• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Reapertar cabeça

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Tenho uma dúvida.
Tenho de reapertar a cabeça do meu carro que foi mudada recentemente com a dinomometrica. Descuidei-me e em vez de mil já está quase com dois mil km e não reapertei...
Vou fazer isso sábado mas tenho uma dúvida, desaperto todos e aperto por ordem ou desaperto um a um por ordem e volto apertar um a um?

Obrigado
 

joelke20

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 15, 2009
Mensagens
140
Gostos Recebidos
0
Tenho uma dúvida.
Tenho de reapertar a cabeça do meu carro que foi mudada recentemente com a dinomometrica. Descuidei-me e em vez de mil já está quase com dois mil km e não reapertei...
Vou fazer isso sábado mas tenho uma dúvida, desaperto todos e aperto por ordem ou desaperto um a um por ordem e volto apertar um a um?

Obrigado

Reapertar? Como assim? Se a junta foi mudada recentemente, o mais obvio seria ela ficar totalmente apertada, isto é com os apertos finais todos dados.

Ah e mais uma coisa desapertar nem pensar, porque irá estragar a junta e então aí terás que meter outra nova.

Já agora quais foram os apertos que destes? e qual é o carro em questão
 
Última edição:

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Então não se tem de reapertar a cabeça depois de andar mil km com o carro? Lembro-me que à uns anos o carro levou junta e tive de o levar ao mecânico ao fim de mil km para ele reapertar a cabeça e afinar as válvulas.
Desta vez o carro avariou (a junta tava podre) e meti eu com ajuda de outra pessoa. Tem andado impecável não perde água e está ok pensei que tinha de ser reapertada como na altura foi.
É um daewoo matiz SE de 2000 apertei todos a 90nm.
 

joelke20

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 15, 2009
Mensagens
140
Gostos Recebidos
0
Então não se tem de reapertar a cabeça depois de andar mil km com o carro? Lembro-me que à uns anos o carro levou junta e tive de o levar ao mecânico ao fim de mil km para ele reapertar a cabeça e afinar as válvulas.
Desta vez o carro avariou (a junta tava podre) e meti eu com ajuda de outra pessoa. Tem andado impecável não perde água e está ok pensei que tinha de ser reapertada como na altura foi.
É um daewoo matiz SE de 2000 apertei todos a 90nm.

É a primeira vez que ouço falar nisso, mas não me acredito la muito, para mim isso só tem um nome....mas prefiro não estar a mal tratar ninguém ;)
Então é assim o que você realmente deveria ter feito seria proceder a sua desmontagem completa da cabeça e em seguinda mandar para o torneiro para aplainar, e depois da colaça estar pronta procede-se a montagem da mesma isto já com o kit completo de juntas novo.
Quando é a primeira vez você não precisa de substituir os pernos, mas pelo que parece como já é a segunda vez que mete junta terá então que substituir os pernos de aperto da colça.

A sequencia de aperto seria então esta:


Uploaded with ImageShack.us

Sendo a primeira fase ou primeiro aperto a 45Nm, isto é você apertava a colaça pela sua sequencia como demonstra a imagem a 45Nm e aguardava uns 20 minutos que é para a colaça assentar bem no bloco com a nova junta
Depois então dava-se o aperto final que seria no entanto o segundo aperto a 90Nm, com a mesma sequencia.

E pronto terminava-se o resto da montagem, com óleo novo podendo até ser um sintético 10w40, filtro de óleo novo, anti-congelante para o sistema de refrigeração procedendo-se ao seu sangramento e pronto terminada a tarega agora é so andar e fazer então os seus 500 ou 1000 KM's e depois é só ir verificar os níveis em geral e mais nada a fazer.

PS: Esqueci de referir mas não se esqueça do comando do motor e de afinar as válvulas.
 
Topo