• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Exemplo de chamada "DX" longa distância na banda do cidadão "CB"

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Para mim a radiofonia é um mundo que me fascina, especialmente quando temos propagação aberta e recebemos respostas de alguns milhares KM de distância!

O maior DX que já efectuei foi do Reino Unido para Portugal.



Para o pessoal que domina minimamente o Inglês, vou deixar aqui alguns exemplos de como se deve efectuar uma chamada "DX" internacional!


O que é preciso!

- Um rádio CB (de preferência com "SSB", bandas laterais).
- Uma boa antena.
- Um local alto de preferência. (costumo procurar os locais mais altos da minha região, para efectuar este tipo de actividades).
- Criar um indicativo cb internacional (aqui o melhor seria pertencer a um grupo cb Português já existente, no ento pode criar um indicativo em QRZ11).

Um indicativo internacional, normalmente é constituido por 3 partes.
O meu é o seguinte "31CB311". (Este indicativo é constituído da seguinte forma 31(indicativo de Portugal), CB(é as iniciais de um grupo aberto onde estou registado da banda do cidadão CB27.org), 311(é o meu userid do meu registo no referido grupo).


Portanto o indicativo deve ser da seguinte forma

1 - O indicativo internacional do país (no caso de Portugal é o 31).
2 - As iniciais do seu grupo (letras).
3 - normalmente é o user id que o seu grupo lhe atribuir).

- Um espírito aventureiro.

Ora bom, pronto isto e supondo de que dispõe de todo o material acima listado, basta sintonizar um canal em LSB ou USB, onde estejam activas algumas conversações internacionais e (como de forma geral) espere pela sua oportunidade, evite interferir com as comunicações já existentes, aguarde pacientemente uma oportunidade e chame da seguinte forma:


Exemplo 1: CQ CQ CQ DX this is [O seu indicativo], [repita o seu indicativo] QSY to [nova frequência]

No exemplo um, você faz um chamada geral internacional num canal de chamada e convida um ou mais membros a mudarem-se para um novo canal para poderem falar melhor.

Exemplo 2: CQ CQ CQ for [indicativo do país] this is [O seu indicativo],[O seu indicativo] QSY to [nova frequência]

No exemplo dois, você faz uma chamada para utilizadores de um país em concreto e convida os utilizadores a mudar para a frequência por si escolhida.


PS: Nas chamadas (em especial o seu indicativo deve ser pronunciado em alfabeto fonético http://www.gforum.tv/board/667/483492/alfabeto-fonetico-internacionalmente.html#post1506308), deixo um exemplo de como eu com o meu indicativo (31CB311) devo chamar para efectuar uma chamada geral.

"CQ, CQ, CQ, DX this is (three, one, charlie, bravo, three, one, one), (three, one, charlie, bravo, three, one, one) QSY to (two, seven, two,three,five)" desta forma fizemos uma chamada geral internacional e convidamos um ou mais utilizadores do canal actual a vir falar para o canal 23.

Espero poder contar com a ajuda dos mais experientes neste âmbito!



Cumprimentos

Desta
 
Topo