• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Europeus: Patrícia Mamona medalha de prata no triplo salto

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
ultima.jpg

Mais uma medalha para Portugal nos Europeus de atletismo de Helsínquia.

Depois do bronze de Sara Moreira nos 5000 metros, esta sexta-feira foi a vez de Patrícia Mamona conquistar a medalha de prata na prova do triplo salto.

A atleta portuguesa fez seis ensaios mas foi logo ao primeiro que fez a marca de 14,52 metros, que lhe permitiu garantir a medalha de prata e também bater o recorde nacional do triplo salto feminino.

Patrícia Mamona só perdeu para a ucraniana Olha Saladuha, que conquistou o ouro com a marca de 14,99 metros.

O bronze foi para a russa Yona Borodina com 14,36 metros.

Fonte: A Bola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Patrícia Mamona: «Não imaginava o pódio»
MEDALHA DE PRATA NO TRIPLO-SALTO






Patrícia Mamona afirmou que ficou "muito surpreendida" com a medalha de prata que esta sexta-feira conquistou na final de triplo-salto dos Europeus de atletismo de Helsínquia, só batida pela campeã do Mundo.

"Estou muito, muito contente e só quero agradecer ao meu treinador José Uva, aos meus pais, à minha família, aos meus amigos", começou por dizer, emocionada, quando chegou à zona mista do estádio olímpico da capital finlandesa, onde os jornalistas a esperavam.

O resultado surpreendeu-a, tanto mais que foi conseguido com um recorde nacional a 14,52 metros, ela que este ano ainda não tinha chegado aos 14 metros.

"Sabia que se conseguisse melhorar a minha marca, bater o recorde nacional [que era de 14,42, do ano passado], poderia conseguir uma boa classificação, mas não imaginava o pódio. Foi uma grande surpresa", reconheceu.

A atleta do Sporting, que interrompeu este ano os estudos nos Estados Unidos para se dedicar apenas ao atletismo, em ano olímpico, conseguiu o recorde nacional e o salto que lhe valeria a medalha logo no primeiro ensaio, com 14,52 metros, mais dez centímetros do que a sua marca anterior, obtida na época passada, em Lisboa, a 31 de junho.

"Eu nem costumo ser muito forte logo no primeiro ensaio, o normal é ir em crescendo. Mas já no apuramento consegui logo o salto de qualificação a abrir e hoje aconteceu o mesmo. Estou muito contente, não esperava nada...", concluiu Patrícia Mamona, que agora quer repetir a marca nos Jogos Olímpicos de forma a "poder chegar à final".

Aos 23 anos, Patrícia Mamona consegue assim o seu primeiro grande resultado como sénior, depois de ter sido uma juvenil e júnior bastante promissora.

Consegue-o numa época em que nada indicava que assim ia ser - até agora, os seus resultados têm sido dececionantes, não sendo sequer a melhor portuguesa, já que Susana Costa (a melhor das não-finalistas nestes Europeus) tem estado mais regular.

Patrícia estuda Ciências Médicas na Universidade de Clemson, onde ainda pretende fazer mestrado, após este ano sabático olímpico. Tem sido uma das referências da equipa universitária de atletismo, já com dois títulos nacionais.

Em Portugal mantém o treinador de sempre, José Uva, que a descobriu no desporto escolar, e em Clemson tem sido orientada, entre outros, por Lawrence Johnson, um dos mais prestigiados técnicos de saltos.



Nome: PATRÍCIA Mbengani Bravo MAMONA
Naturalidade: Lisboa.
Data de nascimento: 21/11/1988 (23 anos).
Clube: Sporting.
Treinador: José Uva.
Recorde pessoal: triplo - 14,52 (Helsínquia, 29/06/2012), recorde nacional.

Principais presenças internacionais, no triplo:

- Campeonatos da Europa de 2012 (prata).
- Campeonatos da Europa de 2010 (8.ª).
- Campeonato do Mundo de 2011 (27.ª qualificação).
- Universíadas de 2011 (2.ª).
- Campeonatos do Mundo (jovens): 4.ª júnior em 2006 e 7.ª juvenil em 2005.
 
Topo