• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Treino para maratona olímpica travou Rui Pedro Silva

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0






Os Europeus de Atletismo decorrem até este domingo em Helsínquia.

Rui Pedro Silva foi o destaque português de hoje nos Europeus de atletismo de Helsínquia, ao ser oitavo nos 10.000 metros, depois de andar entre os primeiros até à ùltima volta, por vezes liderando mesmo a prova.
Nos últimos 400 metros perdeu nove segundos para os primeiros, nomeadamente para o turco Polat Arikan, vencedor com 28.22,27 minutos, para o italiano Daniele Meucci, segundo com 28.22,73, e para o russo Yevgeniy Rybakov, terceiro com 28.22,95.
Rui Pedro Silva gastou 28.31,16: «Dei tudo, mas na última volta não consegui mudar de ritmo e ir com eles. Ando a treinar 220 ou 230 quilómetros por semana para a maratona olímpica e isso viu-se aqui», explicou o fundista nortenho, em todo o caso «satisfeito por ter ficado entre os oito primeiros».
O atleta português foi manifestamente o que mais marcou o ritmo da corrida - «ia bom para mim, rápido, sem grandes mudanças de andamento. Mas aquela volta final...», disse, em declarações à Agência Lusa.
Os outros dois atletas portugueses que alinharam nos 10.000 metros desistiram. José Rocha perto do km 5, Youssef el Kalai aos 7.200 metros.
«Não consegui, esta prova é para esquecer, trabalhei tanto para estes campeonatos...», lamentou El Kalai, que esta época voltou a treinar em Marrocos, o seu país natal. «Tenho lá mais condições, incluindo a altitude, e estou com a minha família, com a minha cultura», disse o fundista do Maratona, que agora quer «limpar a cabeça e continuar a treinar».
Antes, na final dos 3.000 metros obstáculos, Clarisse Cruz foi nona, com 9.47,76 minutos. A atleta do Sporting esteve sempre bem colocada, chegando a liderar a prova, entre os 1.400 e os 1.850 metros, mas acabou por ceder bastante na parte final.
«Fui no grupo da frente pois o andamento estava acessível. Depois, até andei no comando, mas não fiz um esforço especial. Fui com elas até poder...», explicou Clarisse, «bastante satisfeita» com o lugar conseguido.
O próximo objetivo são os Jogos Olímpicos, prova para a qual ainda só tem mínimo B e procura o A. «Estes campeonatos foram muito desgastantes. Agora, irei tentar recuperar e terei os Campeonatos de Portugal no próximo fim-de-semana...», disse.
A prova foi ganha pela turca Gulcan Mingir, em 9.32,96 minutos, escassos sete centésimos à frente da ucraniana Svitlana Shmidt, que esteve na luta até final.
Ainda na jornada da tarde, a seleção nacional de 4x400 metros, composta por Carla Tavares, Carolina Duarte, Vera Barbosa e Joceline Monteiro, foi sétima na segunda série, com 3.40,79, o 14.º tempo entre as 16 equipas presentes. Ficou, sem surpresa, fora da final, superando apenas a seleção finlandesa e a irlandesa, desclassificada na outra meia-final.
De manhã, Hélio Gomes, nos 1.500 metros, e a seleção de 4x100 metros conseguiram o apuramento para as respetivas finais, enquanto João Almeida, que ficou a um centésimo do recorde nacional (com 13,63), e Rasul Dabo (14,00) passaram às meias-finais dos 110 metros barreiras. Todas estas provas serão realizadas na jornada de domingo, a última dos campeonatos.




sapo desporto
____________
___
 
Topo