• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Medidor de campo. Prova dos "9"

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Num poste aqui há uns dias dizia eu que o meu medidor de campo era uma pequena LCD portátil que levava para cima do telhado e rodava a antena 360º até obter o melhor resultado. Nunca tive reclamações. Logo choveram respostas (que respeito com toda a ligitimidade) que era mesmo coisa de amador. etç.. etçç.
Um amigo meu tem um medidor de campo e fui com ele ajudá-lo a instalar 2 equipamentos de TDT (antena e receptor). Fiz a experiencia: Primeiro orientei com a minha LCD. e marquei com uma caneta à prova de água o sítio exacto unde tinha afixado a antena. Depois fui o meu amigo com medidor de campo fazer à maneira dele. O resultado é que nos 2 trabalhos a antena ficou exactamente onde eu indiquei. E lá ficou.

Medidor de campo? Para quê'.

Fiquem bem.
 

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,138
Gostos Recebidos
79
Num poste aqui há uns dias dizia eu que o meu medidor de campo era uma pequena LCD portátil que levava para cima do telhado e rodava a antena 360º até obter o melhor resultado. Nunca tive reclamações. Logo choveram respostas (que respeito com toda a ligitimidade) que era mesmo coisa de amador. etç.. etçç.
Um amigo meu tem um medidor de campo e fui com ele ajudá-lo a instalar 2 equipamentos de TDT (antena e receptor). Fiz a experiencia: Primeiro orientei com a minha LCD. e marquei com uma caneta à prova de água o sítio exacto unde tinha afixado a antena. Depois fui o meu amigo com medidor de campo fazer à maneira dele. O resultado é que nos 2 trabalhos a antena ficou exactamente onde eu indiquei. E lá ficou.

Medidor de campo? Para quê'.

Fiquem bem.
e como é que sabes os valores de meers e beers??????????????? que grande treta vai la vai
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Num poste aqui há uns dias dizia eu que o meu medidor de campo era uma pequena LCD portátil que levava para cima do telhado e rodava a antena 360º até obter o melhor resultado. Nunca tive reclamações. Logo choveram respostas (que respeito com toda a ligitimidade) que era mesmo coisa de amador. etç.. etçç.
Um amigo meu tem um medidor de campo e fui com ele ajudá-lo a instalar 2 equipamentos de TDT (antena e receptor). Fiz a experiencia: Primeiro orientei com a minha LCD. e marquei com uma caneta à prova de água o sítio exacto unde tinha afixado a antena. Depois fui o meu amigo com medidor de campo fazer à maneira dele. O resultado é que nos 2 trabalhos a antena ficou exactamente onde eu indiquei. E lá ficou.

Medidor de campo? Para quê'.

Fiquem bem.
Um medidor de campo não serve só para orientar as antenas. Essa até é a sua função menos importante. Para orientar antenas o que tu usas ou um beeper qualquer fazem exactamente o mesmo serviço.

Já agora, chamar a este tópico "Medidor de campo. A prova dos "9" " é um bocado exagerado, senão mesmo sensacionalista.

DX2
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Realmente ao ler este tópico não pude deixar de comentar, tenho o colega Cópia como uma pessoa com conhecimentos sobre a matéria, no entanto ao ler este tópico fiquei algo decepcionado com o seu parecer, realmente acho que também comentei no tópico onde falava do pequeno lcd, primeiro em cima dos telhados com o sol a bater torna-se bastante difícil ver qualquer imagem embora se possa ouvir o som perfeitamente, digo isto por experiencia própria mas nem é preciso ter experiencia para chegar a esta conclusão, depois quanto a valores não existe qualquer conhecimento, não pode medir o valor que chega às tomadas, logo não passa de uma instalação adock que esperemos que tudo corra bem, mas nós não podemos esperar que tudo corra bem, temos que ter certezas e essas existem sim quando possuimos equipamentos que nos garantem isso mesmo.
Sem ressentimentos, esta é apenas e só a minha opinião e podem-me corrigir se estiver enganado.
Tenham uma boa tarde
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu vou corrigir-te mas apenas num pequeno pormenor que não tem directamente a ver com o assunto: este tópico não foi aberto pelo pincas, mas sim pelo COPIA. :Smiling:

Quanto ao resto do teu comentário, completamente de acordo.

DX2
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Apresento aqui de imediato as minhas desculpas ao colega Pincas, bem me parecia que isto nunca poderiam ser palavras escritas por ele, não devo ter lido tudo, mas lembrava-me de ter postado no tópico onde era referido o lcd e realmente não tinha idéia do assunto ser referido pelo Pincas. após a leitura atenta não sei onde fui buscar o Pincas até porque ele ainda nem postou aqui neste tópico.
Mais uma vez as minhas desculpas
 
Última edição:

estemedins

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
190
Gostos Recebidos
1
ola amigos eu sou da opiniao quem pode comprar um medidor de campo pois tem o treabalho mais facilitado uma vez que nao necessita de corrente nem de levar uma tele para o telhado mas quem nao tem para comprar pois leva o que pode .
a quetao e fazer o trabalho e ficar ai por os 99% de qualidade de sinal o demais e polemica
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
ola amigos eu sou da opiniao quem pode comprar um medidor de campo pois tem o treabalho mais facilitado uma vez que nao necessita de corrente nem de levar uma tele para o telhado mas quem nao tem para comprar pois leva o que pode .
a quetao e fazer o trabalho e ficar ai por os 99% de qualidade de sinal o demais e polemica
Ora aqui está uma opinião correcta. Eu para saber que um fio tem corrente e dá choque não preciso de medir nada. Basta encostar o dedo e logo vejo o que apanho.
Quanto ao reflexo do sol no pequeno LCD é treta. Encosto-o a mim e contra o sol. Mas nada melhor do que experimentar. Quem comenta com tanta segurãnça tem que experimentar primeiro senão arrisca-se ao fraço sobre aquilo que diz.
Fiquem bem.

(INOVAÇÃO, É AQUELE QUE OLHA PARA O MESMO QUE OS OUTROS E VÊ O QUE OS OUTROS NÃO VIRAM)
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Opinião correcta? claro, quem não tem cão caça com gato, sempre assim foi e continuará a ser, agora querer fazer valer uma opinião que vale o que vale mas que acima de tudo eu respeito embora não concorde isso já é outro assunto. (INOVAÇÃO, É AQUELE QUE OLHA PARA O MESMO QUE OS OUTROS E VÊ O QUE OS OUTROS NÃO VIRAM) ainda gostava de saber o que é que o colega viu que nós não conseguimos ver.
Em termos de comparação deixo-lhe este exemplo, porque será que um topógrafo utiliza material sofisticado e caro para medir um terreno, provavelmente porque é burro, pois bastava-lhe comprar uma fita métrica. As coisas são como são e se os equipamentos existem é com a finalidade de facilitar o trabalho de quem os utiliza, claro que o mesmo equipamento tem um custo inerente e só será rentável quando temos muito serviço o que nem sempre acontece, de qualquer maneira sempre lhe digo que é melhor utilizar o seu lcd que nada pelo menos tem uma percepção do serviço que está a executar, quanto a valores que lhe permitam avaliar o desempenho da instalação aí não tem nada e no fundo é disto que estamos a falar.
 

Meiling

GF Prata
Entrou
Mar 23, 2010
Mensagens
114
Gostos Recebidos
0
Ora aqui está uma opinião correcta. Eu para saber que um fio tem corrente e dá choque não preciso de medir nada. Basta encostar o dedo e logo vejo o que apanho


Se te encontrares em cima de material isolante não apanhas choque nenhum, claro pega num condutor de cada vez, caso contrario "vai lá vai".

:naodigas:
 
Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Olha, pois claro, nem sei porque é que vendem medidores de campo! É só para tirar dinheiro dos bolsos! Aliás nem se quer sei qual a utilidade de um medidor a não ser para fazer de bibelô!

(Sarcasmo)
 

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,138
Gostos Recebidos
79
Olha, pois claro, nem sei porque é que vendem medidores de campo! É só para tirar dinheiro dos bolsos! Aliás nem se quer sei qual a utilidade de um medidor a não ser para fazer de bibelô!

(Sarcasmo)

senao sabes qual a utilidade do medidor de campo nem devias comentar amigo
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
senao sabes qual a utilidade do medidor de campo nem devias comentar amigo

E será que o sarcasmo entre parêntesis não significa nada? :bfuf:

Claro que sei qual a utilidade de um medidor de campo...
 
Última edição:

SatElite®

GF Bronze
Entrou
Nov 15, 2006
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Prova dos 9! Nós-fora...nada ?



não sou instalador, apenas fiz a reciclagem para cultura geral.

P:

numa habitação sem ITED, quantos Db deixas em CADA tomada sabendo que a linha é de 3 tomadas, 2 de passagem e 1 terminal?

sabes quantos DB mínimo e máximo tens que deixar em cada tomada?


bit/error (snr/ber) percentagem máxima admissível DVB-T sabes?



já aqui nem falo de amplificadores/ruído.


1 medidor sem uma analise correta sinal/ruido..... vale tanto como 1 pc com pen BDA e 1 qualquer software.



O mesmo vale para (com medidor campo) não saber analisar os valores medidos, ou não saber quais os valores admissíveis para cada tipo de instalação.

numa zona de maior ruído a solução não é ter muita potencia de sinal...mas o menor ruído possível. será isso possível sem medidor de campo???? Duvido.



há pois, não é preciso nada disso, culpa-se a PTC que calculou mal o sistema e anda sempre a mexer na rede....a culpa nunca é nossa e o guita já cá canta no bolso.


abraço a todos.

cada macaco no seu galho...

eu vou subir a 1 árvore agora! ;)
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
senao sabes qual a utilidade do medidor de campo nem devias comentar amigo

Ora vamos lá a pôr um ponto final nesta novela. Aqueles que não tiveram a minha experiência e pelos vistos não a querem fazer a fim de comprovarem a verdde crua e nua faz-me lembrar aqueles engenheiros que acbaram de tirar o curso em que com as suas teorias sabem tudo e mais alguma coisa. Depois na prática são um "ZERO" à esquerda. O que eu relatei não do estilo "ELE DISSE QUE O AMIGO DISSE QUE O AMIGO DISE QUE O TIO DO AMIGO DISSE ETÇ.....". Passou-se comigo e não admito desmentidos sem testarem. Fica claro: Um pequeno LCD é bem melhor do que um medidor de campo. PONTO.

Fiquem bem
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
PONTO Só se for para ti, um medidor de campo é muitíssimo melhor que um pequeno LCD. PONTO FINAL, PARÁGRAFO.
 

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,138
Gostos Recebidos
79
Ora vamos lá a pôr um ponto final nesta novela. Aqueles que não tiveram a minha experiência e pelos vistos não a querem fazer a fim de comprovarem a verdde crua e nua faz-me lembrar aqueles engenheiros que acbaram de tirar o curso em que com as suas teorias sabem tudo e mais alguma coisa. Depois na prática são um "ZERO" à esquerda. O que eu relatei não do estilo "ELE DISSE QUE O AMIGO DISSE QUE O AMIGO DISE QUE O TIO DO AMIGO DISSE ETÇ.....". Passou-se comigo e não admito desmentidos sem testarem. Fica claro: Um pequeno LCD é bem melhor do que um medidor de campo. PONTO.

Fiquem bem
ponto final pois tu é que sabes.................................
 

Meiling

GF Prata
Entrou
Mar 23, 2010
Mensagens
114
Gostos Recebidos
0
Grandes amigos eu pessoalmente uso nas minhas montagens o portatil / PEN (TDT) e continuo a montar antenas TDT e com satisfação para toda a gente, na hora de pagar é que se torna mais complicado o assunto, mas... vivesse.

:love:
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
:espi28:
Grandes amigos eu pessoalmente uso nas minhas montagens o portatil / PEN (TDT) e continuo a montar antenas TDT e com satisfação para toda a gente, na hora de pagar é que se torna mais complicado o assunto, mas... vivesse.

:love:
:espi28::espi28: :espi28: E o resto são tretas. Mas compreendo. Se tivesse medidores de campo para vender..........

Fiquem bem. Este Forum é um espectáculo.
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Um pequeno LCD é bem melhor do que um medidor de campo. PONTO.


Também não vale a pena ser tão radical!
Um medidor de campo é claro que é melhor desde que se saiba trabalhar com ele.
Como já disse noutro post, acho melhor um bom técnico sem medidor de campo do que um "artolas" com medidor que só usa 1 ou 2 % das suas capacidades.

No entanto deixo aqui algumas questões:
Para que preciso saber bit/error (snr/ber) e até mesmo os dB em cada tomada se está tudo a funcionar sem qualquer falha?
O medidor resolve o que considero o maior problema da TDT, interferência devido a propagação a longa distância? (não me parece)

Medidor de campo sim. Para profissionais que fazem muitas instalações. Para os outros (como eu) basta uma boa dose de conhecimentos para obter exelentes resultados.
 
Topo