• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Medidor de Campo - Escolha acertada

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Finalmente, rendo-me às evidências e resolvi adquirir um Medidor de Campo.

Depois de alguma pesquisa considerei três ou quatro hipoteses todas elas abaixo dos 400 euros, pois no meu caso, como não é para uso profissional está fora de hipotese gastar mais dinheiro.

1º - Digiar Pro. Parece-me que tem todas as funções básicas necessárias para se fazer um bom serviço.

2º - Iberosat MT600 ou MT800. Por um pouco mais de investimento, além de Medidor pode ser usado para ver televisão. Mas tenho algumas dúvidas se mede todos os parâmetros que mede o Digiar Pro.
O MT800 parece que a única diferença é captar também canais HD.

3º - Sat-Link WS-6905. Embora só permita visualizar canais mpeg2, se funcionasse como medidor para mpeg4 poderia ser uma opção atendendo ao preço bastante mais acessível.
No entanto parece-me que não mede valores de MER, BER, etc. Julgo que se trata de um simples televisor portátil de reduzidas dimensões.

Agradeço as vossas opiniões. Principalmente de quem conhece estes aparelhos.

Se alguém conhece outros equipamentos para esta gama de preços agradeço também que os indique.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Já te dei minha opinião. Tirando o Sat-Link, porque não é adequado para cá, entre os outros dois a escolha recai sem dúvida alguma sobre o Digiair Pro. Parece um medidor simples e básico mas não conheço mais nenhum desta gama de preços que tenha possiblidade de alimentar amplificadores de 12V e 24V e que tenha medição de MER e display da constelação.
O Iberosat tem um écrã a cores, uns ícones muito giros (parece que tem um SO), mas tem botões a mais para tão poucas e demasiado básicas funções.

Ainda não percebi porque é que os fabricantes perdem tempo a pôr os medidores a dar imagem. Para além de os tornar mais caros é uma completa inutilidade. Como toda a gente sabe, não é pela imagem que se sabe se o sinal está em condições ou não. Para saber isso basta um display básico com barras e dígitos como têm alguns dos melhores medidores, tais como os da Unaohm e da Promax.

DX2
 
Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Finalmente, rendo-me às evidências e resolvi adquirir um Medidor de Campo.

Depois de alguma pesquisa considerei três ou quatro hipoteses todas elas abaixo dos 400 euros, pois no meu caso, como não é para uso profissional está fora de hipotese gastar mais dinheiro.

1º - Digiar Pro. Parece-me que tem todas as funções básicas necessárias para se fazer um bom serviço.

2º - Iberosat MT600 ou MT800. Por um pouco mais de investimento, além de Medidor pode ser usado para ver televisão. Mas tenho algumas dúvidas se mede todos os parâmetros que mede o Digiar Pro.
O MT800 parece que a única diferença é captar também canais HD.

3º - Sat-Link WS-6905. Embora só permita visualizar canais mpeg2, se funcionasse como medidor para mpeg4 poderia ser uma opção atendendo ao preço bastante mais acessível.
No entanto parece-me que não mede valores de MER, BER, etc. Julgo que se trata de um simples televisor portátil de reduzidas dimensões.

Agradeço as vossas opiniões. Principalmente de quem conhece estes aparelhos.

Se alguém conhece outros equipamentos para esta gama de preços agradeço também que os indique.


Parecido com ws6905, conheço o satlink ws6909 (este tem a vantegem de satelite) que nao mede MER mas mede BER, no entanto não tem muita precisão nos valores
Tambem conheço o televes h45 mas este equipamento é muito bom e caro
Conheço um instalador que vende um rover master stc pelo preço da factura menos o iva, novo na caixa
Já vi um promax a trabalhar e não gostei, não media sinais em que numa lg estava a funcionar embora com sinais muito baixos
Bons tambem deve ser os satcacher mas não tens com mpeg4
os sefran há com mpeg4 mas o preço é muito elevado
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Sem ser o Digiair Pro e o MT600, o único medidor que experimentei foi o Unaohm T40 A Plus. É realmente bom mas tem alguns "senãos": só dá para alimentar amplificadores a 5V, não tem indicação da constelação, é preciso muita ginástica de dedos para aceder às funções e custa à volta de 1500€!

DX2
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Sem ser o Digiair Pro e o MT600, o único medidor que experimentei foi o Unaohm T40 A Plus. É realmente bom mas tem alguns "senãos": só dá para alimentar amplificadores a 5V, não tem indicação da constelação, é preciso muita ginástica de dedos para aceder às funções e custa à volta de 1500€!

DX2

Salvo erro a unahom é que fornece equipamentos á ikusi
 
Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Ontem tive a oportunidade de experimentar um MT600, e realmente ficou aquém das minhas espectativas.

Parece mais um mini-televisor do que um medidor de campo.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Off-topic: Eh pá, deixa-me dar-te os parabéns pela tua subida de posto. Só agora é que reparei. Bem-vindo à "terceira idade". :Espi06:

DX2
 

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Mensagens
115
Gostos Recebidos
0
No que toca a medidores só trabalhei com o promax prodig 5 que agora até está emprestado mede tudo: DVB-S, DVB-C, Analógico DVB-T em mpeg2, é bom para afinar as antenas da tdt portuguesa ja que mede o sinal embora não o descodifique e também satélite claro.... Neste momento uso o H45 compact a televes e é o meu "fiel amigo" das instalações mede tudo o que é preciso faz leitura de ecos, espectro, MER, BER´s, POT, C/N consteleções.... para alem de fazer DVB-S2 e cabo.... O contra é que são equipamentos muito caros recomendados apenas para quem faz da instalação de antenas vida... No entanto para quem gosta de "biscatar" na TDT o Digiair é um bom equipamento.... melhor que esses "iberosat"
 

otrebor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Eu tenho o Iberosat mt800, e ao contrário do que alguém disse, ter imagem é uma grande mais valia. Eu sou instalador e sei do que falo. Tentem lá mostrar a um cliente teimoso, que o problema está na TV ou receptor, mostrando-lhe apenas barrinhas, BERes e MERes, se não ver imagem não acredita. Já me aconteceu várias cenas destas quando tinha o primeiro da Iberosat, que já não me lembro do modelo.
Já me serviu para provar que estava tudo ok em casas novas que não tinham TVs instaladas. Sem imagem, muito dificilmente o cliente acredita que está tudo ok.
 
Última edição:

otrebor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Eu tenho o Iberosat mt800, e ao contrário do que alguém disse, ter imagem é uma grande mais valia. Eu sou instalador e sei do que falo. Tentem lá mostrar a um cliente teimoso, que o pronlema está na TV ou receptor, mostrando-lhe aprnas barrinhas, BERes MERes, e não ver imagem não acredita. Já me aconteceu várias cenas destas quando tinha o primeiro da Iberosat, que já não me lembto do modelo.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu tenho o Iberosat mt800, e ao contrário do que alguém disse, ter imagem é uma grande mais valia. Eu sou instalador e sei do que falo. Tentem lá mostrar a um cliente teimoso, que o problema está na TV ou receptor, mostrando-lhe apenas barrinhas, BERes e MERes, se não ver imagem não acredita. Já me aconteceu várias cenas destas quando tinha o primeiro da Iberosat, que já não me lembro do modelo.
Já me serviu para provar que estava tudo ok em casas novas que não tinham TVs instaladas. Sem imagem, muito dificilmente o cliente acredita que está tudo ok.
E se o sinal tiver problemas, como é que sabes qual é a causa sem leituras de BER e MER? É que sem sinal em condições nem imagem tens no MT800 para mostrar ao cliente.

DX2
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Obigado pelas vossas opiniões.

Depois de experimentar o MT600 sem dúvida que a escolha ecertada foi para o Digiair Pro mesmo sem o ver e sem o experimentar. Tomei essa decisão a partir dos vossos comentários e de alguns videos que vi no youtube.

Agora tenho algumas dúvidas em relação à interpretação dos valores de Pré BER e Pós BER.

Sei que as barras devem estar mais à direita possível, mas não percebi muito bem o significado de por exemplo Pré BER 1.4E-02 ou de Post BER 1.8E-05

Se alguém puder ajudar agradeço.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Agora tenho algumas dúvidas em relação à interpretação dos valores de Pré BER e Pós BER.

Sei que as barras devem estar mais à direita possível, mas não percebi muito bem o significado de por exemplo Pré BER 1.4E-02 ou de Post BER 1.8E-05
O Pre BER indica a quantidade de bits errados por quantidade de bits correctos do sinal que a antena recebe, antes da correcção viterbi. O valor à esquerda do hífen é a quantidade bits errados e o valor à direita do hífen indica o número de zeros da unidade de valor dos bits correctos:
01=10
02=100
03=1000
04=10000
05=100000
E por aí fora. Portanto esse valor de Pre BER indica-te que estás a receber um sinal que tem 1.4 bits errados por cada 100 bits certos.

O Post BER indica também a quantidade de bits errados por quantidade de bits correctos mas depois da correcção viterbi. O ideal é ter o valor de >1.0E-08, independentemente do Pre BER. Por vezes só depois de amplificado é que o sinal fica com os valores de Post BER ideais. No teu caso, como o sinal é reflectido, a qualidade pode não melhorar muito com a amplificação.

DX2
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Obigado pelas vossas opiniões.

Depois de experimentar o MT600 sem dúvida que a escolha ecertada foi para o Digiair Pro mesmo sem o ver e sem o experimentar. Tomei essa decisão a partir dos vossos comentários e de alguns videos que vi no youtube.

Agora tenho algumas dúvidas em relação à interpretação dos valores de Pré BER e Pós BER.

Sei que as barras devem estar mais à direita possível, mas não percebi muito bem o significado de por exemplo Pré BER 1.4E-02 ou de Post BER 1.8E-05

Se alguém puder ajudar agradeço.

Isso é os Bits errados em cada X

por exemplo
Post BER 1.8 E-05
quer dizer que em cada 100000 bits, 1.8 são considerados errados
e um Pre BER 1.4E-02 significa que em cada 100 Bits, 1.4 são errados (ou 14, agora já nem sei:D)
a barra do Pre ber começa a aparecer penso que a partir de 5.3 E03
Considera que o snr, é a diferença entre o sinal total e o ruido
se tens um sinal com 70dbuv, e snr 28, 70-28 = 42db
ou seja, amplificar isto, é para esquecer logo!

agora se tiveres 28 de snr, num sinal baixo, o sinal é muito mais puro!
Agora se tiveres um sinal por exemplo, até 60dbuv, e snr 30db, é um bom resultado
agora se tiveres um sinal de prai 54dbuv e snr >31, não é bom, é exelente!

em tomadas para receptores, eu costumo guiar-me entre os 50 e os 65dbuv, (há recetores que aceitam mais que 65dbuv, e outros que funcionam com menos que 50, mas dentro destes, funciona tudo) ou seja, após o sinal, consideras a instalação, as perdas dos spliters (normalmente já vêm marcadas) e fazes as contas a que amplificador colocas. E no final, se o sinal for exagerado, baixar o atenuador no amplificador (para atenuar) para baixar o nivel total, mas mantendo o snr, quando vires o snr a baixar na tomada, alto, sobe um bocadinho o potenciómetro.

Acho que o que disse não está errado, é assim que me costumo basear
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Está quase tudo certo mas há algumas considerações a fazer:

- Não se deve ligar muito ao Post BER porque nem todos os receptores desmodulam da mesma forma que o medidor. O que interessa mesmo é o SNR, o Pre BER e, nalguns casos, o MER.
- Se tiveres 75, 80 ou 90 dBuV nas tomadas e os equipamentos funcionarem bem, não vale a pena atenuar nada. A atenuação do sinal de entrada no amplificador só vai fazer aumentar o ruído do sinal. É preferível fazeres as contas de modo a que tenhas um amplificador que te dê menos sinal na distribuição do que andar a atenuá-lo.

DX2
 

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,137
Gostos Recebidos
78
amigos o tema aqui é este, medidores qual esclher eu escolho este muito bom e é com que trabalho nao tenho razao de queixa
 

Anexos

  • show_image_in_imgtag.jpeg
    show_image_in_imgtag.jpeg
    10.7 KB · Visualizações: 210

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Caros DX2 e zelog, muito obrigado pelas vossas explicações. Muito bem explicado. Já tinha lido alguma coisa sobre a matéria mas tinha ficado com algumas dúvidas, agora está tudo esclarecido.
 

jerfape

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2007
Mensagens
123
Gostos Recebidos
0
Boas
Também vou investir alguns € num medidor, mas teria de ser um combo tdt+sat se também fizer cabo melhor.
Que me aconselham ?
Poderia gastar por volta dos 1000€ mais ou menos.
Agradecia ajuda para não fazer asneira.
cumps
Jerfape
 
Topo