• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ora aí está a explicação para o aparecimento de novos canais

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eis a explicação para o aparecimento de novos canais

"Por deliberação de 18 de maio de 2012, a ANACOM decidiu atribuir à PT Comunicações S. A. (PTC) uma licença temporária de rede, pelo prazo de 180 dias, constituída por três estações, a qual deve estar implementada até 25 de maio de 2012, com as características e nos termos definidos.

TDT - licenciamento temporário de rede

Fruto da permanente monitorização realizada pelo ICP-ANACOM à rede TDT e ao acompanhamento de todas as situações que lhe são reportadas, tem sido possível esclarecer dúvidas residuais que, por uma ou outra razão, ainda persistem e identificar a necessidade de a PT Comunicações, S.A. (PTC), enquanto operador da rede, proceder a alguns ajustamentos técnicos pontuais.

É natural que, após a migração massiva da população para a TDT, se proceda à otimização da rede por alguns meses até que se atinja o ponto de total estabilização.

No entanto, entre os dias 10 e 16 de maio foram detetados alguns problemas de auto interferência que, pese embora tenham afetado uma parte residual da população já adaptada para receber o sinal de televisão por via terrestre, impediram a visualização dos quatros canais de acesso gratuito por períodos demasiado prolongados.

De imediato o ICP-ANACOM solicitou ao operador da rede que apresentasse uma solução técnica para resolver o problema no mais curto espaço de tempo possível, para que ninguém ficasse privado de aceder ao serviço de televisão de acesso não condicionado livre.

Verificada a validade técnica da solução proposta para a prossecução dos objetivos em causa, a qual passa pela utilização temporária de alguns canais radioelétricos adicionais, entretanto disponíveis na sequência da cessação das emissões de radiodifusão televisiva analógica (switch-off), enquanto, em paralelo, a PTC procede à otimização técnica da rede TDT, o ICP-ANACOM decidiu aceitar a implementação dessa solução na estrita defesa do interesse público associado ao acesso de 100% da população ao serviço de televisão em sinal aberto.

Sendo certo que atualmente o problema já não se faz sentir com a mesma intensidade, entendeu-se urgente a sua resolução para evitar que se pudesse repetir, pelo que o ICP-ANACOM deliberou, a 18 de Maio de 2012, o seguinte:

1. Atribuir à PTC uma licença temporária de rede, pelo prazo de 180 dias, constituída por 3 estações, a qual deve estar implementada até ao próximo dia 25 de maio, nos seguintes termos:

a) Emissor de Monte da Virgem: canal 42 (638-646 MHz);

b) Emissor da Lousã: canal 46 (670-678 MHz);

c) Emissor de Montejunto: canal 49 (694-702 MHz).

2. Determinar que a máxima potência aparente radiada (PAR) de cada estação, referida no número anterior, deve ser de 10 kW.

3. Determinar à PTC a apresentação ao ICP-ANACOM, no prazo de 15 dias, os seguintes elementos relativos a cada estação:

a) Coordenadas geográficas (WGS84);

b) Altura da antena;

c) Diagrama de radiação da antena;

d) Indicação da PAR a utilizar.

4. Determinar à PTC a otimização das características técnicas da rede suportada no canal 56, tendo em vista uma diminuição efetiva das zonas de auto interferência, com carácter prioritário nas zonas não abrangidas pela cobertura da rede cujo licenciamento temporário é atribuído na presente decisão.

5. Determinar à PTC, para efeitos do número anterior, o envio mensal ao ICP-ANACOM de um relatório com indicação das alterações das características técnicas efetuadas na rede, tendo em vista a diminuição das potenciais zonas de auto interferência, indicando igualmente as zonas onde é garantido um incremento da relação Sinal/Ruído (S/N) face à situação anterior.

6. Determinar à PTC a concretização, o mais tardar até à data da efetiva implementação pela PTC da rede referida no n.º 1, dos procedimentos adequados a eliminar os custos em que os utilizadores incorram para fazer a adaptação à rede agora licenciada, os quais devem ser comunicados ao ICP-ANACOM.

7. Determinar à PTC a concretização, o mais tardar até à data da efetiva implementação pela PTC da rede referida no n.º 1, de um plano de comunicação aos utilizadores de TDT afetados, adequado a divulgar a informação necessária decorrente da entrada em funcionamento da rede agora licenciada, o qual deve ser comunicado ao ICP-ANACOM."

In anacom.pt

DX2
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Nesta secção? Onde? Não vi nenhum tópico aberto sobre este assunto.

DX2
 

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
433
Gostos Recebidos
0
Queria dizer não vejo este tópico aqui no forum como diz o amigo dx e muito bem saber certa informação.
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Ora bem, aí diz que Montejunto é que está a emitir no canal 49, mas eu estou a agora a receber o 49 qualidade a variar entre 80 a 100% na LG virado para norte! Donde virá?

De notar que o canal 56 de Águeda continua uma m*rda devido à propagação.
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Ora tá-se aqui a passar algo de estranho, eu posso rodar a antena 180º para um lado e para o outro que com mais ou menos qualidade estou sempre a apanhar o canal 49 na mesma e a funcionar. O que poderá significar isto? que estou a receber reflexos de todo o lado?
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Ora tá-se aqui a passar algo de estranho, eu posso rodar a antena 180º para um lado e para o outro que com mais ou menos qualidade estou sempre a apanhar o canal 49 na mesma e a funcionar. O que poderá significar isto? que estou a receber reflexos de todo o lado?

no 56 também recebias reflexos de todo o lado, mas com desfasamentos muito diferentes. como é só 1 emissor no 49, possivelmente o desfasamento dos reflexos é quase nulo. isso está estável no 49?

Ou então, pode o sinal ser suficiente, chegando diretamente ao dipolo, com a antena de lado, para que funcione.

de notar que com apenas 1 emissor em cada frequência, há possibilidade de usar maior potência em cada um deles, do que os que estão no 56
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Ora bem, aí diz que Montejunto é que está a emitir no canal 49, mas eu estou a agora a receber o 49 qualidade a variar entre 80 a 100% na LG virado para norte! Donde virá?

ele pode bem reflectir numa "chapa" de um barraco no cimo da serra e chegar ai abaixo:D
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Boas a todos

A razão desta deliberação da anacom é simplesmente para dar tempo, 6 meses, aos técnicos para resolverem o problema, que como sabemos a continuar e SFN não é fácil de resolver

Já testei o sinal do emissor da Lousã aqui na minha zona canal 46 e em alguns lados é bonzinho, como não tem interferencias é uma solução para este verão
 

rafael_netto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 2, 2012
Mensagens
22
Gostos Recebidos
0
"Por deliberação de 18 de maio de 2012, a ANACOM decidiu atribuir à PT Comunicações S. A. (PTC) uma licença temporária de rede, pelo prazo de 180 dias, constituída por três estações, a qual deve estar implementada até 25 de maio de 2012, com as características e nos termos definidos.

TDT - licenciamento temporário de rede

Fruto da permanente monitorização realizada pelo ICP-ANACOM à rede TDT e ao acompanhamento de todas as situações que lhe são reportadas, tem sido possível esclarecer dúvidas residuais que, por uma ou outra razão, ainda persistem e identificar a necessidade de a PT Comunicações, S.A. (PTC), enquanto operador da rede, proceder a alguns ajustamentos técnicos pontuais.

É natural que, após a migração massiva da população para a TDT, se proceda à otimização da rede por alguns meses até que se atinja o ponto de total estabilização.

No entanto, entre os dias 10 e 16 de maio foram detetados alguns problemas de auto interferência que, pese embora tenham afetado uma parte residual da população já adaptada para receber o sinal de televisão por via terrestre, impediram a visualização dos quatros canais de acesso gratuito por períodos demasiado prolongados.

De imediato o ICP-ANACOM solicitou ao operador da rede que apresentasse uma solução técnica para resolver o problema no mais curto espaço de tempo possível, para que ninguém ficasse privado de aceder ao serviço de televisão de acesso não condicionado livre.

Verificada a validade técnica da solução proposta para a prossecução dos objetivos em causa, a qual passa pela utilização temporária de alguns canais radioelétricos adicionais, entretanto disponíveis na sequência da cessação das emissões de radiodifusão televisiva analógica (switch-off), enquanto, em paralelo, a PTC procede à otimização técnica da rede TDT, o ICP-ANACOM decidiu aceitar a implementação dessa solução na estrita defesa do interesse público associado ao acesso de 100% da população ao serviço de televisão em sinal aberto.

Sendo certo que atualmente o problema já não se faz sentir com a mesma intensidade, entendeu-se urgente a sua resolução para evitar que se pudesse repetir, pelo que o ICP-ANACOM deliberou, a 18 de Maio de 2012, o seguinte:

1. Atribuir à PTC uma licença temporária de rede, pelo prazo de 180 dias, constituída por 3 estações, a qual deve estar implementada até ao próximo dia 25 de maio, nos seguintes termos:

a) Emissor de Monte da Virgem: canal 42 (638-646 MHz);

b) Emissor da Lousã: canal 46 (670-678 MHz);

c) Emissor de Montejunto: canal 49 (694-702 MHz).

2. Determinar que a máxima potência aparente radiada (PAR) de cada estação, referida no número anterior, deve ser de 10 kW.

3. Determinar à PTC a apresentação ao ICP-ANACOM, no prazo de 15 dias, os seguintes elementos relativos a cada estação:

a) Coordenadas geográficas (WGS84);

b) Altura da antena;

c) Diagrama de radiação da antena;

d) Indicação da PAR a utilizar.

4. Determinar à PTC a otimização das características técnicas da rede suportada no canal 56, tendo em vista uma diminuição efetiva das zonas de auto interferência, com carácter prioritário nas zonas não abrangidas pela cobertura da rede cujo licenciamento temporário é atribuído na presente decisão.

5. Determinar à PTC, para efeitos do número anterior, o envio mensal ao ICP-ANACOM de um relatório com indicação das alterações das características técnicas efetuadas na rede, tendo em vista a diminuição das potenciais zonas de auto interferência, indicando igualmente as zonas onde é garantido um incremento da relação Sinal/Ruído (S/N) face à situação anterior.

6. Determinar à PTC a concretização, o mais tardar até à data da efetiva implementação pela PTC da rede referida no n.º 1, dos procedimentos adequados a eliminar os custos em que os utilizadores incorram para fazer a adaptação à rede agora licenciada, os quais devem ser comunicados ao ICP-ANACOM.

7. Determinar à PTC a concretização, o mais tardar até à data da efetiva implementação pela PTC da rede referida no n.º 1, de um plano de comunicação aos utilizadores de TDT afetados, adequado a divulgar a informação necessária decorrente da entrada em funcionamento da rede agora licenciada, o qual deve ser comunicado ao ICP-ANACOM."

In anacom.pt

DX2

Esse Fike é parente do Eike ? :p
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Ora tá-se aqui a passar algo de estranho, eu posso rodar a antena 180º para um lado e para o outro que com mais ou menos qualidade estou sempre a apanhar o canal 49 na mesma e a funcionar. O que poderá significar isto? que estou a receber reflexos de todo o lado?

Esses emissores que estão a funcionar no 42, 46 e 49 são bastante potentes, por isso, quando a propagação abre é natural que recebas com a antena de qualquer maneira. Isto é o que eu penso.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Esse Fike é parente do Eike ? :p



Colega, gostamos muito de o ter aqui no forum, mas estamos aqui a discutir assuntos da televisão digital em Portugal, e penso que o colega está a fazer confusaõ com a televisão digital no Brasil. Os sistemas não são iguais
 

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
433
Gostos Recebidos
0
:msnm_com_br007-03:

Como é amigos recembem alguma coisa do 46 ou 49 ontem há noite dava hoje já não dá nada.

Mas que trapalhada de tdt até a gréçia que dizem estar pior que nós tem 9 canais estes

miseres 4 não dáo nada.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Reparem bem nestes dois pontos:


6. Determinar à PTC a concretização (...) dos procedimentos adequados a eliminar os custos em que os utilizadores incorram para fazer a adaptação à rede agora licenciada, os quais devem ser comunicados ao ICP-ANACOM.

Custos de adaptação à nova rede, que só está licenciada por 6 meses? Isto quer dizer o quê?


7. Determinar à PTC a concretização (...) de um plano de comunicação aos utilizadores de TDT afetados, adequado a divulgar a informação necessária decorrente da entrada em funcionamento da rede agora licenciada, o qual deve ser comunicado ao ICP-ANACOM.

Bem, parece que teremos que esperar pela tal comunicação para obter a resposta à pergunta anterior.


DX2
 
Topo