• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Condutor recebeu cheque de 20 cêntimos como troco de portagem

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,985
Gostos Recebidos
346
ng1884555.jpg

Portagens

Condutor recebeu cheque de 20 cêntimos como troco de portagem

Dois meses depois de não lhe ter sido entregue o troco numa portagem em Benavente, um condutor recebeu da Brisa, já numa segunda carta, um cheque de vinte cêntimos, que não sabe se irá depositar.

Há cerca de dois meses, a máquina de cobrança de portagens na saída da A10 (autoestrada) para Benavente 'esqueceu-se' de dar 20 cêntimos de troco a Rui Gonçalves, proprietário de uma firma de transportes.

"Carreguei no botão, um elemento da Brisa falou comigo, disse-lhe que não saía dali sem o troco, porque se fosse ao contrário e me faltassem 20 cêntimos também não me abriam a cancela, mas tudo o que consegui foi que ele tomasse nota da minha reclamação", contou à Lusa o automobilista.

Muitos dias depois, Rui Gonçalves recebeu em casa uma carta da concessionária a informar de que a empresa assumia a responsabilidade e o iria ressarcir daquela quantia.

"Ao fim de dois meses, lá me chegou então outra carta, com o cheque de 20 cêntimos dentro", disse, criticando a "dispendiosa e ridícula" burocracia que envolveu o pagamento daquele valor: "Não era necessário tanto tempo nem tanta coisa por causa de 20 cêntimos".

O condutor questionou se, em casos destes, "não seria bem mais simples" permitir que a restituição fosse feita na hora ou, posteriormente, numa qualquer praça de portagem.

Rui Gonçalves disse que ainda não sabe se vai depositar o cheque, até porque não tem a certeza se o banco o irá mesmo aceitar. Isto porque o cheque está à ordem de Rui Manuel Rocha Gon Alves, ou seja, quem o emitiu esqueceu-se de colocar o 'ç'.

"Às tantas, ainda é devolvido", ironizou Graça Gonçalves, mulher de Rui, admitindo que "o melhor mesmo é tirar uma fotocópia a cores em ponto grande ao cheque, encaixilhá-lo e colocá-lo na parede de casa".

"Não tenho dúvidas de que um quadro destes será sempre o centro das atenções das visitas e mote para boas conversas", acrescentou.

Contactada pela Lusa, a Brisa explicou que sempre que o utente fala com um operador do centro de operações de portagens, na sequência de uma situação de troco em falta ou impossibilidade de concluir o pagamento após introdução de valores, há um "controlo prudencial" para apurar com rigor a legitimidade de qualquer valor a pagar.

"Independentemente do valor em causa, é necessário garantir que há total transparência e correção nos procedimentos, no próprio interesse dos utentes", acrescentou.

A empresa referiu que a operação de reembolso obedece a um conjunto de procedimentos, com uma primeira resposta a informar de que se irá proceder ao reembolso, caso se confirme a existência de valores a devolver.

"Com esta comunicação, o objetivo é garantir que o utente é informado sobre a sua solicitação.

Numa segunda fase, o cheque é enviado pelo próprio banco", indicou a Brisa, sublinhando que os custos em causa são suportados "apenas pela própria concessionária, que é uma entidade privada".

Jornal de Notícias
 
Topo