• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O estado da banda do cidadão!

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Pois bem caros amigos e "macanudos", sou relativamente novo mas um completo aficionado pelas radiocomunicações!

Neste momento e porque não tenho licença de rádio Amador, sou utilizador assíduo das frequências CB e PMR.

Hoje prefiro operar nos PMR, devido à falta de educação de várias pessoas no "cb", incluido os ditos veteranos e salvadores da banda do cidadão.

Parece que "alguns" daqueles veteranos que operam na banda do cidadão, muito possivelmente alguns deles rádio amadores, que se intitulam por educados e salvadores da banda do cidadão querem desincentivar os operadores mais novos a participar na frequência, parece que os próprios gostam de incentivar a má educação e falta de respeito.


Hoje estava por um canal que "com a situação" já nem me recordo em "LSB" a fazer rádio escuta, até que entram várias pessoas no canal, falaram durante mais de 30 minutos, não estava ninguém a controlar o canal, toda a gente se respeitava mas as minhas chances de fazer um pedido de permissão ao canal eram nulas, decidi aguardar, até que surgiu a oportunidade, onde educadamente pedi oportunidade ao canal sem sub-modular ninguém, terminando o meu pedido enviando "73's" a todos os macanudos do canal, qual o meu espanto quando logo de seguida um "colega" da sala e pelo jeito com bastante experiência, decide dizer em voz alta no canal que a juventude utilizadora da banda do cidadão "boca possivelmente direccionada a mim" não tinha respeito e apelidar sem exceções todos de "macanabos", rematando com "Este "macanabos" só sabem dizer 73's".


Enfim, vamos lá ver se isto muda, se estes participantes desaparecem e dão lugar a gente mais educada na banda do cidadão!


PS. Por curiosidade nos PMR costuma sempre falar com gente nova (salvo uma ou outra exceção) da zona de Barcelos, Porto, Famalicão, etc e sempre fui bem recebido "pela juventude", aqueles que acusam a juventude de ser mal educada que pensem duas vezes antes de falar, porque como frisei acima já por várias vezes a má educação parte muitas das vezes por parte dos veteranos!


Saudaçoes
 

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,098
Gostos Recebidos
0
Nesse caso amigo macanudo o que fazer? Mada-se de canal, procura outra área acredito que nem todos os lados são assim.
Qsl?:espi28:
 

ser_43

GF Bronze
Entrou
Nov 11, 2007
Mensagens
80
Gostos Recebidos
0
correta a resposta do amigo jairobel . nem todos se servem da banda com niveis comerciais; ó que saúdades dos tempos em que existia no canal 25,amadora no 5 queluz o 27 costa da caparica,etc, etc, por esse pais fora umas rodinhas que se prolongavão pela noite fora. um macanudo que ainda sente saúdades dessa frequencia. grandes amizades que se fizeran e preduram até hoje. 73/51.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
A ideia que tenho da rádiofonia, incluindo a banda do cidadão é uma frequência de amizades e boa educação, onde se encontram pessoas sábias e inteligentes. Espero que esta tendência se mantenha e que os macanudos mais veteranos comecem a receber melhor a juventude na frequência, seria excelente os mais antigos incentivar a malta mais jovem a participar no cb!

Um abraço e até um dia destes 73's!
 

Sonhador_1962_

GF Prata
Entrou
Out 27, 2006
Mensagens
304
Gostos Recebidos
1
Embora tenha licença de radio amador uso o CB desde os meus 18 anos e sempre conheci lá conflitos assim como em todas as bandas, para resolver esse problema obtei por não tirar partido por ninguem, selecionar os amigos que se indentificam com a minha personalidade, não considero que ums sejam melhores que outros mas sim todos diferentes.

73,s boms QSO,s :)
 

motoqueiro

GF Ouro
Entrou
Nov 20, 2006
Mensagens
844
Gostos Recebidos
0
Boas
Tenho licensa de Rádioamador e com telegrafia.
Actualmente é raro contactar dentro do País para evitar os habituais atritos, contudo estou atento a abertura dos canais e tenho contactado quasi todo o mundo em 3,3-7-14-21-28 Megaciclos e por vezes nos 144, sempre sem problemas.
De madrugada em Portugal os USA e Austrália entram bem nesta autura do ano. Só é necessário saber um poco de inglês ou usar a telegrafia agora facilitada por programas de computador. :espi28:
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
A situação continua...

Continuo a percorrer os 40 canais USB, oiço dezenas de pessoas em comunicação constante, de uma forma educada peço permissão ao canal para entrar na conversa e pummmmm, mais uma enxubalhadela.

Não tenho barra fixa, normalmente desloco-me a locais mais altos em barra movel para tentar a minha sorte.

Já à vários meses que tento contactar alguém nos 27MHz, das centenas de tentativas, respondeu-me um macanudo que estava ali pela zona do Fundão.

Resumindo. Depois de centenas de tentativas, lá consegui estabelecer um contacto na banda do cidadão.

Seria excelente que se conseguisse reunir um grupo de praticantes do CB. Desta forma poderia-mos proporcionar bons momentos de convívio na banda do cidadão.


Cumprimentos
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Hum ! Isso é geral amigo . O tempo das rodinhas na frequência já eram . Aliás , o aparecimento do telemóvel "matou" em muito a CB e o licenciamento também .
No auge da pirataria aquilo era dificil arranjar uma canaleta para um bom QSO , tal o aglomerado de macanudos . Havia as Associações e até a Federação da qual fiz parte da Direcção . Era aqui que se sustentava os 11 metros ... mas agora ?! É como diz !
Eu também me queixo do mesmo, apesar de ter uma estação Fixa/Base e outra em Móvel , mas o panorama é este mesmo .
 

afmafmafm

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
296
Gostos Recebidos
7
Eu não acho que foi o telemovel que matou as radiocomunicações mas sim a Internet.

Comecei na CB em 1976, passei para radioamador, sou Ct1 e raramente falo, a Anacom subiu as licenças, um dia destes cancelo a minha.

As radiocomunicações a meu ver têm os dias contados!
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Eu não acho que foi o telemovel que matou as radiocomunicações mas sim a Internet.

Comecei na CB em 1976, passei para radioamador, sou Ct1 e raramente falo, a Anacom subiu as licenças, um dia destes cancelo a minha.

As radiocomunicações a meu ver têm os dias contados!

Sim, a internet também contribuiu, e de que forma para "matar" o CB ! Também me iniciei na CB em 1976 e tive a minha primeira licença em 1981 , passada pelo Serviço de Telecomunicações Exteriores . Tinha o Indicativo Oficial " CUT 2877" .

Mas hoje apesar de tudo, ainda continuo com duas estações ; uma em base/fixa e outra em móvel !
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
O cb, e o rádio amadorismo jamais pode acabar.

O as frequências rádio são infalíveis, funcionam em qualquer circunstância.

Os radioamadores têm dado provas além mundo de quanto importante o trabalho deles pode ser.

Em situações de catástrofes naturais ou não, as únicas formas de comunicação possíveis continuam a ser via rádio.

Tenho pena que as burocracias para obter licença de radioamador sejam cada vez maiores, gostaria de a tirar, no entanto, todas essas burocracias são desmotivação para mim.

70% da população em geral, não conhece o mundo da rádio.

73's
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Aqui pela zona foi agora lançada a REDE 27

REDE27 - Associação de Radiocomunicações de Alerta e Emergência

Transcrevo :

Como estava anunciado, hoje, dia 1 de Julho de 2012, realizou-se a primeira Assembleia-Geral da REDE27-Associação de Radiocomunicações de Alerta e Emergência. Apraz-nos informar que as presenças ultrapassaram o quórum requerido por lei.
O Regulamento Interno foi discutido, sofreu algumas alterações, foi votado e aprovado por unanimidade. Os Corpos Sociais foram apresentados, eleitos e tomaram posse.
Assim sendo, terminada a segunda fase da vida da nossa Associação, iniciou-se mais uma etapa no percurso que é necessário cumprir. Ou seja, com a documentação necessária (que já se encontrar em nosso poder), oportunamente, será requerido às Finanças o início de actividade. Após cumprida essa formalidade, a REDE27 estará oficialmente em condições de funcionar em plena legalidade.
Durante esta semana, após reunião de Direcção, será publicado, no nosso site, a lista dos sócios que nos enviaram a respectiva proposta preenchida, acompanhada do restante que é solicitado, bem como os indicativos nacionais atribuídos conforme estava regulamentado. De igual forma, daremos a conhecer o Regulamento Interno aprovado.
Um agradecimento a todos os que estiveram presentes nesta Assembleia-Geral. Sabemos que muitos gostariam de estar entre nós, mas devido a determinadas circunstâncias, que todos nós compreendemos, era completamente impossível satisfazerem as suas vontades. Esperemos que os tempos melhorem.
Nada lamentamos. Pelo contrário, até rejubilamos pelas condições que conseguimos criar, pondo ao serviço do nosso semelhante uma rede de radiocomunicações de urgência e emergência contribuindo para o fortalecimento do espírito de voluntariado na tentativa de podermos contribuir, com tudo o que estiver ao nosso alcance, para salvar vidas e bens em situações criticas e de calamidade.
Como legalmente aceite pelas estâncias do poder, somos uma organização humanitária de actividades em protecção civil. Isso, ninguém nos pode tirar.
“A César o que é de César”.

Luís Forra
1 de Julho de 2012

Por estas bandas sempre houve grande participação e tudo temos feito para não deixar acabar os 27 MHz . Já desde a defesa da Norma TR2002 que assim tem sido .
 
Topo