• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Localização amplificador de mastro

debis

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 20, 2009
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Ora vivam
Moro a cerca de 30 km do transmissor TDT mais perto da minha casa, e moro numa zona baixa. Tenho zero de sinal TDT, mas os meus vizinhos já instalaram TDT, por um tecnico e está tudo ok.
Agora vou instalar um amplificador de mastro, e tenho visto comentários de quanto mais perto da antena melhor.
Tenho um desenho em anexo, qual a melhor localização???
Desde já muito obrigado
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Por experiência própria na pratica não existe diferença nessa montagem. Quando se fala em ficar o mais próximo da antena é para que numa moradia de 2 andares por exemplo, a antena não fique no telhado e o amplificador no rés do chão. Para maior duração do amplificador não o deites no mastro mas coloca-o num sitio que não fique á chuva e ao sol, de preferência debaixo do telhado
.
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Ora vivam
Moro a cerca de 30 km do transmissor TDT mais perto da minha casa, e moro numa zona baixa. Tenho zero de sinal TDT, mas os meus vizinhos já instalaram TDT, por um tecnico e está tudo ok.
Agora vou instalar um amplificador de mastro, e tenho visto comentários de quanto mais perto da antena melhor.
Tenho um desenho em anexo, qual a melhor localização???
Desde já muito obrigado
Opção 2 ou, como mandam as regras, afastado no mínimo 1m da antena mais próxima. E porquê? Porque na eventualidade dum mau contacto dum cabo ou duma qualquer avaria no amplificador, se ele estiver instalado como na opção 1, a antena torna-se num emissor de interferências que podem afectar todas as antenas nas proximidades.

DX2
 

debis

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 20, 2009
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Obrigadão.
O amplificador de mastro, para ficar dentro do sotão fica a 4metros da antena, e fica a 17metros do transformador.
Eu quero o máximo de ganho, visto que actualmente tenho 0 (zero) de sinal.

Mais uma vez obrigado
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigos a mim ensinaram-me que quanto mais perto da antena melhor não há perdas e depois há coaxial e coaxial escolher sempre o melhor um abraço a todos
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Obrigadão.
O amplificador de mastro, para ficar dentro do sotão fica a 4metros da antena, e fica a 17metros do transformador.
Eu quero o máximo de ganho, visto que actualmente tenho 0 (zero) de sinal.

Mais uma vez obrigado

Atenção numa coisa.
Se tens zero, o amplificador não faz milagres e não amplifica aquilo que não existe.
Aconselhava-te a arranjares um medidor de sinal e conjuntamente com uma antena fazer uma busca pelo telhado da casa para escolher o sitio em que exista sinal ou o sinal mais forte.

Quanto ainda á distancia entre amplificador e antena, se for até 3 ou 4 metros, a diferença é insignificante repara que se colocares o amplificador mesmo junto na antena não vais ter perdas no cabo da entrada, mas vais ter na saida.

Utiliza cabo de boa marca e que cumpra a norma ited 2, se for de marca duvidosa corta uma ponta de cabo e certifica-te disso comparando o diametro do condutor interior e a quantidade da malha, com outro de marca
 
Última edição:

debis

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 20, 2009
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Atenção numa coisa.
Se tens zero, o amplificador não faz milagres e não amplifica aquilo que não existe.




Eu já virei a antena em todas as direções, e nada de sinal TDT.
Mas os visinhos nas casas de rés-chão e com as antenas muito mais baixas que a minha já tem TDT. É bom recordar as instalações foram feitas por técnicos. Entenda-se que o meu problema, não é pagar ao técnico. A razão é: Eu gosto de fazer este tipo de bricolage.



Agora outra questão
No recptor TDT há uma opção: Alimentar antena.
Este alimentar antena, e para dispensar o transformador, e o próprio receptor alimentar o amplificador de mastro????

Obrigado
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Eu já virei a antena em todas as direções, e nada de sinal TDT.
Mas os visinhos nas casas de rés-chão e com as antenas muito mais baixas que a minha já tem TDT. É bom recordar as instalações foram feitas por técnicos. Entenda-se que o meu problema, não é pagar ao técnico. A razão é: Eu gosto de fazer este tipo de bricolage.



Agora outra questão
No recptor TDT há uma opção: Alimentar antena.
Este alimentar antena, e para dispensar o transformador, e o próprio receptor alimentar o amplificador de mastro????

Obrigado

Nao sei qual é o amplificador que estas a usar, mas se o amplificador tem alimentaçao, desactiva essa funçao.
essa funçao destina-se a alimentar um amplicicador de linha que é alimentado a 5 volts
Para o pessoal te ajudar tens que indicar o que estas a fazer, indica qual a antena, amplificador e como estas a ligar
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Os 5V não são só para amplificadores de linha. O Manata, por exemplo, tem uma gama de amplificadores e pré-amplificadores específicos para TDT que podem ser alimentados desde 5 a 24V.

DX2
 
Topo