• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Posicionador ERR2

rafaelmarques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Tenho um posicionador Clarke tech v-Box e também tenho um posicionador Iberosat V-Box lll. Dão os dois o mesmo erro que é (err2) e a partir dai a antena parabólica não se mexe, nem vai para os satélites que estão programados. Já vi os fios atrás estão bem, penso que já fiz quase tudo que tinha a fazer para não acontecer isto, mas existe qualquer coisa que eu não sei que me está a originar este problema. Não poderá ser imcompatibilidade com o receptor que tenho é um Galaxy Combo 6699E.
 

rafaelmarques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Agora a Antena roda mas não vejo os numeros no posicionador visto o posicionador ter numeros aonde eu sei se a antena está no sitio certo. No entanto a antena só roda se eu estiver sempre a carregar no comando do posicionador, se quiser rodar a antena para outro satélite ela não roda automáticamente como acontecia quando estava a trabalhar correctamente, estando os satélites todos gravados como é evidente.
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
O posicionador tem quatro fios, dois para a corrente e os outros dois são os que dão a contagem.

Veja tambem no motor se está tudo em ordem?

Tem que ver se os fios estão bem ligados.

Veja se não tem nenhum partido...

Depois de tudo ok tem que fazer os limites a "este" e "oeste".

Sem os limites nada feito.
 

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,138
Gostos Recebidos
79
amigo em principio é o sensor rid que foi ha vida
 

rafaelmarques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Desculpa a minha ignorância, o que é o sensor rid?
E já agora o que tenho de fazer para resolver o problema?
 

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,138
Gostos Recebidos
79
Desculpa a minha ignorância, o que é o sensor rid?

o sensor rid é uma peça que se encontra dentro do motor que faz a contagem dos impulsos e ao mesmo tempo faz a memoria das pusiçoes satelite se isso estiver queimado nao consegues ver a contagem no posicionador nem memorizar seja o que for ou arranjas um tenico que tenha dessas peças ou entao só motor novo se fores daqui perto posso te dar uma ajuda perto do porto mais proprimente ramalde, abraço e espero ter-te ajudado
 

rafaelmarques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
No meu caso o posicionador apresenta um número (por exemplo 3027) mas quando clico no comando do posicionador para este ou oeste aparece-me o erro E2 e no posicionador, de seguida, continua no mesmo número (mas de facto a antena rodou pois o sinal dos canais muda! O número no posicionador é que é sempre o mesmo).

Isto é na veradade sintoma de que esse sensor rid tenha ido à vida?


Obrigado e desculpa o incómodo.
 

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,138
Gostos Recebidos
79
No meu caso o posicionador apresenta um número (por exemplo 3027) mas quando clico no comando do posicionador para este ou oeste aparece-me o erro E2 e no posicionador, de seguida, continua no mesmo número (mas de facto a antena rodou pois o sinal dos canais muda! O número no posicionador é que é sempre o mesmo).

Isto é na veradade sintoma de que esse sensor rid tenha ido à vida? Obrigado e desculpa o incómodo.

é esse mesmo, sinal de doença do sensor rid amigo
a parabolica anda mas nao faz contagem nem deixa memorizar só funciona os fios do motor os mais grossos que estao a mandar 36 volt ao motor mas a contagem é feita pelos os outros fios que sao os do sensor red como esta queimado nao faz contagem abraço e manda sempre
 

rafaelmarques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Ok. Eu gostava mesmo confirmar se realmente é isso antes de avançar para reparações técnicas.

Isto porque antes de ter o posicionador que tenho tinha um Vbox III da IberoSat - muito idêntico a este - que apresentava exactamente o mesmo erro. Acontece que ao substituir por este novo, ele não deu erro nenhum inicialmente e consegui até configurar todos os satélites uma vez. Passado algum tempo em que ia a rodar, começou a limitar de um lado (aparecia o erro E2 ao puxar para oeste por exemplo) e depois encurtou-me do outro lado (de este), indo diminuindo a gama de valores onde podia mexer a antena. A certa altura ficou igual ao anterior, ou seja, aquele problema que já te descrevi no post anterior.

Obrigado.
 

rafaelmarques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Motogato:

Boas, faz assim: desligas os cabos k vem do motor ao posicionador e ve se o posicionador faz a contagem quando carregas no comando para mover, se fizer a contagem é que o posicionador está bom, então ai a avaria é no contador de impulsos do proprio motor, tanto motor como posicionador tem contador de impulsos, no mootor é facil de resolver, abres o motor e ves lá onde liga os fios akela peça triangular,basta tirar e arranjar outra mesmo de outro motor velho, agora resta saber se sempre tens problema no motor ou no posicionador.






Rafaelmarques:
Já desliguei os cabos que vêm do motor ao posicionador e continua a dar ERR2. O que eu acho mais estranho é que o posicionador Iberosat V-Box lll já mandei para para onde o comprei para reparar pois está na garantia. Este o Clarke Tech V-Box trabalhou para aí 0,5 hora e começou também a aparecer o ERR2.Estranho ou azar.​

 
Última edição:

rafaelmarques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Problema resolvido, não era avaria nem do Posicionador, nem motor, nem sensores, era sim conflito estre o posicionador e os limites da antena parabólica. Tinha tanto o Hispasat como o Astra 3A(23,5Este), com o limite sem folga, isto é a antena ao rodar para ver os canais do Hispasat lado Oeste ou do do Astra 3A lado Este não tinham limite de folga para rodar a antena mais para Oeste no caso do Hispasat, ou mais para Este no caso do Astra 3A que criava conflito e fazia com que aparecesse o ERR2. Finalmente solucionado.
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Problema resolvido, não era avaria nem do Posicionador, nem motor, nem sensores, era sim conflito estre o posicionador e os limites da antena parabólica. Tinha tanto o Hispasat como o Astra 3A(23,5Este), com o limite sem folga, isto é a antena ao rodar para ver os canais do Hispasat lado Oeste ou do do Astra 3A lado Este não tinham limite de folga para rodar a antena mais para Oeste no caso do Hispasat, ou mais para Este no caso do Astra 3A que criava conflito e fazia com que aparecesse o ERR2. Finalmente solucionado.

Pois! Mas na resposta numero 3 tinha lá parte da resolução do problema...
 

rafaelmarques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Correcto, mas para isso tive que abrir o motor da parabólica e alargar o angulo da parabólica para Este e Oeste de forma que os Satélites neste caso Hispasat e Astra 3A ficassem mais afastados do Limite para não criar conflito.
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Correcto, mas para isso tive que abrir o motor da parabólica e alargar o angulo da parabólica para Este e Oeste de forma que os Satélites neste caso Hispasat e Astra 3A ficassem mais afastados do Limite para não criar conflito.

Ok Amigo, o importante foi teres resolvido o Problema. :espi28:
 

dungeon

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 8, 2012
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Motogato:

Boas, faz assim: desligas os cabos k vem do motor ao posicionador e ve se o posicionador faz a contagem quando carregas no comando para mover

Boas, já desliguei tanto os cabos do motor como os cabos do sensor que ligam à antena. Quando tento mover só o posicionador quer para Este quer para Oeste, ele não se mexe e dá o E-2.

Já tentei o reset ao posicionador (tanto é que neste momento a posição que mostra é "000") para ver se conseguia resolver o problema.

Ouço o relé a atracar (devem ser aquilo a que chamaste de impulsos), mas não sai do sítio e continua em "000" e a dar o E-2.

Hoje de manhã estava a fazer um barulho esquesito, mesmo estando em standby (só com o ponto verde no display). Desliguei-o e voltei a liga-lo mas como o barulho continuava, resolvi deixa-lo desligado durante o dia...

Alguma sugestão? Será que foi o posicionador que foi à vida? A antena continua a funcionar no satélite em que a tinha posto, mas agora está "fixa"... :(

Este já foi o segundo posicionador que comprei (em Outubro de 2009) e é o da Iberosat VBOX III...
 

gatomaltes

GF Bronze
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
35
Gostos Recebidos
4
Vosses sao fantasticos! muito obrigado pelas digas! alguem por ai para tirar mais umas duvidas aqui o pessoal???
 

rui23jorge

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 26, 2010
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
Boas
Estou com o mesmo problema na parabolica de um amigo meu e depois de ler as respostas começo a chegar a conclusão de que é o sensor do motor que está avariado. Gostava de ler o manual do aparelho para reprograma-lo mas não o tenho, onde é que eu posso arranjar o Iberostar vbox III? Alguem sabe de algum link ou pode po-lo aqui digitalizado?
Cumps
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se aparece o ERR2 são os limites que estão mal estabelecidos. Se o contador de impulsos "mexe", então o sensor está bom.

DX2
 

rui23jorge

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 26, 2010
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
Boas
O prato só avança impulso a impulso com o comando do vbox III e não obedece aos comandos do receptor (dreambox). Deduzo que os limitadores sejam os 2 microswitchs que estão na caixa do motor que dão a paragem do motor.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Mas mesmo em modo manual o posicionador conta impulsos ou a antena move-se mas o contador fica parado?

DX2
 
Topo