• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Antenas para zonas dificieis

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Olá a todos

Aqui deixo alguns considerandos para que tenha problemas na recepção de tdt

Depois de alguns testes, a longa e a media distancia a algumas das antenas mais instaladas tais como, Axil MAX-90, alcad MX-075, televes Dat75,alcad NEO-HD, televes DAT-45, Ikusi Flash hd, manata 6019/f, resolvi informar o seguinte:

As antenas devem ser escolhidas conforme a zonas, e se estiver numa zona longe do emissor, portanto de sinal baixo, as aconselháveis são:

Max-90 da engel
MX-075 da alcad
Dat75 da televes

Entre a MAX-90 e a MX-075, não foi encontrada qualquer diferença
A DAT75 a longa distancia perde ligeiramente em relação ás suas concorrentes, mas em media distancia e devido á sua tecnologia de 3 eixos essa perca inverte-se e ganha ligeiramente.


Quanto ás restantes antenas a longa distancia os resultados ficaram aquém no entanto a antena de 1 eixo 6019/f foi superior ás de 3 eixos, mas no teste a media distancia o resultado inverteu-se


Conclusão: Ao contrário do que muita gente pensa as antenas de 3 eixos não são as melhores para longa distancia, pelo contrário são algo más em recepção de sinais baixos, no entanto quando em sinais médios ou altos o sinal é ligeiramente mais elevado que nas antenas de 1 eixo

De salientar que os testes foram realizados sem qualquer amplificação. Quanto ao BER a diferença entre elas não foi significante.
 
Última edição:

pantorras

GF Bronze
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
77
Gostos Recebidos
0
viva... espero que ajude.. antena Ikusi sgf 016 em minha opinião também aconselhável para locais onde o sinal da tdt é débil


Cumps


PANTORRAS
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Pelos dados do fabricante, fica aquém
 

pantorras

GF Bronze
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
77
Gostos Recebidos
0
viva... pois, mas uma coisa é o que sai em papel e outra coisa é o que se passa no terreno.
Cumps
PANTORRAS
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
viva... espero que ajude.. antena Ikusi sgf 016 em minha opinião também aconselhável para locais onde o sinal da tdt é débil


Cumps


PANTORRAS
Qualquer antena com ganho abaixo dos 16dB na zona do canal 56 não é boa para sinais débeis (leia-se "com sinal abaixo dos 50dBuV, SNR <31dB e Pre BER superior a 5.00e-03").
Vejam as características das Engel. É por isso que elas são boas para cá.
Specs.jpg
DX2
 
Última edição:

masai

GF Bronze
Entrou
Set 8, 2008
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Boas

Onde é que eu posso comprar a Engel Max90? Será Melhor para zonas difíceis que a DAT 75HD em modo activo?
É que eu estou a usar a da televés e à noite dá bastantes falhas.
 

gualter

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
131
Gostos Recebidos
0
Boas

Comprovado e testado por mim, as antenas da televés são as melhores por alguma razão são mais caras.
 

blackskept

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2007
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
Amigo DX2 (e restante pessoal do gforum):

tenho a seguinte configuração de tdt:

antena uhf da televes (mto antiga) yagi de 1 eixo orientada para Aveiro (a +/- 20km linha reta) e orientada pelo Digimax DVB-T Meter e Scanner Pro 2.0

cabo de 4 metros coaxial TROCADO por cabo novo ited digital gas injection da Teka

amplificador televes antigo (n diz o modelo) c/ 1 entrada e 2 saídas

1ª saída (a 2ª saída n é utilizada) do amplificador

cabo de 16 metros tb TROCADO por ited digital injection da Teka (12 metros soldado a estanho com outro cabo de 4 metros, n tenho cabo todo seguido posteriormente vou adquirir)

TV sem tomada de tv (ou seja, cabo directamente ao recetor)

recetor Iberosat tdt-5000.

Força de sinal: 52%
Qualidade do sinal: 96%

até aki td bem, mas sobretudo à noite (algumas noites noutras nao) e como algum pessoal aki do forum tem referido, ha vezes que congela a imagem por instantes e outras por longos períodos

se desligar o amplificador e ligar directamente tenho 20 metros de cabo novo da antena a tv e a variação do sinal é sempre 95-97% de qualidade com quebras de sinal momentaneas indicando 50%.

ligando o amplificador, o qualidade varia varias vezes entre 80 e 97% mas com menos quebras que anteriormente mas são mais acentuadas bloqueando momentaneamente a 50% e totalmente a 25% durante longo (caso no dia em que deu o jogo FCP x Rio Ave dia 14 janeiro)

As minhas questoes sao:

1- ja que mudei a cablagem para cabo ited, falta mudar a antena que é antiga, o que está de acordo as palavras do DX2, ouço dizer k devo mudar de antena mas tb algumas pessoas k tenho contactado dizem que as interrupçoes continuam a existir mesmo com a mudança de antena, logo se é mesmo recomendável mudar a antena para k antena?

OBS: Se substituir para a antena TELEVES DAT HD BOSS e se necessario utilizar a função Automatica tenho sinal mais equilibrado ou isto é tudo marketing?

2- Segundo as indicaçoes do sinal com e sem amplificador axam k devo manter a amplificação?

Peço desculpa pelo meu "testamento", agradeço a todos que me queiram ajudar e retribuo o gesto com quem tb tem problemas e vem aki ao forum por as suas questoes, é por isso k sou usuario frequente, para partilharmos conhecimentos.

Mto Obrigado!
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigos eu para mim, acho que a melhor antena é para sinais fracos e não só a antiga direcçional mas para o canal 56 foi testada com exito, e foi vendida aqui em aveiro por ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, náo sei se posso por o nome da loja pois foi mandada fazer por eles e com optimos resultados para sinais muito fracos foi o que o dono da loja me disse e é barata
 

blackskept

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2007
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
alguem ja experimentou a TELEVES DAT HD BOSS tou a 20 km de aveiro e as vezes congela a imagem tenho k trocar por 1 nova k dizem desta?

cm funciona na realidade o seu modo automatico?
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Boas

Comprovado e testado por mim, as antenas da televés são as melhores por alguma razão são mais caras.

Estás completamente enganado. se falares nos modelos de antenas mais antigas dessa marca, ainda terás alguma razão, agora as modernas não passam de antenas medias
Para não falar de alguns amplificadores dessa marca, que parecem autênticos atenuadores.

O melhor dessas antenas é a qualidade do alumínio e dos plásticos que, aí sim poderá ter alguma vantagem em relação a outras, no entanto nesse aspecto prefiro as italianas fracarro
 
Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Utiliza as antenas que o pessoal te indica aqui no forum e utiliza um amplificador de mais ou menos 30 db, instala-o protegido do sol e da chuva
 
Última edição:

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Cada qual tem a sua opinião, no entanto o material televes tem um pequeno senão que se chama preço, quanto a qualidade é indiscutivel, não querendo dizer com isto que não exista no mercado material com qualidade a preços muito mais acessiveis
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Amigo DX2 (e restante pessoal do gforum):

tenho a seguinte configuração de tdt:

antena uhf da televes (mto antiga) yagi de 1 eixo orientada para Aveiro (a +/- 20km linha reta) e orientada pelo Digimax DVB-T Meter e Scanner Pro 2.0

cabo de 4 metros coaxial TROCADO por cabo novo ited digital gas injection da Teka

amplificador televes antigo (n diz o modelo) c/ 1 entrada e 2 saídas

1ª saída (a 2ª saída n é utilizada) do amplificador

cabo de 16 metros tb TROCADO por ited digital injection da Teka (12 metros soldado a estanho com outro cabo de 4 metros, n tenho cabo todo seguido posteriormente vou adquirir)

TV sem tomada de tv (ou seja, cabo directamente ao recetor)

recetor Iberosat tdt-5000.

Força de sinal: 52%
Qualidade do sinal: 96%

até aki td bem, mas sobretudo à noite (algumas noites noutras nao) e como algum pessoal aki do forum tem referido, ha vezes que congela a imagem por instantes e outras por longos períodos

se desligar o amplificador e ligar directamente tenho 20 metros de cabo novo da antena a tv e a variação do sinal é sempre 95-97% de qualidade com quebras de sinal momentaneas indicando 50%.

ligando o amplificador, o qualidade varia varias vezes entre 80 e 97% mas com menos quebras que anteriormente mas são mais acentuadas bloqueando momentaneamente a 50% e totalmente a 25% durante longo (caso no dia em que deu o jogo FCP x Rio Ave dia 14 janeiro)

As minhas questoes sao:

1- ja que mudei a cablagem para cabo ited, falta mudar a antena que é antiga, o que está de acordo as palavras do DX2, ouço dizer k devo mudar de antena mas tb algumas pessoas k tenho contactado dizem que as interrupçoes continuam a existir mesmo com a mudança de antena, logo se é mesmo recomendável mudar a antena para k antena?

OBS: Se substituir para a antena TELEVES DAT HD BOSS e se necessario utilizar a função Automatica tenho sinal mais equilibrado ou isto é tudo marketing?

2- Segundo as indicaçoes do sinal com e sem amplificador axam k devo manter a amplificação?

Peço desculpa pelo meu "testamento", agradeço a todos que me queiram ajudar e retribuo o gesto com quem tb tem problemas e vem aki ao forum por as suas questoes, é por isso k sou usuario frequente, para partilharmos conhecimentos.

Mto Obrigado!

Não sei qual é a antena mas parece-me que antenas antigas, de um só eixo dessa marca não estão preparadas para a frequência do canal digital actualmente em uso
 

blackskept

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2007
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
eu vejo toda a gente a mudar de antena na minha zona e normalmente são antenas da Televes Dat HD Boss, Fracarro Sigma 6HD ou yagi 3 eixos da Daxis, mas falei com uma pessoa k me disse k mudou de antena e continua igual, nao se perguntei se verificou o resto mas penso k sim.

kal antena axa k devo adquirir no meu caso? a si PINCAS tb ja aconteceu e conseguiu resolver?

Aquela firma... na minha opiniao fez tudo isto de proposito só para obrigar o cliente a pagar para ver tv.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
eu vejo toda a gente a mudar de antena na minha zona e normalmente são antenas da Televes Dat HD Boss, Fracarro Sigma 6HD ou yagi 3 eixos da Daxis, mas falei com uma pessoa k me disse k mudou de antena e continua igual, nao se perguntei se verificou o resto mas penso k sim.

kal antena axa k devo adquirir no meu caso? a si PINCAS tb ja aconteceu e conseguiu resolver?

Aquela firma... na minha opiniao fez tudo isto de proposito só para obrigar o cliente a pagar para ver tv.

Não percebi se na tua zona andam a mudar as antenas que fazes referencia ou andam a mudar outras para essas antenas

O que te posso reafirmar é que antenas de 3 eixos não são as melhores para sinais baixos, elas são boas é para sinais médios. Como os sinais tdt, dependendo de condições atmosféricas, são muito inconstantes, logo nas zonas mais distantes do emissor são antenas a evitar, no entanto aqui na minha zona também se vê essas antenas que apontas e são muitos os clientes que não estão satisfeitos com elas
 
Última edição:

blackskept

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2007
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
Não percebi se na tua zona andam a mudar as antenas que fazes referencia ou andam a mudar outras para essas antenas

O que te posso reafirmar é que antenas de 3 eixos não são as melhores para sinais baixos, elas são boas é para sinais médios. Como os sinais tdt, dependendo de condições atmosféricas, são muito inconstantes, logo nas zonas mais distantes do emissor são antenas a evitar, no entanto aqui na minha zona também se vê essas antenas que apontas e são muitos os clientes que não estão satisfeitos com elas

PINCAS andam a mudar antenas antigas (como a minha) para as antenas k te referi.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Essas antenas que te referes são mais ou menos iguais, com alguma vantagem da televes. Se a tua zona tambem é de sinais baixos, compra uma daquelas que faço referencia.
Faz atenção que existe muitas antenas antigas que trabalhavam em analógico mas não fazem a frequência digital
 
Última edição:
Topo