• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pedido de Ajuda para esquema de maquina de transporte de alvos a 10mt.

simoes007

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 11, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boas Tardes, venho por este meio pedir ajuda a quem me possa ajudar num esquema que ando a tentar realizar. É o seguinte: pediram-me para ver se conseguia fazer uma maquina que transporte os alvos a uma distancia de 10 mt. Para isso a maquina teria dois botões um para cada sentido. Estando o alvo no local mais afastado do atirador, e sendo primido o botão para aproximar o alvo, este deveria parar junto do atirador. Clicando no outro botão o alvo se afastaria até a posição inicial. Eis um exemplo:
el3.jpg
Queria pedir ajuda para realizar a parte eletrica que se encontra dentro da caixa, como podem observar só existe "fios eletrico" do lado da caixa, não sabendo como fazer para o alvo parar do lado oposto. Obrigado pelas respostas.
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Boas

Se possível explica isso melhor.
1º A parte móvel é qual, a central? a caixa não mexe? e a peça final também não?
2º Qual é a voltagem de alimentação?
3º O que é metálico ou plástico.
4º A peça móvel funciona sobre que material?

Só para dar uma ideia do que é preciso saber entre outras coisas.

Cumps.
 

simoes007

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 11, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
P.S.

Olha vou colocar umas imagens para ver se te tiro algumas das duvidas:
Ver anexo 101591Ver anexo 101592Ver anexo 101593
Como vês a caixa é fixa e onde encosta o alvo tb é fixo, a unica parte movel é a peça que transporta o alvo, e essa pode ser de metal ou plastica. De qualquer forma eu já tenho o sistema montado, mas falta a parte de controle. Mais uma coisa, a alimentação do motor é 12V e alimentado por uma bateria por causa da corrente de consumo que é de quase 2A. Abraços
 
Última edição:

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Bem a peça móvel é metálica e funciona sobre fios metálicos?
 

simoes007

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 11, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
A peça é metalica ou plastica, mas os fios são em nylon. Tem dois, os laterais que são fixos(são guias para a peça) e o central anda em duas roldanas, uma no motor e outra na outra ponta é a que move o alvo.
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
O control da máquina é estilo manipulo tem quantas ligações 4 ou 3?
 

simoes007

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 11, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
O que eu queria fazer só tem dois botões, um para fazer o alvo vir para perto do atirador e outro para se afastar.Ver anexo 101594
Exemplo deste que é na carreira de tiro de Jamor, lisboa.
Neste caso a bandeija do alvo é em plastico, mas é igual. O funcionamento de todas as maquinas que tenho visto na net é sempre igual.
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Bom com 2 botóes terá 4 ligações, e isso seria uma coisa simples tipo eletromecanico ou mais elaborado?
Eletromecanico é relactivamente simples depois de pensar um pouco, também pode ser mais elaborado com sensores obrigando isso a placas electrónicas e muitos mais componentes.
 

simoes007

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 11, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Pois a ideia era o atirador fazer o disparo, depois carregava uma vez no botão e o alvo vinha até a beira dele, parando sozinho, de seguida o atirador mudava o alvo, carregava no outro botão e o alvo deslocava-se até ao final do percurso parando encostado a parede. Para isso teria de ter fins de curso, só que teria de ser tudo do lado da maquina, da caixa perto do atirador. Já que não passa fios eletrico para o outro lado, para a parede. Era esse esquema eletrico que queria construir. Em bancada eu já coloquei a plataforma do alvo a andar. Tenho um motor a 12V CC, que ligando a uma bateria ele move o alvo para um lado e para o outro, caso inverta a polarização. precisava de um circuito que fizesse o deslocamento do alvo só com o premir de um botão, e inverta a alimentação e faça o contrario para trazer o alvo de volta. Abraço
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Eletromecanico é mais fácil de fazer e mais barato.
Vou ver se hoje tenho um bocado de tempo e assim que tiver alguma coisa viável eu ponho aqui, mais que não seja a ideia geral e depois logo se melhora ou não o brinquedo.

Cumps.
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Boas

Assim de repente parece que funciona, mas pode precisar de alguns acertos.
Atenção á posição dos microswitchs, e nestes tem de se adaptar as patilhas, que são acionadas pela correia que desloca o alvo.
Acho que dá para perceber, mas se for preciso diz qualquer coisa.
Atenção aos relés que são comutadores duplos, cuidado com as ligações, pois ao alimentar isso com bateria a corrente em caso de curto circuito é muito alta.
Isto funciona do seguinte modo:
Só funciona um botão de cada vez comandado pelos microswitchs, a afinação dos microswitchs é a parte fundamental.
O funcionamento é automático e comandado pelo movimento do alvo, é possivel tirar a ligação do contacto do relé á bobina do mesmo ficando assim o control manual.

O ESQUEMA

Control.jpg

Cumps.
 
Topo