não me arrependo em nada, fiavel, seguro, espaçoso e mt comodo.

Bem vou terminar aqui senão estou a fugir ao contexto do topico.Modificações e maluqueiras não faltaram pena não ter esse dinheiro que gastamos feitos burros em carros e motas que agora em tempo de crise dava jeito. Abraço amigo ssousa:espi28:
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Santos, pelos vistos o problema eram das velas, no que toca a pegar.

Hoje durante o dia vou fazer o teste da aceleração para ver de que cor é o fumo e coloco aqui o resultado.

Aquele abraço
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Santos, pelos vistos o problema eram das velas, no que toca a pegar.

Hoje durante o dia vou fazer o teste da aceleração para ver de que cor é o fumo e coloco aqui o resultado.

Aquele abraço

Antes seja das velas é material de manutenção.. Depois diz algo se falha se faz fumo:espi28:
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Com aceleração ao máximo o carro faz fumo preto no entanto no máximo de aceleração ele deixa de fazer fumo (ou reduz muito) e ao levantar o pé do acelerador ele manda uma bafarada grande de fumo preto pelo escape antes de voltar ao rolantim.


Não sei se é normal
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Com aceleração ao máximo o carro faz fumo preto no entanto no máximo de aceleração ele deixa de fazer fumo (ou reduz muito) e ao levantar o pé do acelerador ele manda uma bafarada grande de fumo preto pelo escape antes de voltar ao rolantim.


Não sei se é normal

Boas maar.

Sim é normal que faça fumo e pelo que descreves em regime de relantim quando aceleras até ao maximo é mormal que faça fumo, sinal que está a entrar gasoleo suficiente, se mete-se falhas o motor acompanhado de fumo cinzento então algo não estava bem. Se quiseres retirar esse fumo também dá só que o debito e a força vão se embora.

Por vezes o fumo preto é derivado aos injectores porque com os km eles desgastam se e a pressão de abertura dos bicos injectores diminui. Vou dar te um exemplo:

Imaginemos que a pressão de abertura em novo era 150 bares e agora podem estar a 130 bares e já faz diferença.

Quando a bomba injecta o bico limita-se a abrir e injectar gasoleo em puinha que este devido á alta pressão inflama facilmente.

Quando falamos nas velas anteriormente é de salientar que quando a resistencia está a aquecer e dás a chave o injector injecta gasoleo contra a vela que estará em brasa e pegará mt mais facilmente e sem falhar, se uma vela queimar significa que iram primeiro pegar esses 3 cilindros e só depois pegará esse que terá a vela queimada falhando e fazendo falhar o motor enquanto não aquecer e não esquecendo que demora mais a pegar.
Quantas velas estavam queimadas?

Abraço
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
j@SANTOS, depois dos testes estavam as 4 queimadas:shy_4_02:.

O problema do star engine está resolvido, trocaram-se as velas e assunto resolvido.


O problema de ele cortar é que continua, não sei do que poderá ser...
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
j@SANTOS, depois dos testes estavam as 4 queimadas:shy_4_02:.

O problema do star engine está resolvido, trocaram-se as velas e assunto resolvido.


O problema de ele cortar é que continua, não sei do que poderá ser...

Explica lá esse cortar maar porque podes chamar cortar em chegar a uma determinada rotação e dai não passar e existe o falhar no maximo, Normalmente em motores diesel normalmente não falham. Dou dar um exemplo das 1000 rotações as 5000 o motor deve ser rápido e não meter qualquer falha. Quando falham a primeira coisa é meter o filtro gasoleo e ver o resultado e posteriormente se não resultar é necessário verificar se é da afinação da bomba injectora.

Abraço
 
Topo