• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Help para montar TDT

radio33

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 26, 2008
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Meus caros amigos, necessitava de uma ajuda e opinião para o seguinte:

Tenho em casa a ZON via satélite com 3 boxs e 2 LCD preparados para o digital TDT.
Só que ainda tenho mais 4 TV normais alimentados por 3 antenas "rabo bacalhau" já a alguns anos, com amplificação já antiga do "MANATA" com fichas parede, etc.
Como a ZON sempre que chove, fica sem sinal, tenho de recorrer ao analógico. Com vai ficar OFF tive que optar para o TDT.
Tenho um receptor TDT HD DAXIS RP0455 que já testei quer na empresa quer aqui em casa em 2 TVs (antenas ainda direcionadas para Montejunto) e consegui apanhar canais, outras 2 não consigo, mas é falta de amplificação, digo eu...

Estou a 20 kms do repetidor de Santarém, mas numa cova muito baixa, estou a 27 mts de altitude s/ a água do mar, o sinal é péssimo embora as antenas com os amplificadores MANATA até se consegue boa imagem, mas com outras antenas e amplificadores é deficiente.

Comprei hoje (que posso devolver durante 15 dias) uma antena ALCAD 455 e uma Televes HD BOSS 1495 (61,00 €) e não trouxe o amplificador 5457 porque não havia em stock e fui a outro local custava 72€ e se não resultasse não podia devolver, não o trouxe!

Tenho muitos acessórios e componentes e 2 rolos de cabo coaxial para montagem de antenas aqui em casa, pensei em a montar amanhã, tirando as antenas que tenho e ficar apenas com a 1495 a dar sinal para 4 TVs (com 2 repartidores 2X2)

A minha dúvida é se vale a pena aproveitar os amplificadores existentes e virar as antenas já em uso (rabo de bacalhau) para o repetidor de STR, ou se colocava a antena Televes 1495 com um amplificador já existente (antigo) e repartir o sinal pelos 2 circuitos (2X2)?

Desculpem-me pelo testamento, mas tinha que iniciar a dar uma ideia minha com pormenores!

Cpts e obg,
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu gostava de poder ajudar mas sem medir o sinal que aí chega e sem saber qual o melhor emissor que se capta aí, não te posso dizer o que podes ou não usar do material que aí tens. A única coisa que te posso dizer é: fora com as logarítmicas.

DX2
 

radio33

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 26, 2008
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Eu gostava de poder ajudar mas sem medir o sinal que aí chega e sem saber qual o melhor emissor que se capta aí, não te posso dizer o que podes ou não usar do material que aí tens. A única coisa que te posso dizer é: fora com as logarítmicas.
DX2
As logarítimas sairam todas fora e graças ao apoio do DX2 ficou tudo a funcionar TDT nas 5 divisões da casa e inclusivé também resolvido os problemas existentes na TV Cabo. Técnicos deste calibre existem poucos!

Cumprimentos, o meu obrigado e um Feliz Ano Novo para todos os membros e respectivos familiares,
 

Mangualde

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 18, 2010
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
So por tirar as logoritmicas ficou tudo a funcionar??? So com um simples post do colega ficou tudo operacional?? Podes explicar como???
 

radio33

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 26, 2008
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
So por tirar as logoritmicas ficou tudo a funcionar??? So com um simples post do colega ficou tudo operacional?? Podes explicar como???
Sim posso explicar!

Eu e com ajuda de um colaborador meu, tiramos as 4 antenas logoritmicas que tinha montado, coloquei um antena TDT a 15 metros de altura do solo, um amplificador, um alimentador, 2 repartidores e ficaram 6 saídas para ligar o(s) receptor(s) que estão a funcionar a 101% com muito bom sinal.

Cpts,
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
So por tirar as logoritmicas ficou tudo a funcionar??? So com um simples post do colega ficou tudo operacional?? Podes explicar como???
Calma, não foi o post que fez tudo ficar operacional. :Smiling:
Houve combinações tratadas por PM e a coisa proporcionou-se para eu ir a casa do amigo radio33 resolver a situação no sábado à tarde.
A parte da colocação da antena no mastro já estava tratada quando eu cheguei, depois foi só "trabalhar" o pouco sinal que estava a ser captado e distribuí-lo de maneira a não perder qualidade. O sítio não é famoso, daí o amigo radio33 ter recorrido à colocação da antena o mais alto possível para não ter que recorrer ao pré-amplificador que vem incorporado na antena. Devo dizer que depois de ter medido o sinal com a minha antena de testes, num ponto muito mais baixo do que estava a Televés, fiquei com a impressão que ela em modo passivo tem muito menos ganho que as antenas convencionais.
A desmontagem das logarítmicas foi só porque já lá não estavam a fazer nada.
O resto...bem, o resto é segredo profissional. ;)

DX2
 
Última edição:

radio33

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 26, 2008
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
O resto...bem, o resto é segredo profissional. ;)
DX2
Não é "segredo profissional" foi competência do técnico DX2 que resolveu um caso que parecia impossivél de resolver e já estava dado como sendo um outro projecto que ficaria muito mais caro em material e não só!

Assim com o DX2 resolveu o caso que parecia impossivél com a sua competência profissional demonstrada e rápidamente!

Agora inda, até deu origem a aumentar hoje o circuito para mais 4 divisões de um anexo á moradia, com a mesma antena e com o mesmo sinal inicial...

Estou a falar num local muito mau e apenas só com 27 mts de altitude (s/a água do mar) e ainda ondem verifiquei a propagação estar muito fechada e o sinal da TDT aqui não mexeu sequer.
 
Topo