• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ministra 'pode não gostar de mim mas eu também não gosto dela'

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,985
Gostos Recebidos
346
Ministra 'pode não gostar de mim mas eu também não gosto dela'


O Bastonário da Ordem dos Advogados assumiu hoje que não gosta da ministra da Justiça exigindo, apesar das divergências com Paula Teixeira da Cruz, o cumprimento da relação institucional entre a tutela e o representante dos advogados.

«A senhora ministra da Justiça pode não gostar de mim e tem todo o direito, porque eu também não gosto dela», disse hoje Marinho Pinto, na Figueira da Foz, durante a sessão de encerramento do VII Congresso dos Advogados Portugueses.

Marinho Pinto, adiantou, porém, esperar que o Ministério da Justiça, «independentemente de toda a hostilidade que há em relação ao Bastonário, saiba ter uma postura institucional com a Ordem dos Advogados».

Marinho Pinto voltou a criticar a saída de Paula Teixeira da Cruz da sala onde decorreu, sexta-feira, a sessão de abertura do congresso, antes de terminados os discursos, bem como a forma utilizada pela ministra - advogada embora com a inscrição suspensa - para se dirigir aos presentes, por mais de uma vez tratados por «colegas».

«Represento os advogados portugueses e ela, como ministra da Justiça, não representa nem é a líder de uma facção dentro da Ordem. Ela representa o Governo na área da Justiça e deve ter com todos a mesma postura, deve tratar a todos por igual», argumentou.

«Pode não concordar com o que eu digo, como eu não concordo com o que ela faz. Mas tem o dever constitucional de tratar a Ordem e o seu representante máximo com o respeito institucional que merecem», sustentou o Bastonário.

Marinho Pinto criticou também a atitude da ministra em se dirigir ao congresso enquanto advogada: «Disse aqui que falava como advogada.

Estranho, ela não foi convidada como isso e como advogada não tinha direito a falar neste Congresso, foi convidada como ministra da Justiça», frisou.

«Quem ocupa funções institucionais não deve despir a veste institucional quando se relaciona institucionalmente com as outras instituições», alegou.

Antes de Marinho Pinto, interveio o presidente do Secretariado do Congresso, Mário Diogo - que discursava, na sessão de abertura, quando a ministra saiu da sala - que também criticou o incidente, dirigindo-se «olhos nos olhos» à assistência e a uma casa que disse sua, expressões utilizadas por Paula Teixeira da Cruz.

Mário Diogo deu a entender que a organização não foi previamente avisada da necessidade da ministra se ausentar, acusando Paula Teixeira da Cruz, embora por outras palavras, de desrespeitar o congresso.

«Tivesse eu um chefe de gabinete e teria anunciado desde logo ao secretariado a minha ausência forçada, nem que fosse no espaço que medeia entre a porta de entrada do Centro de Artes e Espectáculos [onde decorreu o congresso] e o grande auditório», ilustrou.

«O anúncio da minha ausência forçada impõe-se por rectidão de carácter, apanágio de qualquer advogado que se preze (?)

Aliás, nem precisava de ser advogado porque tal me é imposto por educação», disse.


Lusa/SOL
 
Topo