• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Opiniao e duvidas Focus 1.6 tcdi e VW 1.9 tdi 105 cv.

joliveira33

GF Bronze
Entrou
Set 30, 2006
Mensagens
55
Gostos Recebidos
0
Boas.
Ando a ponderar trocar de carro, e gostava que dessem uma opinao sobre estas máquinas.
Seguindo os meus criterios, procuro um veiculo familiar, económico ( faços muitos km's ) e com alguma fiabilidade, nao necesito de grandes equipamentos e conforto basta qb.
Tenho em vista maquinas genero grupo VW Skoda/Seat motor 105 cv.
Tenho como por exemplo:
Golf variant 1.9 tdi 105 cv. Ano 2008, cerca 75 mil, 2 anos de garantia por cerca de 17 000€
Ou então Ford.
Focus sw 1.6 tcdi , 2010, 30 mil, 2 anos de garantia tambem cerca de 17 000€ (nao sei se é nacional)
Destes realmente apenas conheço melhor a Focus, o meu colega de boleia tem uma de 2009 e diz maravilhas e faz bons consumos mas apenas tem 30 mil não dá para concluir acerca de fiabilidade.
O motor VW tem boa fama de fiabilidade e de ser economico.
Os carros é sempre uma sorte :shy_4_02:, mas as opinioes dos mais experientes eram bem vindas, sempre pode ajudar numa escolha :espi28:.
Obrigado.
 

adkoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 6, 2009
Mensagens
359
Gostos Recebidos
0
Boas.
Ando a ponderar trocar de carro, e gostava que dessem uma opinao sobre estas máquinas.
Seguindo os meus criterios, procuro um veiculo familiar, económico ( faços muitos km's ) e com alguma fiabilidade, nao necesito de grandes equipamentos e conforto basta qb.
Tenho em vista maquinas genero grupo VW Skoda/Seat motor 105 cv.
Tenho como por exemplo:
Golf variant 1.9 tdi 105 cv. Ano 2008, cerca 75 mil, 2 anos de garantia por cerca de 17 000€
Ou então Ford.
Focus sw 1.6 tcdi , 2010, 30 mil, 2 anos de garantia tambem cerca de 17 000€ (nao sei se é nacional)
Destes realmente apenas conheço melhor a Focus, o meu colega de boleia tem uma de 2009 e diz maravilhas e faz bons consumos mas apenas tem 30 mil não dá para concluir acerca de fiabilidade.
O motor VW tem boa fama de fiabilidade e de ser economico.
Os carros é sempre uma sorte :shy_4_02:, mas as opinioes dos mais experientes eram bem vindas, sempre pode ajudar numa escolha :espi28:.
Obrigado.
Na minha opinião são os dois bons, mas prefiro o VW pela economia,fiabilidade e porque o HDI tem uma manutenção muito mais cara que o VW.
 

joliveira33

GF Bronze
Entrou
Set 30, 2006
Mensagens
55
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião são os dois bons, mas prefiro o VW pela economia,fiabilidade e porque o HDI tem uma manutenção muito mais cara que o VW.

Bem realmente não tenho muito bem a noção dos custos de manutenção, mas imaginava a VW mais cara a nível de revisões e material.
Uma coisa que o meu colega referiu é que os motores 1.6 tcdi usam corrente logo o prazo de mudança da distribuição é superior que na VW.
Os consumos reais o meu colega afirma serem inferiores a 5 lt/100 km numa condução calma, e confirmo que no cb indica cerca de 4.8, na VW dizem que é similar alguém confirma.
O grande contra destes carros novos, é o FAP que na Ford é trocado +/- aos 120 000 mil e quase uns mil euros.
Sabem como funciona na VW ?
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
Os motores 1.6 HDI tem corrente nas arvores de cames, mas tb usa distribuição amigo, se não estou enganado é substituida a cada 240 000Klm
 

fcarocha

GF Prata
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
404
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião são os dois bons, mas prefiro o VW pela economia,fiabilidade e porque o HDI tem uma manutenção muito mais cara que o VW.

Mais Caras? Onde?

O que deves fazer é dar uma volta nos 2 carros, e 'sentires' as diferenças de condução.

O motor 1.6 d da ford não é corrente é correia, e vem ''definido'' uma duração de 240 mil km's (mas como tudo é preciso verificar sempre).

O motor vw a correia é para 120mil.

Em relação aos fap's o ford requer uma manutenção (+/- 3 litros) de 60 em 60 mil.

O golf se tiveres sorte não tem.
 

joliveira33

GF Bronze
Entrou
Set 30, 2006
Mensagens
55
Gostos Recebidos
0
Em relação aos fap's o ford requer uma manutenção (+/- 3 litros) de 60 em 60 mil.

O golf se tiveres sorte não tem.


Desculpa a minha ignorância mas como é isso dos 3 litros, é tipo regeneração como o astra faz por ele ou é mesmo feito na oficina?
Como sei se o golf trás ou não Fap ?
 

fcarocha

GF Prata
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
404
Gostos Recebidos
0
Desculpa a minha ignorância mas como é isso dos 3 litros, é tipo regeneração como o astra faz por ele ou é mesmo feito na oficina?
Como sei se o golf trás ou não Fap ?

Sim, é a regeneração. Só pelo modelo do carro.
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
Os carros fabricados a partir de Janeiro de 2011 são obrigados a vir equipados com filtro de particulas (FAP) eles dão sempre uma tolerância de 2 anos para as marcas se prepararem, a norma EURO 5 entrou em Setembro de 2009. Para mim a manutenção VW é mais dispendiosa do que os motores PSA. Os VW (motores CAGA e CBAB) tem dado alguns problemas no sensor de pressão do filtro de partículas, já os PSA ainda não tive nenhum problema com filtro de particulas a não ser adicionar o aditivo. Atenção que carro de cidade com filtro de particulas é mais susceptível a avarias no que diz respeito ao FAP.
 

joliveira33

GF Bronze
Entrou
Set 30, 2006
Mensagens
55
Gostos Recebidos
0
Em relação ao FAP penso que não tenho o problema dele obstruir pois faço cerca de 100 km diários e muito pouca cidade, daí a minha procura de um carro mais poupado nos consumos.
 

fcarocha

GF Prata
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
404
Gostos Recebidos
0
problemas dos fap (dos primeiros sistemas fap de cada marca) sempre foi os km's na cidade. o carro não aquece a temperatura ideal para a regeneração. Nos carros novos actuais, já esta melhor, mas não a 100%.
 
Topo