• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Um recetor TDT com modulador a enviar sinal para várias TV´s

ferreirajmc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 25, 2008
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Boa a todos.
Antes de mais dizer que já procurei imenso pelo forum e por outros e, embora veja coisas semelhantes, não consigo ficar esclarecido.

A minha situação é a seguinte:


Antena Uma saída
Exterior + Amplificador + par cada tv
(UHF/VHF) (7 tv´s)

Já comprei um recetor TDT (sem modulador) e apanho na perfeição os 4 canais.
Como não quero estar a comprar vários receptores (um para cada tv) e porque são pouco usadas, pretendia comprar apenas mais um e colocar na sala. Depois o canal que colocar na sala é enviado para todas as outras tv, ficando as restantes apenas com "um cana" (que seria sintonizado).
A minha questão e pelo que já li é se comprar o recetor Iberosat 5000 (por exemplo) que vem com modulador incluido, como faço a ligação para obter o que pretendo.

Será a ligação desta forma: ligar o recetor via scart à tv da sala e a outra saída RF por cabo coaxinal também à tv da sala e com isto fica o sinal injetado por toda a rede ou tenho de colocar um novo cabo coaxinal da saída do recetor ao amplificador (que está no sotão).

Segunda questão: depois de isto estar a funcionar da forma que pretendo, se por ventura adquirir um novo receptor e pretender colocar numa das outras tv, o mesmo funcionará normalmente ou terei de fazer aguma mudança?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
ou tenho de colocar um novo cabo coaxial da saída do receptor ao amplificador?
Não percebi pela tua explicação se tens um amplificador exterior e um alimentador ou se tens um amplificador de vivenda. Em todo o caso é o que está na citação que tens que fazer.

Segunda questão: depois de isto estar a funcionar da forma que pretendo, se por ventura adquirir um novo receptor e pretender colocar numa das outras tv, o mesmo funcionará normalmente ou terei de fazer aguma mudança?
Desde que tenhas o sinal digital a ser distribuído por toda a instalação não deve haver qualquer problema.

DX2
 
Última edição:

sotam

GF Prata
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
208
Gostos Recebidos
0
Boas
1ª-situação, com o iberosat 5000 e outros é possivel difundir sinal por toda a casa, vendo em todos TV o mesmo canal e nem precisa de cabo scart.
envias de RF out um cabo ao amplif e ligas em UHF.
2ª-também não há problemas
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Para o que queres basta enviar outro cabo desde a saída do modulador até ao amplificador e ligar a uma entrada UHF.

Para mim a ligação ideal é esta. Eu tenho assim com a Meo e a Parabólica. Tenho 2 canais RF + digital em toda a casa.

distribuição.jpg
 

ferreirajmc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 25, 2008
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Obrigado a todos pelo esclarecimento.
O esquema ajuda bastante.

Perguntei se tinha mesmo de colocar um novo cabo coaxinal entre a saída do modulador até ao amplificador, porque ouvi dizer que o modulador enviava sinal de um forma bidirecional e se assim fosse não seria necessário o tal cabo, até porque colocar um cabo não dá muito jeito.

Haverá outra forma de resolver a minha situação sem ter de colocar um cabo, é que não queria andar a fazer furos e não passa mais cabos na instalação que lá existe.
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Obrigado a todos pelo esclarecimento.
O esquema ajuda bastante.

Perguntei se tinha mesmo de colocar um novo cabo coaxinal entre a saída do modulador até ao amplificador, porque ouvi dizer que o modulador enviava sinal de um forma bidirecional e se assim fosse não seria necessário o tal cabo, até porque colocar um cabo não dá muito jeito.

Haverá outra forma de resolver a minha situação sem ter de colocar um cabo, é que não queria andar a fazer furos e não passa mais cabos na instalação que lá existe.

Efectivamente o esquema feito pelo user t0nito é a situação ideal, se não passa outro cabo podes recorrer a um cabo mais fino e colocar dois cabos um pouco mais finos.
Mas como não te dá jeito passar outro cabo vou deixar aqui uma sugestão para experimentar pois não te garanto que vá funcionar na perfeição. Se o cabo existente no local do receptor com modulador vai para junto do amplificador, utiliza esse cabo para ligar da saída RF do TDT a uma entrada UHF do amplificador.
Para teres sinal TDT na entrada do receptor TDT coloca uma derivação nesse cabo junto ao receptor e liga também à entrada. Acredito que, se o sinal na antena for suficientemete forte passe de uma entrada de UHF para a outra e assim chegue ao receptor TDT.
Já tive uma instalação em que não foi possível retirar o cabo para colocar um segundo cabo e fiz como descrito acima e funcionou na perfeição. A diferença é que foi para distribuir o sinal de um receptor satélite e foi na era do analógico.
Boa sorte.
 
Topo