• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Router MEO - não há alternativas

djekan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2008
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
Boas amigos,
vou migrar do serviço SAPO ADSL para o MEO - IPTV, acontece que no SAPO tinha adquirido um router CISCO WAG160N devido a necessitar de um bom alcançe de wireless, agora é que vim a saber que o router da MEO é diferente, logo penso não poder utilizar o meu WAG160N, estarei a ver bem a coisa??

Se assim for, existe no mercado outro tipo de router já com norma b/g/n que substitua o tal TG784 que só tem norma b/g ??

Obrigado!
 

carreira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
83
Gostos Recebidos
0
amigo djekan, pode ser que tenhas sorte e o técnico que for instalar o meo, tenho os tg784n, que são os mais recentes estes já têm a norma b/g/n, agora tudo depende do stock de quem te for instalar o meo

cump. carreira
 

djekan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2008
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
Ok,
vamos ver se tenho sorte então.

Se não for N eu depois vou xatear a PT :Espi06:


amigo djekan, pode ser que tenhas sorte e o técnico que for instalar o meo, tenho os tg784n, que são os mais recentes estes já têm a norma b/g/n, agora tudo depende do stock de quem te for instalar o meo

cump. carreira
 

djekan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2008
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
Olá,
infelizmente instalaram um TG784N (802.11n) , digo infelizmente porque se está a revelar muito fraquinho naquilo que eu queria que ele mais desse (alcance wireless) até o router que a SAPO forneceu com norma 802.11g tinha o dobro do alcance.

a norma 802.11n debita até 300Mbps, só me está a dar 130 e tenho que por o portátil junto do router, caso contrario desce para os 26Mbps.

Ja exprimentei vários canais, 6, 9 , 11 este é o que melhor trabalha, já alterei o tipo de segurança, e sinal nada de especial, estou francamente desiludido com este router.



tenho alternativas???


 
Última edição:

carreira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
83
Gostos Recebidos
0
Olá,
infelizmente instalaram um TG784N (802.11n) , digo infelizmente porque se está a revelar muito fraquinho naquilo que eu queria que ele mais desse (alcance wireless) até o router que a SAPO forneceu com norma 802.11g tinha o dobro do alcance.

a norma 802.11n debita até 300Mbps, só me está a dar 130 e tenho que por o portátil junto do router, caso contrario desce para os 26Mbps.

Ja exprimentei vários canais, 6, 9 , 11 este é o que melhor trabalha, já alterei o tipo de segurança, e sinal nada de especial, estou francamente desiludido com este router.



tenho alternativas???




boa noite, o que podes fazer é ligar o teu cisco ao router do meo, mas tens que desactivar primeiro o servidor dhcp no cisco e se tiver a opção de bridge configura-o dessa maneira, assim ficas com o cisco a fazer de acess-point, ou seja, utilizas o teu router (cisco) para o wireless e o thomson para o resto, isto porque tens que ter o thomson para veres tv

cump. carreira
 

djekan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2008
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
Olá,
já liguei o CISCO em modo "bridged mode only" DHCP off e nada, não liga à net, estou ligado por wireless, não sei se será só isto que é necessário, algo está a faltar..


boa noite, o que podes fazer é ligar o teu cisco ao router do meo, mas tens que desactivar primeiro o servidor dhcp no cisco e se tiver a opção de bridge configura-o dessa maneira, assim ficas com o cisco a fazer de acess-point, ou seja, utilizas o teu router (cisco) para o wireless e o thomson para o resto, isto porque tens que ter o thomson para veres tv

cump. carreira
 

djekan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2008
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
Boas,
já funciona o CISCO em modo "bridge" assim que o liguei através de um cabo de rede ficou logo 5 estrelas, novamente com sinal EXCELENTE em toda a casa.

Mas vou reclamar isto à PT, até o router inicial da SAPO (zyxel) tem mais sinal que este TG784n.


Como está agrada-me mas não faz sentido estar dois aparelho ligados a consumir energia, mas na falta de outra solução pelo menos estou desenrascado.

cumpts!
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Acho estranho eles não terem utilizado o CISCO. Segundo sei, o sistema IPTV não precisa de routers específicos. Já experimentaste ligar só o teu para ver se tudo funciona na mesma?

DX2
 

djekan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2008
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
Olá,
isso queria eu o router Thomson tg784n a entrada é RJ11 quando cisco WAG160 é RJ45.

Até poderia considerar vender este e comprar outro mas já li por aí vários posts em que dizem que não dá nenhum outro router que não o da própria MEO, até porque o router deles (tg784n) não tem opção de mudar passwords nem upgrade de firmwares.

Ontem após reclamar eles de lá entraram no router para mudar os canais wireless, afim de tentar resolver o problema, daí deduzo que deve de estar mesmo preparado só para eles.


cumpts!

Acho estranho eles não terem utilizado o CISCO. Segundo sei, o sistema IPTV não precisa de routers específicos. Já experimentaste ligar só o teu para ver se tudo funciona na mesma?

DX2
 

carreira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
83
Gostos Recebidos
0
Olá,
isso queria eu o router Thomson tg784n a entrada é RJ11 quando cisco WAG160 é RJ45.

Até poderia considerar vender este e comprar outro mas já li por aí vários posts em que dizem que não dá nenhum outro router que não o da própria MEO, até porque o router deles (tg784n) não tem opção de mudar passwords nem upgrade de firmwares.

Ontem após reclamar eles de lá entraram no router para mudar os canais wireless, afim de tentar resolver o problema, daí deduzo que deve de estar mesmo preparado só para eles.


cumpts!


boas, mesmo que ligues o cisco com uma ficha rj45 só te vai acesso á internet, devido ao meo funcionar com duas vlans, uma para a internet e outra para a tv, e mesmo sabendo os ips dessas vlans e configurando tudo manualmente nao vai funcionar, já procurei por varios sites e ainda ninguem conseguiu arranjar solucao com outro router para ver tv

cump. carreira
 

djekan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2008
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
boas, mesmo que ligues o cisco com uma ficha rj45 só te vai acesso á internet, devido ao meo funcionar com duas vlans, uma para a internet e outra para a tv, e mesmo sabendo os ips dessas vlans e configurando tudo manualmente nao vai funcionar, já procurei por varios sites e ainda ninguem conseguiu arranjar solucao com outro router para ver tv

cump. carreira

Era o que eu suspeitava, não me parece nada bem que a MEO limite os clientes aos seus equipamentos, deveríamos ser livres de escolher que tipo de equipamento queremos para usufruir do serviço deles.


Ainda mais me desagrada o router estar livre de password de acesso para eles bisbilhotarem o que bem quiserem quando quiserem, conseguem ver o temos ligado, que tipo de portas abertas, etc... :isso_se_faz:
 

Mendix

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 21, 2012
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Realmente estes Routers da MEO são o riso total... Eles devem comprar a porcaria mais barata que lhes dão nos orçamentos.... Enfim...

O meu bastava ligar dois portatil, ter o receptor da meo ligado e mais uma ou outra coisa e passava a vida a crashar...

A Unica solução que encontrei até ao momento foi comprar um Acess Point (SMC) e ligar ao router e utilizar apenas o Thomson da Meo para receber o sinal da linha telefonica, o resto é tudo o SMC que faz, assim nunca mais tive problemas de crashs e o alcance ta razoavel dentro de casa...

PS... As Pass do router Thomson tg784n penso consegues mudar facilmente...
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
Realmente estes Routers da MEO são o riso total... Eles devem comprar a porcaria mais barata que lhes dão nos orçamentos.... Enfim...

O meu bastava ligar dois portatil, ter o receptor da meo ligado e mais uma ou outra coisa e passava a vida a crashar...

A Unica solução que encontrei até ao momento foi comprar um Acess Point (SMC) e ligar ao router e utilizar apenas o Thomson da Meo para receber o sinal da linha telefonica, o resto é tudo o SMC que faz, assim nunca mais tive problemas de crashs e o alcance ta razoavel dentro de casa...

PS... As Pass do router Thomson tg784n penso consegues mudar facilmente...

eu tenho um desses... até Agr Td bem. mas as vezes que joguei fifa.. quase sempre a ligação do game ia abaixo...

Sent from my GT-S5570 using Tapatalk 2
 

Mendix

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 21, 2012
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Se não forem submetidos a grandes esforços ainda se aguentam... Se levarem com mais um bocado de esforço em cima é que crasham por todo lado...
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
tenho de experimentar novamente... em relação a trocar de router é experimentar.. a parte do voip pode ser mais chata mas é capaz de dar.

Sent from my GT-S5570 using Tapatalk 2
 

Mendix

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 21, 2012
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
O problema dos outros Routers não dar tem a ver com o IPTV que parece que apenas funciona com os routers da MEO...

O meu agora chegou ao cumulo de qd ligo a Box da MEO ficar sem net na restante rede e ficar apenas a box da Meo a dar TV, tava desligada até hj e tive de a ligar agora por causa de terem cortado ontem o sinal analogico da TV e agora ficou assim...:(
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
O problema dos outros Routers não dar tem a ver com o IPTV que parece que apenas funciona com os routers da MEO...

O meu agora chegou ao cumulo de qd ligo a Box da MEO ficar sem net na restante rede e ficar apenas a box da Meo a dar TV, tava desligada até hj e tive de a ligar agora por causa de terem cortado ontem o sinal analogico da TV e agora ficou assim...:(

Eu tenho meo fibra... Sinceramente acho que é uma questão de pesquisar... é assim.. tens algum ip fixo? ou está tudo como estático? deve tratar-se de um conflito de ip's...
 

tecnicopc

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 20, 2009
Mensagens
148
Gostos Recebidos
0
Tutorial para usar outro router para gerir a internet elaborado por xptopt


Boas criei este tutorial porque como quase todos tive vários problemas com o router da meo, Não conseguia jogar a maior parte dos meus jogos ou a usar utorrent sem o router estar sempre a perder a ligação.

Após passar horas a ligar para o apoio técnico e o problema sem ser resolvido optei por comprar um router com porta wan e usa-lo para gerir a internet e o router da meo fica apenas a gerir a box e o telefone , o que resolveu todos os problemas de uma vez só .
Importante.. já é possível ligar a meo box ao segundo router , ver ponto 5

A configuração é simples com a maior parte dos routers.

1º - ligar o router novo directamente ao pc para mudar o ip original para 192.168.2.1,
Entrar no endereço que vem no manual do vosso router , no caso da Asus e 192.168.1.1,
Clicar em lan e alterar o ip 192.168.1.1 para 192.168.2.1, e depois apply.
Deve ficar assim

Importante !!! O Asus deve ser ligado a primeira vez para alterar o IP diretamente ao pc através da porta 1,2,3 ou 4 e nunca a porta wan.
O Asus não deve ser nunca ligado ao thomson antes de ser alterado o IP para 192.168.2.1. não ter isto em conta pode resultar em incompatibilidades e a ligação vai cair provavelmente.
A seguir a alterar o IP do ASUS têm de desligar e ligar o cabo de rede de novo para a placa de rede mudar também o ip .
O IP para configuração do Asus agora passa a ser o 192.168.2.1


2º - Entrar na pagina do router da meo via 192.168.1.254 com o user : Administrator e a password: 3!play , e na pagina inicial clicar em desligar a ligação de banda larga,
deve ficar como na foto abaixo

neste momento ficarão sem internet ate ligarmos tudo na sua ordem final.

3º - ligar tudo como na foto abaixo


4º - vamos configurar o novo router para fazer a ligação a internet , este exemplo é do Asus mas podem usar qualquer router com porta wan

Entrar na pagina do router que foi alterada no primeiro passo , 192.168.2.1
Clicar em wan e em wan connection type escolher o modo PPPOE ,
Em baixo em account setting introduzir o username e a password da meo e clicar apply.

O username é asxxxxxxxxx@3p.sapo.pt e a password por defeito é 102030 . (importante , a password e a mesma do mail da sapo , por isso se alterarem a pass do mail têm de usar a mesma para a ligaçao pppoe)

E deve estar feito

5º ligar a meo box ao asus “ opcional só testado no Asus rt-n16 ”
Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet

ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply




Depois ir a wan e no fundo da pagina vão ver “Special Requirement from ISP” e vão configurar da seguinte forma

Select ISP Profile “none”
Choose IPTV STB Port “escolhem a porta ou portas onde vao ligar a box “ eu uso a 4
Host Name “ntp-hgw.iptv.telecom.pt” não sei se e realmente necessário
MAC Address: “fica vazio ”

Fazer apply e ligar a box na porta que escolherão



E deve estar tudo

Ps: o Meokanal também ainda não funciona nesta configuração , continuo a tentar





importante!! net 100Mbps
No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000
Os seguintes modelos suportam essa velocidade
Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u
Tp-Link - WR1043N(D)

importante!! Firmware alternativo
Há alguns routers que não parecem ser muito estáveis com o firmware original , por isso aconselho pesquisar no Google se o router que pretendem comprar suporta outro tipo de firmware como por exemplo DD-WRT , tomato ou outros , o meu Asus rt-n16 tem esse problema mas quando lhe instalei o firmware DD-WRT ficou tudo a 100% e nunca mais tive problemas .

podem usar este site para ver se o router que pretendem comprar suporta DD-wrt o que e o caso e cerca de 80% dos router no mercado , basta introduzir o modelo do router
Router Database | www.dd-wrt.com | Unleash Your Router
ou tambem a lista detalhada com caracteristicas
Supported Devices - DD-WRT Wiki

Utilizadores que testarão com sucesso
xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt
lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt
zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+
speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96
mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ?
benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt
Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ”
Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ”
bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6
cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB
Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus


Se mais alguém consegui com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .
Obrigado
 
Topo