• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Curiosidades da TDT (1): Cabo amolgado

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não, não estou a fazer pouco da pequena gaffe cometida pela amiga angelblue no outro tópico.:Smiling:

Na semana passada fui alterar uma antena cuja instalação tinha sido feita por outrém e que tem um ramal aéreo para um anexo, dentro dum tubo suspenso por um arame. Depois do trabalho feito, o sinal nesse anexo tinha parâmetros de quantidade e qualidade mais do que suficientes para os aparelhos funcionarem em condições.
Ligo um dos receptores que o cliente tinha a funcionar noutra TV dentro de casa e ausência completa de sinal! Fui ao sótão medir o sinal no splitter de onde sai o tal ramal para o anexo e sinal em condições. Peguei noutro receptor que está noutra TV da casa, levei-o ao anexo e nada também. Bem, descartei logo a hipótese de ser dos receptores porque ambos funcionam bem na casa. No entanto os valores que o medidor me apresentava contrariavam o comportamento de ambos os receptores no anexo. Apesar da falta de lógica da situação, resolvi substituir o cabo. Quando abro o telhado para ver porque é que o cabo antigo ia para dentro do sótão e voltava a sair (?) deparo-me com o cabo completamente trincado e amolgado, a servir de trinco ao arame de sustentação do tubo!
Claro que depois de trocar o cabo ficou tudo a funcionar mas tudo indicava que o cabo estaria bom, a julgar pelos valores medidos pelo medidor.

É mais uma que fica para a história.

DX2
 
Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
É caso para dizer que esse cabo não é homologado mas sim omolgado
 

raposo_744

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2008
Mensagens
416
Gostos Recebidos
0
just in case




review-very-good.gif
 
Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Não, não estou a fazer pouco da pequena gaffe cometida pela amiga angelblue no outro tópico.:Smiling:

Na semana passada fui alterar uma antena cuja instalação tinha sido feita por outrém e que tem um ramal aéreo para um anexo, dentro dum tubo suspenso por um arame. Depois do trabalho feito, o sinal nesse anexo tinha parâmetros de quantidade e qualidade mais do que suficientes para os aparelhos funcionarem em condições.
Ligo um dos receptores que o cliente tinha a funcionar noutra TV dentro de casa e ausência completa de sinal! Fui ao sótão medir o sinal no splitter de onde sai o tal ramal para o anexo e sinal em condições. Peguei noutro receptor que está noutra TV da casa, levei-o ao anexo e nada também. Bem, descartei logo a hipótese de ser dos receptores porque ambos funcionam bem na casa. No entanto os valores que o medidor me apresentava contrariavam o comportamento de ambos os receptores no anexo. Apesar da falta de lógica da situação, resolvi substituir o cabo. Quando abro o telhado para ver porque é que o cabo antigo ia para dentro do sótão e voltava a sair (?) deparo-me com o cabo completamente trincado e amolgado, a servir de trinco ao arame de sustentação do tubo!
Claro que depois de trocar o cabo ficou tudo em condições mas tudo indicava que o cabo estaria bom, a julgar pelos valores medidos pelo medidor.

É mais uma que fica para a história.

DX2

Afinal um medidor não resolve todos os problemas. Experiência e conhecimento ajudam muito.
Não entendo como é que o medidor apresentava valores aceitáveis quando os receptores TDT davam ausência de sinal.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Afinal um medidor não resolve todos os problemas. Experiência e conhecimento ajudam muito.
Não entendo como é que o medidor apresentava valores aceitáveis quando os receptores TDT davam ausência de sinal.

A experiência que tenho sobre medidores é que pelo menos alguns são enganosos, porque os valores de medidor para medidores não são iguais em todos

Já aqui tive 2 medidores a ler o mesmo sinal e estou á espera de medir com um outro

Tinha uma boa ideia do promax e o primeiro contacto que tive com um fiquei decepcionado. Tenho um LCD LG a funcionar corretamente (nivel 6% qualidade instavel entre 10 a 70%) e o promax nem consegue ler os sinais, o satlink da-me 41 dbuv s/r 21 db, ber 3.0E-3. Daqui a algum tempo vou ter hipotese de medir com um televes depois vou informar resultados


A minha marca preferida de medidores é agilent technologies (multimetros, frequencimetros etc) no entanto em medidores de campo não conheço

Noutros foruns já ouvi dizer bem dos franceses sefran e dos italianos unaohm e alemaes satcatcher


Mas cá pra mim os rolls roice de medição deve ser Rohde & Schwarz

Eu não compreendo é porque são tão caros
 
Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
A experiência que tenho sobre medidores é que pelo menos alguns são enganosos, porque os valores de medidor para medidores não são iguais em todos

Já aqui tive 2 medidores a ler o mesmo sinal e estou á espera de medir com um outro

Tinha uma boa ideia do promax e o primeiro contacto que tive com um fiquei decepcionado. Tenho um LCD LG a funcionar correctamente embora com sinal baixo e qualidade instável e o promax nem consegue ler os sinais, o satlink da-me 44 dbuv s/r 23 db, ber 2.0E-3. Daqui a algum tempo vou ter hipotese de medir com um televes depois vou informar resultados

Realmente não entendo como isso é possível, a menos que o Promax esteja avariado.
No meu caso vou-me contentando com o programa digimax e uma pen TDT. Funciona muito bem, embora com as limitações que são conhecidas. Para melhorar o seu desempenho vou pedir emprestado um medidor, comparar valores e fazer uma escala de conrespondencia, assim poderei quantificar aproximadamente o nível de sinal que estou a medir.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Realmente não entendo como isso é possível, a menos que o Promax esteja avariado.
No meu caso vou-me contentando com o programa digimax e uma pen TDT. Funciona muito bem, embora com as limitações que são conhecidas. Para melhorar o seu desempenho vou pedir emprestado um medidor, comparar valores e fazer uma escala de conrespondencia, assim poderei quantificar aproximadamente o nível de sinal que estou a medir.

Não estava avariado porque numa outra antena que na LG dava 30% nivel já lia os valores, o problema dele é a dureza do tuner
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Mas cá pra mim os rolls royce de medição deve ser Rohde & Schwarz

Eu não compreendo é porque são tão caros
Para ti e para toda a gente. São caros porque são bons. Não me importava nada de ter um. :)

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Afinal um medidor não resolve todos os problemas. Experiência e conhecimento ajudam muito.
Não entendo como é que o medidor apresentava valores aceitáveis quando os receptores TDT davam ausência de sinal.
Para mim não se trata de alguma falha do medidor mas sim de algum parâmetro que ele não mede e que afecta o stream digital, como impedância alterada. Digo isto porque ontem voltei a casa do tal cliente porque ele comprou um LED para substituir a TV da cozinha que estava avariada, e depois de o instalar a imagem tinha muitas paragens, apesar de, mais uma vez, os valores indicados pelo medidor serem mais do que suficientes para aquilo não acontecer. O cabo parecia de boa qualidade e não apresentava qualquer estrangulamento ou corte no seu percurso. Tirei a ficha da televisão e deparei-me com cabo de 50 Ohm! Cabo substituido, problema resolvido.

DX2
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigos isso tambem acontece pelo menos a mim já aconteceu, nas fichas do tv já existente, a malha a oscilar e muito perto do fio interior, posto tudo como deve ser ou substituida o problema fica resolvido , eu por norma perco mais um pouco de tempo mas faço vistoria de todas as ligações do cabo e distribuição caso já esteja feita para mais tarde não ter surpresas .
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O problema não era a ficha, era o cabo.
Eu não costumo substituir material "só porque" (como fazem muitos "artistas" que por aí andam), ainda mais quando o medidor me dava valores perfeitamente normais, dentro dos resultados esperados para o cálculo do sinal captado, amplificação, perdas de distribuição e de cabo, e para não encarecer desnecessariamente o trabalho, visto que ainda era um comprimento de cabo assinalável. Acabei por ter que substituir o do anexo e o da cozinha mas pelos motivos que apontei acima, não por ter olhado para os cabos e pensar "é velho, mete-se novo".

DX2
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Eu tambem não substituo cabo só por substituir, por isso faço vistoria se a malha não estiver em condições como já me aconteceu, a malha a desfaser-se ai sim sai fora.
 
Topo