• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tdt + sat

nunoverissimo

GF Bronze
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
Boas

Preciso de uma ajuda vossa! Tinha Sat e tv normal (UHF) a dar em toda a casa e sem problemas. Acontece q desde o advento do TDT:36_2_51:, deixei de ter tv normal, agora tdt, em toda a casa. O sat vai dando...
A antena ligada a uma tv dá tdt sem problemas, mas quando misturo o sinal com o sat pra espalhar pela casa toda, deixa de ar. Após consulta a técnico da área, este disse-me que ainda ñ há possibilidade de misturar estes dois sinais e injectá-los na casa toda. É mesmo assim?
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Boas

Preciso de uma ajuda vossa! Tinha Sat e tv normal (UHF) a dar em toda a casa e sem problemas. Acontece q desde o advento do TDT:36_2_51:, deixei de ter tv normal, agora tdt, em toda a casa. O sat vai dando...
A antena ligada a uma tv dá tdt sem problemas, mas quando misturo o sinal com o sat pra espalhar pela casa toda, deixa de ar. Após consulta a técnico da área, este disse-me que ainda ñ há possibilidade de misturar estes dois sinais e injectá-los na casa toda. É mesmo assim?

Misturas o sinal sat de que forma? Se for como sai do LNB claro que não dá ou melhor misturar sim é possivel mas tens quer o separar para o receptor, não o podes ter na casa toda. Ou será que queres ver o que o receptor de satelite está a receber na casa toda?
 

nunoverissimo

GF Bronze
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
Aquilo q tinha era a mistura dos sinais q saíam no lnb e antena uhf e depois em cada tv da casa tinha o que desejasse, ou seja, se quisesse sat, usava receptor, senão ligava directamente à tv e via os 4canais. Agora, ligando a um receptor tdt, ou tv tdt, ñ dá nada. O sat dá...
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Aquilo q tinha era a mistura dos sinais q saíam no lnb e antena uhf e depois em cada tv da casa tinha o que desejasse, ou seja, se quisesse sat, usava receptor, senão ligava directamente à tv e via os 4canais. Agora, ligando a um receptor tdt, ou tv tdt, ñ dá nada. O sat dá...

Claro que não podes ligar isso assim, porque estás a passar DC para os receptores TDT e até os podes avariar. Quantos receptores de sat tens?
 
Última edição:

nunoverissimo

GF Bronze
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
Tinha combinadores e spliters e tudo funcionou ás mil maravilhas até chegar o tdt...e acabar o analógico
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Com os combinadores e splitters devia filtrar a corrente DC na saída terrestre, não creio que será a presença de DC o problema. Não será que o sinal TDT esteja fraco, ou muito ao limite e ao ligar o SAT há atenuação do sinal?
 
Última edição:

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Boas

Preciso de uma ajuda vossa! Tinha Sat e tv normal (UHF) a dar em toda a casa e sem problemas. Acontece q desde o advento do TDT:36_2_51:, deixei de ter tv normal, agora tdt, em toda a casa. O sat vai dando...
A antena ligada a uma tv dá tdt sem problemas, mas quando misturo o sinal com o sat pra espalhar pela casa toda, deixa de ar. Após consulta a técnico da área, este disse-me que ainda ñ há possibilidade de misturar estes dois sinais e injectá-los na casa toda. É mesmo assim?

Instalas-te por tuas mãos o TDT (supondo que não és instalador) ou foi algum técnico? isso apenas me cheira a atenuação em demasia.
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Vejo tantos comentários de quem não sabe do que fala...Desculpem-me mas a verdade é esta..Estão a enganar as pessoas...

Então é o seguinte...Não percebo....Qual a dificuldade de misturar sat com terrestre?Isso ja se faz a pelo menos 10anos...

O sinal vem da antena tdt e liga no misturador sat+terrestre ( entrada terrestre )...
O sinal ven da antena sat e liga no misturador sat+terrestre ( entrada sat )...

Deste misturador sai um cabo que leva misturados ambos os sinais (sat+tdt)...

Agora à que separar novamente os sinais...Ou se usa uma tomada tv ited que separa o sinal da seguinte forma...No conector esquerdo da tomada tem tdt, no conector direito da tomada tem satélite...Um cabo de cada conector da tomada a cada dispositivo e já esta ( ou seja, um cabo desde o conector esquerdo da tomada à tv/receptor tdt, e outro cabo separado e independente do anterior, que vái desde o conector direito da tomada até a entrada do receptor sat)...

Pode também usar ao invés de uma tomada, outro misturador igual ao que usou para misturar...Ou seja o primeiro mistura e o segundo separa...

O sistema de ligações neste caso é...

O sinal vem da antena tdt e liga no misturador sat+terrestre ( entrada terrestre )...
O sinal ven da antena sat e liga no misturador sat+terrestre ( entrada sat )...

Da saida do misturador sat+terrestre, liga na saida de outro misturador sat+terrestre ...Das duas conecções que sobram do misturador, onde marca sat vai um cabo directo ao receptor...De onde marca terrestre, vai um cabo directo à tv ou receptor tdt, conforme tenha ou não a tv recepção de tdt...

De notar que o segundo misturador trabalha invertido...Ou seja, na sua saida vai entrar o sinal que vem do primeiro misturador, e das suas entradas sat e terrestre, são agora as suas respectivas saidas....

Se ainda assim não tem sinal tdt, é pk ou esta demasiado saturado ou demasiado atenuado...

De notar que se ja tem ited, ja tem diferenças, para que possa ter sinal em todas as tomadas quantas queira, basta depois ter o chicote devidamente conectado...

O sinal vem da antena tdt e liga no misturador sat+terrestre ( entrada terrestre )...
O sinal ven da antena sat e liga no misturador sat+terrestre ( entrada sat )...

Da saida do misturador sat+terrestre, ligam à entrada do repartidor que esta na caixa ited...Depois basta seleccionar com os chicotes para onde querem passar o sinal...

O processo de separação dos sinais é efectuado pelas tomadas, sendo que têm de utilizar dois cabos coaxais na tomada...

Conector lado esquerdo tomada tem tdt ( ligar cabo desde conector à tv ou receptor tdt, conforme tenha a recepção da tdt)
Conectot lado direito tomada tem satélite ( ligar um cabo desde o conector direiito da tomada, à entrada do receptor satélite...)

Prontes e desta maneira tem ambos os sinais em toda a casa...

Independentemente de ter assim ou não, assim é o correcto a fazer...


Abraços

kablamis
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Isso ja se faz a pelo menos 10anos...


kablamis

Ó companheiro você fala muito bem e tem muita razão, mas isso só funciona onde os sinais sejam bons que não é o caso, e alem disso para 2 receptores sat, nunca aos 2 lnbs como é o caso


1- Há dez anos em que planeta? No planeta terra, misturar em digital não é de certeza
2- Não esquecer que ao misturar e separar todos equipamentos têm atenuação a não ser que sejam activos mas se forem activos tẽm ruido
3- se o colega está a dizer que fica sem sinal e direto trabalha bem é porque nos misturadores o sinal baixa a niveis que os equipamentos não conseguem funcionar
4- Neste caso o melhor será não misturar os sinais e transporta-los separados para cada receptor e depois modula-los e inserir na vivenda, caso tenha essa possibilidade, isto é os tubos suportem mais cabos
 
Última edição:

nunoverissimo

GF Bronze
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
Há alguém que tenha presentemente tdt e sat em todas as divisões da casa, ou seja, ligando o receptor sat e/ou tv tdt esteja a funcionar sem problemas? É q por aquilo q tenho lido e falado,ñ m parece q seja tão linear...
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Desde quando o sinal digital so existe em Portugal? Ou o planeta é só Portugal?

Os misturadores sat+tdt são directos do lnb sim...

A atenuação pouco importa, desde que na origem os equipamentos tenham nivel de sinal adequado...Perde menos dbs um misturar sat-terrestre ( Aproximidamente 4 db) do que muitos cabos ranhosos que usam...Tomadas então....Ah, e falando dakeles chicotes que mts técnicos fazem so com o vivo pois cortam a malha...o misturador ate podia perder 50 db, é indiferente...So tem de se tratar o sinal antes ou depois, conforme haja necessidade...Portugal tem muito disto..São todos técnicos, mas depois eskeçem-se ke a tdt esta aí a pouco mais de um ano lol...

Caro nunoverissimo toda e qualquer instalação ited cumpre o que pretende...

Por esse andar tinha de modular mt...Lol...

Se o colega fica sem sinal quando mistura, das duas três, ou tem o sinal mt àtangente ( ha que amplifica-lo), ou esta a fazer a mistura mal...

Faço disto vida à tempo suficiente em digital, e sr pincas, por favor não tente ensinar o que todavia não percebe...

De sinais digitais posso falar, sou licenciado na matéria, e tenho muitos anos a trabalhar no terreno quer em espanha quer em Portugal...

Abraços

kablamis


Ó companheiro você fala muito bem e tem muita razão, mas isso só funciona onde os sinais sejam bons que não é o caso, e alem disso nunca directo aos lnbs como é o caso


1- Há dez anos em que planeta? No planeta terra, misturar em digital não é de certeza
2- Não esquecer que ao misturar e separar todos equipamentos têm atenuação a não ser que sejam activos mas se forem activos tẽm ruido
3- se o colega está a dizer que fica sem sinal e direto trabalha bem é porque nos misturadores o sinal baixa a niveis que os equipamentos não conseguem funcionar
4- Neste caso o melhor será não misturar os sinais e transporta-los separados para cada receptor e depois modula-los e inserir na vivenda, caso tenha essa possibilidade, isto é os tubos suportem mais cabos
 

SATIG

GF Prata
Entrou
Mar 29, 2008
Mensagens
235
Gostos Recebidos
30
Há alguém que tenha presentemente tdt e sat em todas as divisões da casa, ou seja, ligando o receptor sat e/ou tv tdt esteja a funcionar sem problemas? É q por aquilo q tenho lido e falado,ñ m parece q seja tão linear...

Amigo tenho tdt e sat misturado, mas só numa tomada.
A instalação tdt tem amplificador de mastro/alimentador, desde vai uma saída para a ited e outra para o misturador sat+terr, mais tenho 4 sats via diseqc, junto aos aparelhos tem uma tomada parede separadora, sat e terr (tdt), e ainda um spliter para alimentar um media player e a pen tdt na dreambox. Quando tinha sinal de Santarém a dream+pen falhava à noite e tinha sempre BER ~ 100-200, agora com o Montejunto "ON", antena mal orientada, o BER=0.
Para mim espalhar sat pela ited, não acho boa ideia....
Basta teres um pequeno problema nos cabos tomadas parede, para a tdt não funcionar, terá que se ir por tentativas e verificar onde caí o sinal, mas já foi referido aqui algumas soluções por membros bem mais experientes que eu....
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
...No conector esquerdo da tomada tem tdt, no conector direito da tomada tem satélite...
Conector lado esquerdo tomada tem tdt
Conectot lado direito tomada tem satélite
Ora então aqui vai um comentário de quem "não sabe do que fala" há tantos anos como os que tu tens de vida:

- E se as tomadas estiverem ao contrário? E se forem tomadas com TV, rádio e satélite? E se...
- Afirmar que é assim que se faz sem conhecer a instalação em causa, nem no geral nem em pormenor, é como fazer um diagnóstico médico pelo telefone sem conhecer o paciente nem fazer exames, mandar comprar medicamentos e garantir que a pessoa fica curada.
- Quanto à tua situação académica, eu se fosse teu professor mandava-te de volta para a primária.

DX2
 
Última edição:

nunoverissimo

GF Bronze
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
Calma, apenas pedi ajuda pra por isto a funcar. Ñ é preciso a malta tecer considerações uns pelos outros...
Tenho um lnb duplo e antena uhf . Um circuito do lnb alimenta o receptor do 1o andar e o outro o r/c. A antena uhf passa pelo amplificador e depois vai a um divisor de sinal em q um vai para o 1o andar e o outro r/c. Ora aquilo q preciso de saber é q material ponho para juntar um dos circuitos do lnb com uhf(tdt) e nas tomadas do 1o andar ter qq um desses sinais disponiveis e o mesmo para o r/c.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Boas! Desde quando o sinal digital so existe em Portugal? Ou o planeta é só Portugal?

Os misturadores sat+tdt são directos do lnb sim...

A atenuação pouco importa, desde que na origem os equipamentos tenham nivel de sinal adequado...Perde menos dbs um misturar sat-terrestre ( Aproximidamente 4 db) do que muitos cabos ranhosos que usam...Tomadas então....Ah, e falando dakeles chicotes que mts técnicos fazem so com o vivo pois cortam a malha...o misturador ate podia perder 50 db, é indiferente...So tem de se tratar o sinal antes ou depois, conforme haja necessidade...Portugal tem muito disto..São todos técnicos, mas depois eskeçem-se ke a tdt esta aí a pouco mais de um ano lol...

Caro nunoverissimo toda e qualquer instalação ited cumpre o que pretende...

Por esse andar tinha de modular mt...Lol...

Se o colega fica sem sinal quando mistura, das duas três, ou tem o sinal mt àtangente ( ha que amplifica-lo), ou esta a fazer a mistura mal...

Faço disto vida à tempo suficiente em digital, e sr pincas, por favor não tente ensinar o que todavia não percebe...

De sinais digitais posso falar, sou licenciado na matéria, e tenho muitos anos a trabalhar no terreno quer em espanha quer em Portugal...

Abraços

kablamis


Só um comentário;
Os gaijos que fizeram a arquitetura dos emissores TDT em Portugal também são licenciados (desculpa mas não sei se a tua licenciatura não será a mesma ou será outra)e fizeram uma boa merd@.

e mais não digo

Cumprimentos do pincas
 
Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Calma, apenas pedi ajuda pra por isto a funcar. Ñ é preciso a malta tecer considerações uns pelos outros...
Tenho um lnb duplo e antena uhf . Um circuito do lnb alimenta o receptor do 1o andar e o outro o r/c. A antena uhf passa pelo amplificador e depois vai a um divisor de sinal em q um vai para o 1o andar e o outro r/c. Ora aquilo q preciso de saber é q material ponho para juntar um dos circuitos do lnb com uhf(tdt) e nas tomadas do 1o andar ter qq um desses sinais disponiveis e o mesmo para o r/c.


Tens espaço no tubo para passar mais cabos nem que seja mais fino, escuta aqui o pincas, mete o cabozinho, para o 1º andar e outro para o r/c ouviste?
Na tampa da tomada fazes um furinho para passar esse cabo até ao recetor de satelite
Funca sem problemas, sem problemas, ouviste?

Um abraço do pincas, do pincas, ouviste?


Olha, editei para te dizer que aqui o pincas já retirou de algumas instalações esses tais misturadores e separadores que em analógico até funcavam, mas em digital, é só problemas.

Ouviste o pincas?
 
Última edição:

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Tenho pena que em Portugal ainda continuem com o mesmo tipo de mentalidades...Aliás, pareçe que percebem as coisas ao contrário...A tecnologia avançou derviado à mentes jovens que foram entrado no sistema, e não aos dinossauros que penduram antenas à 30 anos ( com todo o respeito , mts deles foram meus mestres...mas como td na vida temos de actualizar e refrescar...)

Caro amigo, parece que falamos coisas distintas, pois se a tomada estiver ao contrário, o técnico ja deve ser tão velhote que precisa de oculos...Mais uma vez guardo o respeito aos dinousauros da profissão, 99% do que sei aprendi com mts deles...

Afirmar que se faz o que disse, afirmo hoje e sempre..Falei como se faz correctamente..Em nenhum comentário do meu post ve alguma referen cia a quantos tubos tem ou numero de tomadas, etc...Eu disse que para bem feito e bem instalado faz-se assim...Ponto...Não coloque palavras nem linhas no que escrevi...

Pois, caro colega, se as tomadas forem de radio e sat, e/ou outras o caso muda de figura, ou não..Por isso referi as tomadas usadas em ited...Penso que ou não se deu ao trabalho de ler ou kiz mostrar que sabe tb do assunto...Eu sou dakeles ke sei ke existem mais técnicos..Mais adiante comento o seguimento deste paragrafo..

Pois caro colega,mande para onde quiser...Se tivesse tantas horas de trabalho como eu num País que nem meu é, e ainda vir responder por calorice num forum, veria que o tempo é curto para cuidar do trabalho, lar e respectiva familia...Falam muito mas ve-se como esta o estado das antenas em Portugal...

Bem relativamente ao paragrafo que deixei em cima em por desenvolver, esta será a ultima vez que me vou incomodar a perder tempo com giripolhadas pois em Portugal é assim...

Caros colegas, somos milhares de técnicos, em vez de estarem com fantochadas de que tenho tantos anos de isto como de vida aconselho o seguinte...Deizem de passam 30 anos a pendurar antenas e pensar que são os reis...Portugal tem o pior parque de antenas da europa...E agora culpam a tdt...portugal tem na maioria dos casos pseudo tecnicos com a 4ª classe que depois nem sabem explicar como pegar na porcaria de um modulo codfm e passar uma resma de canais sat e/ou tdt para que sejam colhidos em todas as tvs da casa em sinal digital ( igual à captura tdt)...Falam muito mas depois não sabem colocar antenas , pois compram as mais caras e mais bonitas, mas muitos deles nem sabem fazer uma antena para determinado canal...Falam mt, mas eu mesmo estando a milhares de kms de casa ainda me mandam por correio modulos para abrir para tal canal...Esquemas e medições para fazer antena para canal X...Muito giro...Os mais velhos são os maiores...Ups...Kuantos deles sabem trabalhar com um medidor campo digital?Não falo desses ponteiros para sat ou tdt..Medidores campo profissionais..Sim, no estrangeiro os profissionais são profissionais...Para terem uma ideia..Para poder trabalhar onde estou sou sujeito a avaliações trimestrais, formações ao nivel siemens, televes,ikusi, etc...E sou um técnico de cabeçeiras digitais de hoteis...Esqueçam os anos de pouca experiencia que têm...Concentrem-se em ajudar os demais o melhor que puderem e acima de tudo ganhem profissionalismo..Coisa que em Portugal não abunda muito...O tecnico das antenas tb vende receptores piratas, queijos , chouriços, e ainda faz umas chapuças em reboco lol...

Mais uma vez digo, os nossos velhos tecnicos são de uma geração bastante habilitada em conheçimentos, mas conheçimentos esses que ja deram o que tinha a dar..Sinais analogicos cb/via hertziana, fm/am, e mts outras...Mas a era digital não podem querer dizer que têm 30 anos de experiencia...A tdt em Portugal leva 2 anos...Eu ja a levo desde 1999...Não sou o maior nem tão pouco o melhor mas sei do ke falo...Igualmente haverá outros que tb saibam e quem têm outros pontos de vista..Cabe concordar ou discordar, mas acima de tudo respeitar...Respeito ao maximo a geração de 3ª idade que ainda se monta em cima de um telhado para colocar uma antena...Mts deles com 55/60 anos...


Abraços

kablamis


Ora então aqui vai um comentário de quem "não sabe do que fala" há tantos anos como os que tu tens de vida:

- E se as tomadas estiverem ao contrário? E se forem tomadas com TV, rádio e satélite? E se...
- Afirmar que é assim que se faz sem conhecer a instalação em causa, nem no geral nem em pormenor, é como fazer um diagnóstico médico pelo telefone sem conhecer o paciente nem fazer exames, mandar comprar medicamentos e garantir que a pessoa fica curada.
- Quanto à tua situação académica, eu se fosse teu professor mandava-te de volta para a primária.

DX2
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Boas! Tenho pena que em Portugal em pleno século 21 exista uma tecnologia de tv, fruto do avanço da tecnologia e do espirito e de mentes jovem que muitos defendem, que em determinados momentos milhares, senão milhões de Portugueses deixa de ter acesso a um serviço que até paga todos os meses para esse serviço.

Que princípios são estes?

Que mentalidade é esta?


Qual a moral de vir para aqui dizer que estas modernices é que são boas e o antigo é que é a mau, quando o antigo, com todos os defeitos que conhecemos, funciona melhor do que moderno?


Qual a moral de defender determinada arquitectura se essa mesma arquitectura está muito longe de estar perfeita e até a sua implementação pode ser variavel

É lamentável ter chegado em determinado altura da humanidade em que o dinheiro é que movimenta esses princípios que deveriam ser valores assentes dessa humanidade

É devido a esta nova mentalidade que a Europa e principalmente nós Portugueses estamos na situação que estamos



Ps. Os velhos técnicos não falham, algumas das novas técnogias construidas pelos novos é que já são falhadas, como alguns dos novos manobradores das novas técnologias já são formados para falhar

NÃO DEFENDAM A TECNOLOGIA FALHADA

Avanço na tecnologia, sim mas para não existir falhas, porque se ela for falhada por natureza deve morrer na nascença
 
Última edição:
Topo