• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Possível solução para zonas sem cobertura TDT

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Esta semana fui para o interior (Tabuaço) tratar de um caso difícil.
Em teoria tratava-se de um local sem cobertura TDT tendo por isso de recorrer à DTH, o que diga-se teria sido mais simples embora mais dispendioso devido ao numero de TV´s.

Tratava-se de duas vivendas (de familiares meus) próximas uma da outra situadas numa encosta onde mesmo com uma antena de elevado ganho e amplificadores não existia qualquer sinal.

Fui subindo a encosta até conseguir sinal suficiente e foi montada a antena a cerca de 70 metros das habitações. Uns dez metros mais abaixo o sinal praticamente desaparecia.

Embora reconheça que o amplificador deve ficar o mais próximo possível da antena, este foi colocado dentro de uma casa de arrumos separado da antena por 37 metros de cabo RG11.

À saída do amplificador, um repartidor de 2 vias com passagem de corrente em ambas as vias para permitir que o amplificador seja alimentado por cada uma das habitações pois pode haver desligamento da energia numa delas e é necessário que tudo continue a funcionar na outra habitação. Ou seja, os dois alimentadores estão em paralelo. Um deles até pode queimar que tudo continua a funcionar normalmente em ambas as casas.

Entre o amplificador e as habitações mais umas dezenas de metros de cabo coaxial, RG11 para uma delas e RG6 para outra (este cabo já lá estava para o serviço analógico).

Depois de toda a instalação concluída e as afinações efectuadas tudo ficou a funcionar na perfeição em vários televisores.

Apesar de existirem pelo menos quatro emissores relativamente próximos deste local, todos eles estão por detrás da encosta onde estão as habitações pelo que, o único emissor que ali chega é o de Pradela (Vila Pouca de Aguiar) a 50Km de distância.

Em anexo está uma espécie de desenho onde tento esquematizar o que aqui descrevi.
 

Anexos

  • TDT.jpg
    TDT.jpg
    18.2 KB · Visualizações: 505
Última edição:

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
Bem e sempre de lamentar que em pleno século 21 que estas situação se passa-se em Portugal
Isto de se esquecer as pessoas do interior Portugal e do pior , pobre cada vês mais pobre
Grande trabalho teu em prólogo dessas pessoas, que nada tem a ver com esta palhaçada da tdt

Continuação bom trabalho - aljofe

abraço
 
Última edição:

jose luis perales

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
123
Gostos Recebidos
0
caro colega o esforço foi grande mas valeu a pena mas a certos promenores ,as duas saidas dos alimentadores ajuntavas as duas con un spliter de conduçao de dc en un sentido cuanto na antena punha un preanplificador perto da antena cuanto ao otro donde o ten nao ta mal mas ten que ajustar o anplificador i o anplificador ten que ter pasagen de corrente pra alimentar o preanplificador i ajustar o nivel do ganho para nao saturar espero que ainda ajude ainda melhor
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Olá

Em primeiro lugar os problemas de em certas zonas não existir sinal, não é novo existia em analógico e irá existir em digital, daí o tdt por satélite. Estou a recordar um passeio que fiz á cerca de um ano, também no Concelho de Tabuaço, (aldeia de Sandim ou arredores) ia acompanhado por amigo dum familiar meu que vive na zona, e reparei numas antenas com algum tamanho que se encontravam na aldeia e o Sr. informou que era um retransmissor de tv para uma aldeia ao fundo e disse que aquilo nunca tinha funcionado bem.
Quanto á montagem, podes melhora-la, o que afirma o colega Perales é a ideal. Utiliza um preamplificador junto á antena
 
Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Obrigado pelas vossas dicas.
Por agora ficou assim devido ao material que tinha disponível. Daqui a cerca de um mês vou voltar lá (apanha da cereja) e se até lá der algum problema irei prevenido com um pré-amplificador.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se o sinal chega em condições no fim desses 37m de cabo RG11 não alteres nada do que está feito, incluindo a antena. É preferível ter sinal puro em condições do que amplificado e com mais ruído. Para além disso, como a antena está relativamente isolada e longe, é melhor não ter lá nada que possa avariar ou ser roubado/vandalizado.

DX2
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Se o sinal chega em condições no fim desses 37m de cabo RG11 não alteres nada do que está feito, incluindo a antena. É preferível ter sinal puro em condições do que amplificado e com mais ruído. Para além disso, como a antena está relativamente isolada e longe, é melhor não ter lá nada que possa avariar ou ser roubado/vandalizado.

DX2

Pois a ideia de colocar o amplificador de sinal dentro dos arrumos além de o proteger da intempérie foi a de o proteger dos amigos do alheio. Além disso como está acessivel e é de ligação por fichas F, em caso de avaria pode ser trocado por qualquer pessoa.
Se até eu lá voltar se confirmar que está tudo a funcionar sem falhas não vou mexer em nada.
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Este fim de semana regressei ao local desta instalação ( a propósito as cerejas estavam deliciosas) e tudo continua a funcionar sem qualquer problema.

No entanto,como agora já tenho medidor, (Digiair Pro) resolvi medir o sinal.

Os resultados medidos antes da amplificação foram os seguintes:

dBuv: 47,5
SNR: 28
Pre BER: 1.4E-02 (a barra nem aparece no medidor)
Post BER:1.8E-05
MER: 28,6

Depois de amplificado e distribuído, sinal em cada ponto de recepção a rondar os 70dBuv e os restantes valores sem qualquer alteração significativa.

Também tentei canais espanhóis, mas apesar de conseguir um cheirinho de sinal em vários canais, nada suficiente que possa ser tratado com exito.

Apesar de ainda não ter muita experiência a lidar com o medidor, alguns destes valores não meparecem muito bons mas a verdade é que não consegui melhor.

A verdade é que apesar de alguns dos equipamentos de recepção serem daqueles problemáticos (Best Buy) não há relatos de qualquer falha significativa na recepção. Estive a ver todo o jogo Alemanha - Portugal e não me apercebi de qualquer perturbação.
Agradeço os vossos comentários.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Este fim de semana regressei ao local desta instalação ( a propósito as cerejas estavam deliciosas) e tudo continua a funcionar sem qualquer problema.

No entanto,como agora já tenho medidor, (Digiair Pro) resolvi medir o sinal.

Os resultados medidos antes da amplificação foram os seguintes:

dBuv: 47,5
SNR: 28
Pre BER: 1.4E-02 (a barra nem aparece no medidor)
Post BER:1.8E-05
MER: 28,6

Depois de amplificado e distribuído, sinal em cada ponto de recepção a rondar os 70dBuv e os restantes valores sem qualquer alteração significativa.

Também tentei canais espanhóis, mas apesar de conseguir um cheirinho de sinal em vários canais, nada suficiente que possa ser tratado com exito.

Apesar de ainda não ter muita experiência a lidar com o medidor, alguns destes valores não meparecem muito bons mas a verdade é que não consegui melhor.

A verdade é que apesar de alguns dos equipamentos de recepção serem daqueles problemáticos (Best Buy) não há relatos de qualquer falha significativa na recepção. Estive a ver todo o jogo Alemanha - Portugal e não me apercebi de qualquer perturbação.
Agradeço os vossos comentários.

Esses valores em sinais baixos são normais
Quanto a mer os valores minimos aconselhaveis de funcionamento é 23
quanto aos ber tambem não sou o mais indicado para te informar porque o meu medidor não mede pre nem pos só ber
 
Última edição:

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Este fim de semana regressei ao local desta instalação ( a propósito as cerejas estavam deliciosas) e tudo continua a funcionar sem qualquer problema.

No entanto,como agora já tenho medidor, (Digiair Pro) resolvi medir o sinal.

Os resultados medidos antes da amplificação foram os seguintes:

dBuv: 47,5
SNR: 28
Pre BER: 1.4E-02 (a barra nem aparece no medidor)
Post BER:1.8E-05
MER: 28,6

Depois de amplificado e distribuído, sinal em cada ponto de recepção a rondar os 70dBuv e os restantes valores sem qualquer alteração significativa.

Também tentei canais espanhóis, mas apesar de conseguir um cheirinho de sinal em vários canais, nada suficiente que possa ser tratado com exito.

Apesar de ainda não ter muita experiência a lidar com o medidor, alguns destes valores não meparecem muito bons mas a verdade é que não consegui melhor.

A verdade é que apesar de alguns dos equipamentos de recepção serem daqueles problemáticos (Best Buy) não há relatos de qualquer falha significativa na recepção. Estive a ver todo o jogo Alemanha - Portugal e não me apercebi de qualquer perturbação.
Agradeço os vossos comentários.

Esses 47,5dbuv estão na antena com um pequeno xicote ou com os 37 metros de cabo?
è se se estão na antena, considerando 0,5db de perda por metro de cabo x 37 = 18,5db.
ou seja, 47-18,5 = 28,5db à entrada do amplificador, ou seja, muito baixo, para além de ser um amplificador de mastro, já deve ter um ganho elevado, logo aumentar o ruido.
Estou a falar disto mais por não conseguires com que pelo menos o Post Ber suba. esse valor está um bocado na linha de água. O post ber depois de amplificado costuma subir bastante mais que o Pre ber nesses casos, mas agora estou na duvida se os 47dbuv são na antena ou no final do cabo, antes do amplificador.
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Esses valores em sinais baixos são normais
Quanto a mer os valores minimos aconselhaveis de funcionamento é 23
quanto aos ber tambem não sou o mais indicado para te informar porque o meu medidor não mede pre nem pos só ber

A marca do medidor aconselha para a nossa modulação um MER de pelo menos 26db, mas de facto já vi a funcionar com ele mais baixo
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Esses 47,5dbuv estão na antena com um pequeno xicote ou com os 37 metros de cabo?
è se se estão na antena, considerando 0,5db de perda por metro de cabo x 37 = 18,5db.
ou seja, 47-18,5 = 28,5db à entrada do amplificador, ou seja, muito baixo, para além de ser um amplificador de mastro, já deve ter um ganho elevado, logo aumentar o ruido.
Estou a falar disto mais por não conseguires com que pelo menos o Post Ber suba. esse valor está um bocado na linha de água. O post ber depois de amplificado costuma subir bastante mais que o Pre ber nesses casos, mas agora estou na duvida se os 47dbuv são na antena ou no final do cabo, antes do amplificador.

Os 47,5 dBuv são após os 37 metros de cabo. Utilizei cabo RG11 de boa qualidade por isso as perdas no cabo são muito baixas.

O amplificador de mastro é Fracarro (não sei o modelo mas é recente) com 34db de ganho. Se baixar o ganho piora tudo, SNR, PreBER, PosBER e MER.

O emissor está a precisamente 50 Km do local de recepção.
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Os 47,5 dBuv são após os 37 metros de cabo. Utilizei cabo RG11 de boa qualidade por isso as perdas no cabo são muito baixas.

O amplificador de mastro é Fracarro (não sei o modelo mas é recente) com 34db de ganho. Se baixar o ganho piora tudo, SNR, PreBER, PosBER e MER.

O emissor está a precisamente 50 Km do local de recepção.

piora porque o potênciómetro atenua antes da amplificação.
hum, esse amplificador devia era estar à beira da antena, aumentava logo esse post BER. ele só não é maior nas tomadas, porque ele perdeu-se no cabo.
de certeza que na antena tens um snr prai 29/30, e um Pre BER ai com uns 9, ou 8 E03.
Se puderes muda para lá o amp a ver:D
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Esses 47,5dbuv estão na antena com um pequeno xicote ou com os 37 metros de cabo?
è se se estão na antena, considerando 0,5db de perda por metro de cabo x 37 = 18,5db.
ou seja, 47-18,5 = 28,5db à entrada do amplificador, ou seja, muito baixo, para além de ser um amplificador de mastro, já deve ter um ganho elevado, logo aumentar o ruido.
Estou a falar disto mais por não conseguires com que pelo menos o Post Ber suba. esse valor está um bocado na linha de água. O post ber depois de amplificado costuma subir bastante mais que o Pre ber nesses casos, mas agora estou na duvida se os 47dbuv são na antena ou no final do cabo, antes do amplificador.

O,5 db por metro? tanta atenuação? que cabo usas?

Estou habituado a ter valores 0,12 em 750mhz
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
O,5 db por metro? tanta atenuação? que cabo usas?

Estou habituado a ter valores 0,12 em 750mhz

Tens razão, essa atenuação é de um cabo fininho que usei há uns tempos para uma parabólica:D

Lembrei-me agora lol:p
 

rafael_netto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 2, 2012
Mensagens
22
Gostos Recebidos
0
Sinceramente não creio que a TV aberta esteja ameaçada. Principalmente pelo fato de que o sinal digital tende a sofrer menos interferência que o sinal analógico.
Muitas cidades que hoje recebem uma imagem muito ruim, cheia de chuviscos e interferência pelo sinal analógico, quando houver a implantação do sinal digital receberão um sinal limpo, com uma imagem melhor que a oferecida hoje pelas parabólicas.
Infelizmente, devido aos problemas com o relevo acidentado de nosso país, que em muito contribuem para a interferência nos canais analógicos, criou-se uma cultura de que para termos uma maior gama de opções de conteúdo precisamos investir em uma parabólica ou uma tv por assinatura via satelite, recursos que desfavorecem a região, pois na programação oferecida por esses a programação geralmente é dos estados de SP e RJ.

Eu acredito muito na TV Digital como forma de ampliar a cobertura dos canais regionais e oferecer a população conteúdo (programas e comerciais) específicos de sua região e que estejam mais próximos de seu alcance, melhorando assim a economia local.

Porém, para isso é necessário investimento nessa tecnologia e um bom marketing demonstrando as empresas interessadas o aumento da cobertura, da qualidade e justificando o aumento do valor do espaço.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Ó rafael_netto, tu deve ser um bocadinho "fora", não? :naodigas:

DX2
 
Topo