• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Máquina lavar louça Zanussi ZDF 211

Anistruk

GF Prata
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
256
Gostos Recebidos
1
Viva

Se me pudessem ajudar ficava imensamente agradecido.

Tenho uma Zanussi ZDF 211 que não está a aquecer a água. Já vi o painel de comandos e parece-me estar tudo bem, até porque tem uns fios mais grossos que devem ser os que mandam a energia para a resistência e com a maquina em standbye medem 3/4 V e depois de meter água passam a medir 240V, portanto o comando parece-me estar bom.

Agora a minha duvida é onde está o termostato? Ou o que deva procurar? A resistência já sei onde ela está mas não a consegui medir porque tenho de desmontar a máquina toda para lhe aceder e queria ver primeiro o termostato ou outra coisa mais simples.

Obrigado desde já!

Cumps
 
Última edição:

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
A 1ª coisa a medires é mesmo a resistência. Se estiver boa é abrires o módulo electrónico (n tenho a certeza se esta maq tem módulo) no painel, e veres se tem alguma soldadura do relé danificada. Se tiver módulo n tem termostato tem sondas e estas raramente se estragam...
 

Anistruk

GF Prata
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
256
Gostos Recebidos
1
A 1ª coisa a medires é mesmo a resistência. Se estiver boa é abrires o módulo electrónico (n tenho a certeza se esta maq tem módulo) no painel, e veres se tem alguma soldadura do relé danificada. Se tiver módulo n tem termostato tem sondas e estas raramente se estragam...

Obrigado pela resposta.

A minha máquina tem uma placa tipo estas fotos que estão neste site: Dishwasher Dishlex DX302WB No Hot Water - FixYa

Isto é o modulo eletrónico, certo? Sendo assim tenho mesmo de desmontar a resistência e medir. Que valores deve ela dar?

Cumps
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
No caso em concreto se não der qualquer valor está avariada.
 

Anistruk

GF Prata
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
256
Gostos Recebidos
1
A resistencia é esta:

50280071007_zanussi_dishwasher_heater_element-2.jpg.thumb_600x592_.jpg


Sendo que tem uma ficha encaixada nos 2 pernes que estão em cima. É aí que tenho de medir apenas num deles e no chassi da maquina?

Cumps
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Medir os dois pernos onde encaixam os fios com os terminais, se houver continuidade a resistência está boa e então o problema é outro
 
Última edição:

Anistruk

GF Prata
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
256
Gostos Recebidos
1
Medir os dois pernos onde encaixam os fios com os terminais, se houver continuidade a resistência está boa e então o problema é outro

Ora não mede nada, nem em continuidade nem em ohm. Posso comprar uma então certo? Ela é de 2000W, já agora que potencia devia por no multimetro para ver a resistencia dela?

Cumps
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Se encostas as pontas do multimetro na escala de omios e não mede nada então podes comprar uma porque essa está avariada, no entanto se quiseres arranjas um fio com uma ficha e dois terminais ligas os terminais na resistencian e ligas à corrente 2 ou 3 minutos depois desligas e verificas se a resistencia aqueceu, caso negativo uma nova e o assunto está resolvido
 

Anistruk

GF Prata
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
256
Gostos Recebidos
1
Se encostas as pontas do multimetro na escala de omios e não mede nada então podes comprar uma porque essa está avariada, no entanto se quiseres arranjas um fio com uma ficha e dois terminais ligas os terminais na resistencian e ligas à corrente 2 ou 3 minutos depois desligas e verificas se a resistencia aqueceu, caso negativo uma nova e o assunto está resolvido

Acabei de fazer este ultimo teste embora só para aí 1 min, não aqueceu mesmo nada. Será melhor testar mais tempo? Acho que não... já que não mede nada e com corrente tb não aqueceu nada né?

Cumps
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Na escala x1 dos ohms .

1º encosta as pontas do multimetro a ver se dá continuidade
2º encosta as pontas aos 2 terminais deve dar há volta de 26/27 ohms
3º se aí n der nada experimenta a medir na resistência na ponta daquelas barras que vão ligar aos terminais, se aqui n der nada é mesmo a resistência avariada custa perto de 50€

mas por experiência própria estas resistências raramente avariam, como já te referi em cima por norma a avaria nesta máquina é no módulo tal qual está no link que acima colocaste
 

Anistruk

GF Prata
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
256
Gostos Recebidos
1
Na escala x1 dos ohms .

1º encosta as pontas do multimetro a ver se dá continuidade
2º encosta as pontas aos 2 terminais deve dar há volta de 26/27 ohms
3º se aí n der nada experimenta a medir na resistência na ponta daquelas barras que vão ligar aos terminais, se aqui n der nada é mesmo a resistência avariada custa perto de 50€

mas por experiência própria estas resistências raramente avariam, como já te referi em cima por norma a avaria nesta máquina é no módulo tal qual está no link que acima colocaste

Já testei em todo o lado e até lhe liguei 220V directos ela não aquece nada. Vou apostar na resistencia para já.

Obrigado a todos pela ajuda, depois dou noticias como ficou.

Cumps
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Se é como dizes, não precisas de apostar pois não há dúvidas de que a resistencia está avariada, apesar de como diz o colega que raramente avariam mas o facto é que avariam, já substitui várias
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Se é como dizes, não precisas de apostar pois não há dúvidas de que a resistencia está avariada, apesar de como diz o colega que raramente avariam mas o facto é que avariam, já substitui várias

claro que avariam, mas aí em cada 100 avarias deste tipo 99 são no módulo, pelo menos as que aqui me aparecem... e basta pesquisar um pouco na net onde as referências ás avarias no módulo são mais que frequentes!
 

pelito

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2007
Mensagens
109
Gostos Recebidos
0
Sendo essa resistência da foto, reparei que ela tem o termico (termostacto) de protecção por baixo da ficha, em principio foi esse termico que abriu devido ao excesso de temperatura, talvez provocado por muita espuma.
Tenta medir a resistência depois desse termico ( sao os 2 terminais juntos em que 1 deles tem aquele arame), se esta der continuidade, entao a avaria vem do termico, neste caso tenta rearma-lo, colocando a deristência no congelador cerca de 2 horas, para que as temperaturas negativas façam o termico rearmar.:espi28:
Depois disto tudo deves medir novamente nos terminais da ficha.
Depois diz qualquer coisa.

Cumps
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
claro que avariam, mas aí em cada 100 avarias deste tipo 99 são no módulo, pelo menos as que aqui me aparecem... e basta pesquisar um pouco na net onde as referências ás avarias no módulo são mais que frequentes!

Por acaso não ando a pesquisar este tipo de avarias na net e até acredito que a maior parte das avarias aconteçam nos módulos o que efectivamente é um facto, mas no meu caso já substitui várias e todas do grupo electrolux que inclui aeg, zanussi e electrolux.
De qualquer dos modos não estava a pôr em causa o que o colega disse pois como sabe não há nada que não avarie embora determinados componentes raramente avariem
cumprimentos
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Por acaso não ando a pesquisar este tipo de avarias na net e até acredito que a maior parte das avarias aconteçam nos módulos o que efectivamente é um facto, mas no meu caso já substitui várias e todas do grupo electrolux que inclui aeg, zanussi e electrolux.
De qualquer dos modos não estava a pôr em causa o que o colega disse pois como sabe não há nada que não avarie embora determinados componentes raramente avariem
cumprimentos

claro isto somos nós a falar das nossas experiências!

abraço
 

Anistruk

GF Prata
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
256
Gostos Recebidos
1
Sendo essa resistência da foto, reparei que ela tem o termico (termostacto) de protecção por baixo da ficha, em principio foi esse termico que abriu devido ao excesso de temperatura, talvez provocado por muita espuma.
Tenta medir a resistência depois desse termico ( sao os 2 terminais juntos em que 1 deles tem aquele arame), se esta der continuidade, entao a avaria vem do termico, neste caso tenta rearma-lo, colocando a deristência no congelador cerca de 2 horas, para que as temperaturas negativas façam o termico rearmar.:espi28:
Depois disto tudo deves medir novamente nos terminais da ficha.
Depois diz qualquer coisa.

Cumps

Já medi mesmo nas pontas da resistencia e nada...
 

Anistruk

GF Prata
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
256
Gostos Recebidos
1
claro que avariam, mas aí em cada 100 avarias deste tipo 99 são no módulo, pelo menos as que aqui me aparecem... e basta pesquisar um pouco na net onde as referências ás avarias no módulo são mais que frequentes!

Sim, pelas minhas pesquisas inicias eram mesmo a placa do modulo com algum ponto de soldadura rebentado, nestas maquinas era o mais comum. Desmontei a placa da minha e parece estar tudo impec.

Ora a resistencia a nao dar continuidade nem dar para medir nada está queimada, não digo que não tenha mais nada estragado mas a resistencia está. Sendo que é o componente mais barato (em relação ao modulo) vou por agora comprar a resistencia.

Obrigado por tudo!

Cumps
 

pelito

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2007
Mensagens
109
Gostos Recebidos
0
Não ha duvida que é a resistência, por vezes essas resistências, afastam-se do tubo de inox, o que provoca um sobreaquecimento da mesma, e que a leva a abrir.

Em principio, não esta mais nada avariado, mas qualquer coisa apita.

cumps
 

Anistruk

GF Prata
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
256
Gostos Recebidos
1
Não ha duvida que é a resistência, por vezes essas resistências, afastam-se do tubo de inox, o que provoca um sobreaquecimento da mesma, e que a leva a abrir.

Em principio, não esta mais nada avariado, mas qualquer coisa apita.

cumps

Ora para tirar todas as duvidas fiz um ultimo teste:

Liguei 2 fios na resistência porque era impossível conseguir chegar a ela quando está montada, nesses 2 fios liguei o multímetro,voltei a monta-la no sitio e fiz um programa de lavagem.

Chegam lá os 220V mas não aquece, não há agora duvidas que é mesmo só da resistência!

Cumps
 
Topo