• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sinal Satélite e TDT no mesmo cabo coaxial??

Patrick

GF Prata
Entrou
Nov 3, 2006
Mensagens
140
Gostos Recebidos
3
Boas!

Tenho há alguns anos uma parabólica com dois lnb ligados a um comutador diseqc de 4 entradas (é o iberosat cd 40). Daqui parte 1 cabo coaxial até ao receptor satélite. Agora queria fazer passar no mesmo cabo coaxial o sinal da TDT. 1ª dúvida - posso ligar a este comutador os dois sinais e depois perto da box usar um repartidor, do qual sairia sinal para a box e para a tv? Em caso negativo, agradeço que me indiquem o que devo fazer e que material comprar para conseguir fazer o que pretendo.

Obrigado!

Fiquem Bem!:espi28:
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O quadro de Dúvidas é um pouco mais abaixo mas vou responder na mesma.

Precisas de 2 misturadores satélite-terrestre:

- Ao pé da parabólica ligas um dos misturadores, com a saída do comutador na parte SAT (900-2150MHz), o sinal da TDT na parte terrestre (40-860MHz) e o cabo que vem para o receptor no IN/OUT.
- Ao pé do receptor ligas o cabo que vem do outro misturador no IN/OUT, a saída para o receptor na parte SAT e a saída para a TV/descodificador TDT na parte terrestre.

Muita atenção a uma coisa: se o sinal da TDT for amplificado, este misturador não pode ser intercalado entre o amplificador e o alimentador!

DX2
 

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,138
Gostos Recebidos
79
O quadro de Dúvidas é um pouco mais abaixo mas vou responder na mesma.

Precisas de 2 misturadores satélite-terrestre:

- Ao pé da parabólica ligas um dos misturadores, com a saída do comutador na parte SAT (900-2150MHz), o sinal da TDT na parte terrestre (40-860MHz) e o cabo que vem para o receptor no IN/OUT.
- Ao pé do receptor ligas o cabo que vem do outro misturador no IN/OUT, a saída para o receptor na parte SAT e a saída para a TV/descodificador TDT na parte terrestre.

Muita atenção a uma coisa: se o sinal da TDT for amplificado, este misturador não pode ser intercalado entre o amplificador e o alimentador!

DX2

Muito bem respondido
 

Patrick

GF Prata
Entrou
Nov 3, 2006
Mensagens
140
Gostos Recebidos
3
Obrigado pela ajuda.
Onde posso adquirir esses misturadores?
Indiquem-me alguma loja online.

Fiquem Bem!:espi28:
 

zapa

GF Prata
Entrou
Out 9, 2006
Mensagens
449
Gostos Recebidos
1
boas

de modo a evitar publicidade digo-te apenas que basta pesquisar no google por lojas satelite e vais ver que encontras umas quantas.

cumps
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Obrigado pela ajuda.
Onde posso adquirir esses misturadores?
Indiquem-me alguma loja online.

Fiquem Bem!:espi28:
Porquê online? Encontras facilmente estes combinadores satélite-terrestre em qualquer loja da especialidade e até mesmo no Izi ou Aki. Mas se quiseres uns mesmos bons, estes são os que uso: h..p://www.amitronica.pt/shop/diversos/cat_27.html.

DX2
 

miasma

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
boas

é sempre bom lembrar que existem amplificadores de mastro que amplificam o sinal TDT(quando necessário) e misturam o sinal satélite, a alimentação do amplificador é feita pelo recetor satélite.

cumps
 

Patrick

GF Prata
Entrou
Nov 3, 2006
Mensagens
140
Gostos Recebidos
3
Por norma os comutadores SAT são de 900-2150MHz e os terrestre 40-860MHz? Ou seja são valores standard?
Disse online porque queria ver imagens do que estavam a falar. E se não houver à venda na minha terra sempre posso comprar na net.

Desta forma, estas ligações são seguras? Não há perigo de queimar nenhum componente?

Muito obrigado.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
boas

é sempre bom lembrar que existem amplificadores de mastro que amplificam o sinal TDT(quando necessário) e misturam o sinal satélite, a alimentação do amplificador é feita pelo recetor satélite.

cumps
Sim, a série TVF 900 do Manata faz isso mas implica ter o alimentador (que faz de "descombinador") ao pé do receptor de satélite. O sistema com os combinadores passivos permite ter a rede terrestre e satélite independentes.


Por norma os comutadores SAT são de 900-2150MHz e os terrestre 40-860MHz? Ou seja são valores standard?
São, mas chamam-se combinadores e não comutadores.


Disse online porque queria ver imagens do que estavam a falar. E se não houver à venda na minha terra sempre posso comprar na net.
O link que te indiquei tem imagens.



Desta forma, estas ligações são seguras? Não há perigo de queimar nenhum componente?
São, desde que não faças curto-circuitos nas ligações e que ligues tudo correctamente. Se isso não acontecer, na pior das hipóteses podes avariar os combinadores.

DX2
 

jaslen

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
O quadro de Dúvidas é um pouco mais abaixo mas vou responder na mesma.

Precisas de 2 misturadores satélite-terrestre:

- Ao pé da parabólica ligas um dos misturadores, com a saída do comutador na parte SAT (900-2150MHz), o sinal da TDT na parte terrestre (40-860MHz) e o cabo que vem para o receptor no IN/OUT.
- Ao pé do receptor ligas o cabo que vem do outro misturador no IN/OUT, a saída para o receptor na parte SAT e a saída para a TV/descodificador TDT na parte terrestre.

Muita atenção a uma coisa: se o sinal da TDT for amplificado, este misturador não pode ser intercalado entre o amplificador e o alimentador!

DX2

Boas colega, pode explicar o pk de nao poder misturar o sinal tdt amplificado com o sinal sat?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Boas colega, pode explicar o pk de nao poder misturar o sinal tdt amplificado com o sinal sat?
Simples: não se pode intercalar o combinador entre a fonte de alimentação e o amplificador por causa dos 24 (ou 12) V. Os combinadores não deixam passar tensão na entrada terrestre e, como tal, o amplificador não funcionaria.

DX2
 

jaslen

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
no meu caso utilizo o combinador á saida do amplificador, no entanto a deco esta sempre a ir abaixo, talvez por sobrecarga.. de onde estará a passar corrente?
 
Topo