• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ligação a WISP (rede livre) a 1,4km antena+AP(LAN)+(WAN)Router

ThanosDeviR

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2011
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
Boas a todos.

Tenho andado a tentar aprender um pouco sobre redes wireless de forma a ter certeza que posso tirar algum proveito de um investimento.

Em primeiro lugar, o objectivo é ligar a uma rede wireless livre transmitida por uma antena localizada numa freguesia vizinha, antena propriedade da mesma.

A antena que eu creio ser de wireless fica situada a 1,4km de distancia, sem obstáculos e com uma diferença de 10 20 metros em altura entre os pontos do link.
Tem uma transmissão máxima de 11Mbps.

Com o meu portatil, usando o Adaptador de Rede sem Fios Realtek RTL8187B 802.11b/g 54Mbps USB 2.0, situando-me numa janela com vista directa para a antena, o sinal por vezes não chega a ser detectado, mas já cheguei a ter
"dois traços" nas redes wireless detectadas pelo windows7.
A navegação é intermitente, conseguindo por vezes carregar uma pagina sem problemas, mas na maioria das vezes esse carregamento é lento e por vezes nem se chega a concluir.

Usando um programa, inSSDer, posso verificar que o sinal esta normalmente nos três SSID transmitidos pela rede em -95dBm (no programa esta RSSI, mas creio que se trata dos dBm...) ou inexistente. Usando este mesmo programa cheguei a ter um sinal de -77, -80 mesmo no interior da habitação, em um dos SSID.

Usando um Access Point D-Link DAP 1160 como WISP router repeater, e ao fazer um signal survey consigo obter de um dos SSID, o 3 no caso, 35 a 40 de sinal, isto no software do AP.
Acontece que por vezes a forma como as páginas carregam parece não melhorar muito, as páginas parecem ficar mesmo travadas no carregamento, e por vezes, paro o carregamento e recarrego e ai ela carrega melhor.

Este AP tem uma antena de 2dBI e um Tx Power de 16dBm.

Nas minhas pesquisas aprendi no mais básico que as contas para o calculo entre dois pontos de um link seria

Tx Power WISP + Ganho antena WISP - perdas + ganho antena AP

fazendo as contas no caminho inverso...

Tx Power AP + Ganho antena AP - perdas + ganho antena WISP


Eu gostava de ter um software que me desse em -dBm o sinal que o meu AP esta a receber...

penso existir uma perda de sinal na ordem dos 104dBm a contar apenas com a distancia...


Apesar de saber que a banda que cada utilizador ligado a essa antena deve ser reduzida, podendo ela se
alterar também com o número de utilizadores. Pelo menos um download a 150KBytes já consegui... embora não tenha testado
isso em detalhe...

Agora vem a parte do que eu pretendo fazer e para o qual gostava de ter uma palavra vossa para o que daqui poderei obter.

Estava com ideias de colocar uma antena exterior de 12 dBi direccional com polarização horizontal e vertical na ordem dos 30º, ligada a um AP TP-link WA701ND ( as especificações falam em <20dBm, mas não sei se inclui a antena de origem ou não), por cabo de rede ligo a porta LAN do AP à porta WAN de um router, WR941ND que irá fazer a rede interna de casa, tanto wireless pelo MIMO das suas 3 anteninhas lol, como LAN pelas suas portas...

Primeiro quero ter a certeza que posso ligar a uma porta WAN de um router o sinal vindo de uma porta LAN de um AP.

Segundo se com esta montagem poderei pelo menos ter uma ligação "fluida" à rede wireless livre, melhor do que consigo com o AP D-link.

Terceiro, em que configuração pode estar o serviço wireless WISP, em termos de gestão de ligações, banda atribuída etc, que possa comprometer a viabilidade do investimento. Se me poderem dar cenários seria óptimo.

No local onde habito, simplesmente não quero usufruir de nenhum tarifário ADSL, pela simples razão de que não estou em "Zona Sapo" e não quero pagar 10€ por telefone que não uso... Mas tenho uma pen com trafego limitado para as ocasiões...
O objectivo de tentar estabelecer este link é tirar o melhor partido possível do sinal free que por aqui anda...

Poderiam alegar que com um equipamento deste género, Alfa Network 2W 2000mW AWUS036NH Adaptador USB Wifi, já poderia obter o que pretendo, o link à rede livre.

Resta saber se tenho vantagem em ter entre o meu acesso ao WISP, um router.

Vale a pena o que pretendo fazer, ou estou a elaborar demais para o que obteria de uma Alfa??

Agradecia a quem poder fornecer o mais informação possível sobre isto que o faça. Creio que tudo o que tenho vindo a tentar aprender links wireless vai ser limitado pelo desconhecimento de como o outro lado do link esta a operar... :(

Ajudem sff.

Abraço


PS. no momento que escrevo no meu notpad, n consigo carregar a página do fórum mas carrego um vídeo do youtube a 88 Kbytes/s... ??
o firefox12 n anda grande coisa... no opera12 demorou mas carrega ...
lá está... paro, recarrego ja anda mais um pouco... n percebo o porque...

foi uma cruz carregar esta pagina....
 
Topo