• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Momento mãe: De onde vêm os bebês

Nelson14

GF Platina
Entrou
Fev 16, 2007
Mensagens
10,087
Gostos Recebidos
10




Vejam só como mentir para uma criança, em qualquer idade, é perigoso e idiota...

este texto recebi de uma amiga e serve de exemplo.

Devemos sempre explicar os fatos da vida aos nossos filhos, de uma maneira simples e que ele seja capaz de entender, respeitando a maturidade de cada fase.



De onde vêm os bebês

Sentado à mesa da cozinha, o filho de oito anos faz a lição, enquanto a mãe vai pra lá e pra cá e termina de preparar o almoço.
De repente, ele pára, observa com atenção o barrigão de grávida da mãe, coloca a ponta emborrachada do lápis na boca, aponta o dedinho indicador em direção à barriga materna e sentencia:
– Manhê! Você sabe como o bebê foi parar aí?
A mãe pára tudo que está fazendo e sente um frio percorrer a espinha. Respira fundo, enquanto diz para si mesma que sabia que um dia essa hora chegaria. Seca as mãos no avental, puxa uma cadeira, senta-se ao lado do filho e com um tom o mais didático possível, inicia a conversa com o pequeno:
– Oh, querido, por que está pensando nisso agora?
– Ué, porque eu estou pensando, mãe... Você sabe como o bebê foi parar aí dentro? – Meu bem, claro que sei. Sei, sim...
– Hmmm, e como é que foi, então?
– É... Bem... Foi... Filho, é o seguinte... Sabe o papai?
– O que é que tem o papai?
- Bem, o papai, assim como todos os papais de todos os bebês do mundo inteirinho, tem uma porção de sementinhas com ele. Você entende?
– Sementinhas? Igual às sementinhas das frutas?
– Sim, igual às sementinhas das frutas. Elas ficam guardadas num bolsinho especial que só os papais têm.
– Hmmm... E daí?
– E daí que... Bem... É... Quando um papai casa com uma mamãe... Bem... Chega um dia que o papai e a mamãe pensam: "ah, acho que está na hora de termos um bebê!". Então acontece algo muito mágico e bonito...
– O que acontece, mãe?
– Bom... Acontece que o papai escolhe uma de suas sementinhas e a entrega para a mamãe. Então a mamãe guarda a sementinha dentro da barriga e ela vira um bebê.
– E como você coloca ela dentro da barriga?
– É... Como...? Como eu... coloco dentro da barriga? Bem... É... Ora, meu filho... Isso é muito simples e natural, é...
– Como é, mãe?
– Bem... Aflita, a mãe arrisca: – Ora... é pelo umbigo!
– Pelo umbigo?
– Sim, meu filho, pelo umbigo. É para isso que servem os umbigos.

O menino levanta sua camiseta e assustado olha para o próprio umbigo.
– Mas, mãe, não são só as mamães que têm bebês?
Percebendo o impasse causado, a mãe tenta contornar a situação:
– É, bem... Sim, querido, são só as mamães que têm bebês...
– Mas então para que servem os umbigos dos papais?
– Bem... Os umbigos dos papais servem... servem para... para guardar as sementinhas, é isso! Os umbigos dos papais servem para guardar as sementinhas! Entendeu?

O menino faz uma expressão de quem está imaginando a cena. O pai e a mãe, um de frente para o outro. O pai começa a rir, a mãe começa a rir. O pai levanta a camiseta, tira uma sementinha do umbigo, dá a sementinha para a mãe, a mãe levanta a camiseta e coloca a sementinha no umbigo.

– Entendeu, meu bem?

Enquanto o menino continua pensativo, a mãe levanta-se da cadeira, triunfante, e se volta para seus afazeres domésticos.
Alguns minutos depois, quando vai colocar uns pratos na mesa, ela percebe que o menino está apagando com insistência e afinco uma página inteira de anotações em seu caderno.

– Se enganou em alguma resposta, querido?
– É, acho que sim.
– E qual foi?
– "De onde vêm os bebês?". Eu tinha respondido: "Naturalmente, eles vêm do ato sexual entre macho e fêmea da mesma espécie, onde ocorre a união entre óvulo e espermatozóide", mas agora você me explicou de outro jeito, mãe. Acho que minha professora e meu livro de ciências não entendem nada de bebês.

A mãe estremece.


 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
A Lenda da Cegonha Trazendo os Bebés

Ainda bem que ela não disse ao menino que os bebés venham com a cegonha.:Espi06:

Aqui vai uma história interessante, sobre a lenda da cegonha trazendo o bebé:

Como e onde surgiu a lenda das cegonhas trazerem bebés?

A lenda da cegonha surgiu na Escandinávia. A tradição diz que, na época em que os bebés costumavam nascer em casa, as mães diziam aos filhos que eles haviam sido trazidos pela cegonha para justificar o aparecimento repentino de um novo membro da família. Para explicar que, após o parto, a mãe precisava descansar por alguns dias, dizia-se que, antes de partir, a cegonha havia bicado a perna materna.

O animal foi escolhido como símbolo principalmente por dois motivos. Primeiro, é uma ave extremamente dócil e protectora: as jovens cegonhas costumam dedicar atenção especial e carinho às aves mais velhas ou doentes. Tanto que os romanos antigos criaram uma lei incentivando as crianças a cuidarem dos idosos da família chamada Lex Ciconaria (Lei da Cegonha).

O outro motivo é que elas costumam fazer os seus ninhos ao lado das chaminés das casas e voltam, sempre para o mesmo lugar, para pôr ovos e cuidar dos filhotes. A mistura de generosidade e fidelidade ao ninho criou um símbolo perfeito. Por muitos séculos a lenda foi difundida apenas na Escandinávia. Mas no século XIX, espalhou-se pelo mundo com os contos do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
image-4365_4F65A7D7.jpg
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Lenda dos Bebés Nascendo Dentro de Hortaliças

Na França existe uma lenda que os bebés nascem dentro da hortaliça, protegidos por suas folhas.
image-27E1_4F65AE29.jpg

 
Topo