• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Review >> Linbox Ariva 300

Twixxx

GF Prata
Entrou
Set 6, 2008
Mensagens
125
Gostos Recebidos
0
Boas! Bem o bichinho pelos aparelhos de satélite, levou me a experimentar este receptor: LINBOX ARIVA 300 e a colocar aqui algumas das minhas experiencias e conclusões com este receptor. Depois de ter experimentado, com bons resultados (se quisermos um segundo receptor com HD e um media center razoável), a nova gama de receptores que tem vindo a sair para o mercado português baseado no chipset ALI36XX, como Ferguson, Opticum, Amiko entre outros, a pesquisa em alguns fóruns na Europa mais a leste, provocou me a curiosidade em relação a este chipset NXP8735E PHILIPS e aos receptores que o usam.

O LINBOX ARIVA 300 como podem ver na tabela apresenta um Chipset NXP8735E PHILIPS com memória flash e ram de 64 MB e 128 MB, respectivamente. O sistema operativo é Linux, mas pelo que pude ler e de acordo com aquilo que percebo é um sistema fechado ou seja, só a própria team da empresa e que pode fazer alterações ou patchs. Aliás não se consegue aceder por FTP à box e se tentarem acontece que acedemos apenas a informação do NXP chipset. Livro de instruções que acompanha o livro é simples mas com o necessário. E de estranha a não referência a qualquer link do site da empresa ou coisa parecida.


1-Ligações
Não tendo um aspecto visual lindo de morrer (e aqui entram as opiniões pessoais claro) o receptor apresenta tudo que necessitamos para um aparelho de satélite e ainda algumas funcionalidades de média center. O painel frontal apresenta no meio o botão de Power e parece estar divido em duas partes, a parte inferior - que podemos abrir e na qual encontramos: a) um conjunto de teclas que em caso de impossibilidade do comando podemos sempre usar; b) USB2.0 (HDD externo, Pen WiFi); c) leitor de cartões -, e a parte superior onde esta localizado duas luzes Power; Signal e finalmente dispaly. O painel traseiro é constituído por uma ligação HDMI, LAN, Audio e Video, RS232, Scart TV, LNB IN e LOOP e botão de desligar/ligar.

2-Funcionamento
O Comando do receptor apresenta uma dimensão e ergonomia muito bons, gere-se de um modo intuitivo e com resposta rápida. Tempo de booting do aparelho é rápido mesmo se estiver ligado a uma pen wireless ou por ligação Ethernet, a internet é logo detectada e funcionavel. No caso das pen wifi so experimentei duas e com sucesso no dois casos: D-LINK G-110 (não me perguntem por chipset das pens porque não sei e se houver alguém que saiba como ver agradeciaJ) e SMC EZ-CONNECT. Também aceitam pen 3G (HuaWei E173,E1550,EC122,E160,E1750) mas não experimentei.
Bem depois de ligar o aparelho, a primeira coisa que se repara é que os menus não enchem a vista (ou seja para quem esta habituado a menus da dream e outros estes são bem simples e de cor simples) mas são intuitivos e correm com bastante fluidez. As opções que aparecem quando carregamos na tecla MENU no comando são: Instalação, Gerência de Canais, Configurar sistema, Youtube e Control de USB. A partir daqui e só descobrir…J
O scan dos canais é rápido (mais que as dreambox) e estão presentes todos os transpoders. Gerenciar os canais no receptor é fácil mas mt trabalhoso, ou seja, fazer uma lista de favoritos no receptor é mt mt mt trabalhoso. Por isso o melhor é usar um editor de canais da Linbox, que na realidade torna a tarefa mais fácil, apesar de tudo o editor é simples e se quisermos uma lista direita vai demorar o seu tempo, mas isso nãos outros receptores tb é necessário, perder um pouco de tempo.
Bem relativamente à qualidade dos canais para mim são bons tanto SD como HD, mas se quiserem ver melhor existem vídeos no youtube (Resolução: 1920x1080i, 1920x720p 720x576p, 720x576i).
Com a actualização de firmware este receptor podemos ter:
- acesso exclusivo ao "Gift" servidor de filmes funciona
- acesso a G-Share (I*K*S) perfeito, claro que não dão todos os canais mas já é uma escolha bastante alargada.
- acesso a algumas cams (Oscam, CCcam, NewCS, G-share) que poderam ajudar na leitura de todo o tipo de cartões (MEO, ZON como exemplos). No meu caso apenas fiz leitura do card MEO, pois é o único que tenho e funciona como na dreambox com tempos na ordem dos 0.280ms. Para quem quer fazer deste receptor um segundo receptor em sua casa, pode muito bem usar Oscam (Webinfo), CCcam que funcionam mt bem.Destaco aqui o Oscam que como cliente de CCcam funciona mt bem, rápido é eficaz como o DUM-DUMJ. Som no MEO em qualquer situação… J
Admite multi-picture, que de facto funciona, e tb admite PIP, que não encontrei forma de pró a funcionar (só nos canais SD).

3-MediaCenter
Em relação a musicas e ficheiros de imagem, reconheceu os quais esta destinado a reconhecer como mp3, jpeg, tiff e etc…Aviso que não testei todos os formatos certo …
Em relação ao formato de vídeo experimentei os seguintes samples:
Transformers.Revenge.of.the.Fallen.2009.IMAX.Editi on.1080p.Bluray.DTS.x264-D Z0N3.Sample >> Video rolou com legendas mas sem som;
Transformers.Revenge.of.the.Fallen.2009.MKV.AC3.Sa mple >> Video rolou com legendas e com som;
Sample Avi+xviD+ac3 >> Video rolou com legendas e com som;
Sample Avi+xviD+mpl3 >> Video rolou com legendas e com som;

4-Conclusões
++
Facilidade de operação, quer a nível de menus, USB, gravações.
Alem da presença de cams como CCcam, acho que a mais valia é o facto de ter OSCAM com webinfo, e acho que todos percebemos o porque desta vantagem..
Possível fazer upgrade da softcam.
--
Ter apenas uma USB, o que implica ou temos wireless por pen wifi ou temos USB para fazer gravações;
Menus tristes.. e ter que andar com sistema de códigos secretos, parte me todo, parece os antigos aparelhos que funcionavam as keys..
Não ser possível aceder por FTP, para instalação de qq software ou EMU.

5-Classificação final (0-20) – 14,5

Ficam aqui tb um tutoial de minha autoria (mas com ajuda de diversos tutoriais em outra linguas). Aqui tem quase tudo que se precisa.


NOTA: PEÇO DESCULPA AO MODERADORES DO FORUM SE POR ACASO FICOU MT LONGO, QQ COISA PODEM EDITAR..
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Como um segundo receptor poderá ser uma opção mas o handicap de não permitir acesso ftp retira-lhe muito interesse.
 

Twixxx

GF Prata
Entrou
Set 6, 2008
Mensagens
125
Gostos Recebidos
0
Boas! Sim é verdade a presença de FTP é sempre uma mais valia, apesar de tudo devo confessar que não necessitei, pois o oscam por exemplo tem WebInfo e fazes tudo por ai; canais e fav é com a pen; firmware tb com USB. Alias eu so referi pq acho que as pessoas qd compram um aparelho devem ter em mente tudo isto para depois nao se sentirem que foram enganadas..:) Apesar de que ja v em foruns ppl a trabalhar no sentido de conseguirem ligação por FTP, pode ser que no futuro tenham essa função.
Em relação a poder ser utilizado como segundo receptor , a minha opinião é que vai um bocado mais longe do que isso, podes bem fazer deste o teu servidor por exemplo em casa sem qq complicação e ainda podes servir por exemplo para um VPS...Por exemplo tendo um card meo numa 500S podes bem substituir a 500S por esta e ainda consegues ver os canais da Meo...Mas isto só são ideias minhas e compete a cada um saber o melhor para si...
Cumps e obrigado pelo comentário
 
Topo