• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Benfica » Jorge Jesus "A nossa responsabilidade é maior"

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Jorge Jesus acha que o dérbi desta noite em Alvalade vai ser "apaixonante", apesar de as duas equipas já não estarem verdadeiramente em confronto direto; o Benfica ainda luta pelo título, o Sporting pelo quarto lugar. Diplomático, o técnico espera um leão forte e até deixa elogios a... Domingos Paciência.

Que Sporting espera amanhã [hoje]?

A motivação para estes jogos é enorme, independentemente da classificação e dos objetivos das equipas. O Benfica está a tentar chegar ao primeiro lugar, o Sporting já não tem esse objetivo, mas não vai deixar de ser um jogo apaixonante onde o Sporting vai fazer tudo para ganhar. E nós também, para não despegarmos do FC Porto.
Espera um Sporting com mais brio, motivado pela excelente campanha que está a fazer na Europa?

Acho que vai ser um Sporting dentro daquilo que tem sido ao longo da temporada. O respeito que tenho pela equipa com Sá Pinto é o que mesmo que tinha com Domingos [Paciência]. É verdade que o Sporting está nas meias-finais da Liga Europa, é um feito importante, também com alguma influência do técnico que lá esteve antes. O Sporting enquadra-se dentro da mesma realidade, mas cada treinador tem as suas características e maneira de trabalhar; não conheço bem nem um nem outro. Para mim, o Sporting é uma boa equipa, com bons jogadores.
Apesar de o Benfica ter sido eliminado da Champions em Londres, a exibição feita pela equipa dá-lhe confiança para amanhã [hoje]?

Além da atitude, quero que a equipa tenha a qualidade de jogo que teve em Londres e na Luz frente ao Braga; fizemos dois jogos de grande qualidade. Ficaram coisas muito positivas desses dois jogos, e é enquadrado nessa realidade que quero sair vencedor deste jogo.
O Benfica é a única equipa com responsabilidade neste jogo?

É verdade que tem mais responsabilidade. Há uma rivalidade muito grande entre estes dois clubes, mas a responsabilidade do Benfica é maior, porque está a disputar o primeiro lugar, e o Sporting não.
Se o Benfica não ganhar em Alvalade, fica arredado do título?

Fica mais longe do primeiro classificado, mas de qualquer forma, há ainda jogos difíceis para ambas as equipas. O FC Porto tem de ir à Madeira e também jogar com o Sporting, nós temos de jogar com o Sporting. Há 12 pontos ainda por disputar depois do dérbi e chegamos ao final do campeonato com tudo ainda muito baralhado. A pontuação está uma grande confusão, acho que vai ser assim até ao fim.
O facto de o FC Porto ter vencido o Braga coloca mais pressão sobre o Benfica?

A pressão existe em todos os jogos. Os jogadores de Benfica, FC Porto e Braga estão sob pressão, porque têm um objetivo - ganhar o título - que querem conquistar. Independentemente de se ir em primeiro ou segundo lugar, tem-se sempre a pressão de ganhar.

Pergunta O JOGO
"Só posso dizer bem dos árbitros portugueses"
Ainda não se sabe quem vai apitar o dérbi. Qual a sua opinião sobre o facto de a federação ter deixado de divulgar a nomeação dos árbitros de cada encontro?

Para mim, é indiferente, mas não direi que não seja positivo para dar alguma tranquilidade. Depois de analisar esta eliminatória como Chelsea, só tenho de dizer bem dos árbitros portugueses. Esta eliminatória do Benfica para a Liga dos Campeões deu-me a entender que, em Portugal, há muitos bons árbitros.

Dúvida central só hoje desfeita

Luisão, Garay e Jardel ainda estão em dúvida para o dérbi, segundo Jorge Jesus. O treinador disse ontem que só esta manhã fará um teste para ver qual - ou quais - deles poderá lançar na partida desta noite em Alvalade.

De qualquer forma, o técnico espera não ter de inventar uma nova dupla de centrais, como teve de fazer em Inglaterra na passada quarta-feira. "Se pelos menos um recuperar, já é uma segurança", afirmou. "De qualquer maneira, no jogo em Londres tanto Javi García como Emerson fizeram um jogo espetacular e deram-me indicações seguras para o caso de estes três jogadores não estarem aptos para o jogo", comentou, garantindo que "não será pela defesa que o Benfica vai ter problemas com o Sporting". Jesus disse ainda que dos três, Garay é o que está em melhores condições, embora tenha em seu desfavor o fato de estar há seis semanas sem competir. "Estão melhores que na semana anterior, mas ainda não temos a certeza dos três", comentou.

Apoio de jovens destemidos

Apesar de jogar em terreno hostil, Jorge Jesus está convencido de que sentirá apoio do público em Alvalade. "Vão dar-nos muita força, porque normalmente as claques são compostas de jovens destemidos, que têm muita força e, portanto, vamos de certeza sentir-nos confiantes na mesma, como se a maioria fosse do Benfica", disse, enumerando Braga, Guimarães, FC Porto e Sporting como os únicos quatro clubes em cujos estádios "90% dos adeptos" presentes não são do Benfica.

Aimar "espetacular"

Aimar não vai jogar o dérbi, mas foi ontem amplamente elogiado por Jorge Jesus. "Contra o Chelsea, fez um dos melhores jogos desde que sou técnico do Benfica. Foi espetacular", afirmou, considerando, no entanto, que a sua ausência não se fará notar. "Também jogámos sem Aimar com o Braga e fizemos um grande jogo", sustentou.

Braga não está arredado

Apesar da derrota com o FC Porto, Jorge Jesus não quis considerar o Braga arredado da luta pelo título. "Ficou mais difícil, mas não está arredado. No futebol, tudo é suscetível de poder acontecer, quando há equilíbrio, e equipas fortes ainda se vão defrontar. Todos têm ainda a mesma possibilidade, mas com mais dificuldades para o Braga", afirmou.

Campeonato apaixonante

Jorge Jesus não se lembra de um campeonato tão renhido nos últimos anos. O treinador refere, a propósito, "a valorização cada vez maior" das equipas não consideradas grandes. "Estão muito mais fortes, e prova disso é que o Braga se intrometeu nas tradicionais equipas grandes. Penso que o campeonato português é difícil e apaixonante", comentou o treinador.

"JG"
 
Topo