• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Descodificador e antena em Espinha

pedrokaka

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
1,098
Gostos Recebidos
8
Boas caros colegas.

Que me dizem daqueles descodificadores Tdt scart da best buy? (29€)

Comprei um e liguei a uma antena Espinha e o sinal só tem 56% com 85, 90% de qualidade mas de vez enquando falha. Utilizo uma antena em espinha... O problema será da antena ou do descodificador?

Obrigado
Abraço
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Boas caros colegas.

Que me dizem daqueles descodificadores Tdt scart da best buy? (29€)

Comprei um e liguei a uma antena Espinha e o sinal só tem 56% com 85, 90% de qualidade mas de vez enquando falha. Utilizo uma antena em espinha... O problema será da antena ou do descodificador?

Obrigado
Abraço


Para ter a certeza do que está mal, o sinal deve ser medido na antena, mas nessas antenas o ganho é baixo
No entanto o problema até não poderá ser de nenhum dos equipamentos que apontas
 
Última edição:

pedrokaka

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
1,098
Gostos Recebidos
8
Viva,

Depois de comprar uma antena apenas UHF e do problema permanecer decidi ir perguntar a um técnico cá da terra que faz as instalações de tdt na zona.

Segundo ele para a minha zona uma antena em espinha é o suficiente, mas apenas preciso de um amplificador. Ele disse que vendia uns a 40€ e que tinha um ganho de 40db e funcionavam muito bem.

Bem, o que estou a pensar fazer é trocar a antena e com mais uns € comprar o amplificador. Qual me aconselham? Preciso de um que seja potente para não andar sempre em trocas... lol

Cumps
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Esse "técnico", se diz que uma antena logarítmica é suficiente mas precisa dum amplificador e logo um de 40dB, então é tudo menos técnico.
Eu não dou palpites sem conhecer o sítio nem sem saber qual o sinal que existe nessa zona, por isso estar a dizer-te para fazeres isto ou comprares aquilo sem ter estes dados seria descer ao mesmo nível do tal "técnico" e isso não faço.
Se morasses na zona centro do país até te podia dar uma ajuda pessoalmente mas onde moras é um bocado longe.

DX2
 

pedrokaka

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
1,098
Gostos Recebidos
8
Pois, isso não sei.
O sinal tanto com a antena em espinha e a UHF é de 56% mas apanha uma vez e falha. Ele diz que nas casas onde instalou funcionou sempre bem com este amplificador. Não quer dizer que o aparelho esteja no máximo... ele disse que vendia era um de 40db que funcionava muito bem e até à data não teve problemas.

A questão aqui é qual será a capacidade que um amplificador tem de amplificar em db a recepção de uma antena em espinha?

O local para onde indico a antena fica mais ou menos a 20klm em linha recta (Lamego ou Resende) o que fica mais perto da minha zona não chega sinal.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Olá

Já foi dito aqui varias vezes mas vou repetir

Em zonas de sinal baixo, ou melhor a quem viva a mais de 12 km (pode variar vários km dependendo de condições do terreno) do emissor é aconselhável usar das melhores antenas.
Uma antena qualquer pode funcionar mas temos que ter em conta condiçoes de tempo, propagação e até interferencias provocadas entre outras por motorizadas e outros veiculos de igniçao, quanto maior é o sinal que a antena recebe quanto menor estas condições adversas afectam a imagem.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A questão aqui é qual será a capacidade que um amplificador tem de amplificar em db a recepção de uma antena em espinha?
Depende da quantidade e da qualidade do sinal digital, e estes valores só se podem obter com um medidor de sinal, não através da pouco fiável e muito pouco técnica informação que os receptores dão.

DX2
 

pedrokaka

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
1,098
Gostos Recebidos
8
Olá

Já foi dito aqui varias vezes mas vou repetir

Em zonas de sinal baixo, ou melhor a quem viva a mais de 12 km (pode variar vários km dependendo de condições do terreno) do emissor é aconselhável usar das melhores antenas.
Uma antena qualquer pode funcionar mas temos que ter em conta condiçoes de tempo, propagação e até interferencias provocadas entre outras por motorizadas e outros veiculos de igniçao, quanto maior é o sinal que a antena recebe quanto menor estas condições adversas afectam a imagem.

Indica-me então sff uma das melhores antenas para a minha situação. Que ganho deve ter no minimo?
 

pedrokaka

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
1,098
Gostos Recebidos
8
Resolvido. Troquei a ANtena por uma HD BOSS da televés e agora até debaixo do telhado funciona...

Obrigado pela ajuda
Abraços
 
Topo