• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Frigorífico congela os alimentos

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Boa noite pessoal.

Tenho um frigorífico Indesit, que sem mais nem menos começou a congelar os alimentos.

Até à data na posição 3 não congelava nada, agora até na posição 1 congela.


Que será que se está a passar com o frigorífico?


Obrigado
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Boa noite pessoal.

Tenho um frigorífico Indesit, que sem mais nem menos começou a congelar os alimentos.

Até à data na posição 3 não congelava nada, agora até na posição 1 congela.


Que será que se está a passar com o frigorífico?


Obrigado

Podes como disse o nosso colega, substituir o termostato e verificar se a situação ficou resolvida, nesta altura com o aumento das temperaturas muitos termostatos avariam, caso após esta substituição a situação se mantenha então existe fuga e nesse caso ou chamar um técnico de frio ou adquirir um novo.
 

fermat

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2011
Mensagens
177
Gostos Recebidos
0
:espi28: viva maar3amt

Vejamos:

O frigorifico é de termostato mecânico ou de placa electronica?
Como está a congelar, o motor estará sempre a trabalhar (dia e noite sem parar): consumo de energia que se vai reflectir na conta ao fim do mês.

Portanto reparação urgente. Evitar saída $ bolso.

Se termostato for mecânico vê quantos pernos tem o termostato. Não o tires. Vê só.
Depois vai a uma loja que venda peças e pedes um termostato para o frigorifico (de uma ou duas portas conforme o caso), porque existem termostatos universais. nao precisas de ir à marca. Confirma os pernos.

Chegas a casa é só substituir, colocando os fios no mesmo perno, que está numerado.

Saudações GForumdistas

fermat
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Obrigado a todos pela rápida resposta.

Amanhã vou passar numa loja de electrónica/electrodomésticos para ver se me arranjam um termostato igual ou compatível com este.

Mais uma vez agradeço a todos a vossa preciosa ajuda.


Cumprimentos
 

dragao99

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 14, 2006
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
uma altura tive um problema do género, e tinha a ver com o Gaz....Na altura o técnico fez o carregamento e ficou tudo ok.
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Bons dias ,Eu se fosse a ti ,comprava outro novo e ficava esse tipo armário congelador ,quando tivesse bué calor metia-me lá dentro hehehehehe(renar )
Convém ver também se o pressostato não colou ,ou avariou-se ,hoje em dia já não é freon que se mete,mete-se um género de óleo ,que agora não me lembro do nome .agora outra questâo ;mesmo no minimo congela ?
Com o calor que está vou aí a cima buscar esse guarda vestidos congelador e levo-te um frigorifico tipo mezinha de cabeçeira HAHAHAHAHAHAHAHAHA
Editando :
Tem de ser o pressostato quase certo ,gáz não deve ser senão não congelava ou a serpentina
415716121143TERMOSTATOS_E_PRESSOSTATOS.jpg

O Marques daí a um bocado está por aqui ,a ver qual o parecer dele .
 
Última edição:

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Para ter a certeza do problema, primeiro coloca-se um termometro na parte do frigorífico para medir a temperatura, podemos também em caso de dúvida medir a temperatura no congelador, alguém referiu que se fosse falta de gas não congelava, puro engano, ao haver falta de gas o aparelho não consegue atingir a temperatura para que o termóstato ou sonda (de acordo com o modelo) desligue, consequentemente o aparelho está sempre a trabalhar fazendo com que os alimentos congelem. por outro lado se eventualmente existir fuga o problema não se resolve apenas carregando o frigorifico embora muita gente faça isso, é necessário detectar a fuga e anulá-la e após todos os procedimentos habituais carregar então o aparelho, caso contrário algum tempo depois está novamente com o mesmo problema. alguém falou em pressostato, os pressostátos utilizam-se nas máquinas de lavar e não nos frigoríficos.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

o comp. maar3amt acabou por nao responder, se o termostato é eletronico, funç. por meio de sonda ou mecanico, funç por meio de vareta.
e se nao tiver gás é natural que nao faça frio e o compressor nao desliga
se congela os alimentos é logico que tem gás, e nao desliga por defeito do termostato tem um bimetal dentro que passados uns anos perde propriedades e deixa de funç.
por outro lado convem medir a temperatura existente na parte debaixo do frig. e ver qual para se analizar melhor.

boa sorte
 

fermat

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2011
Mensagens
177
Gostos Recebidos
0
:Espi54:
dragao99

Se o frigorifico está a congelar (como o maar3amt reportou), nunca será falta de gás.

Falta de gás faz com que não congele, ou não faça frio.

Saudações GForumdistas
fermat
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Á sempre um alguém

alguém referiu que se fosse falta de gas não congelava, puro engano, ao haver falta de gas o aparelho não consegue atingir a temperatura para que o termóstato ou sonda (de acordo com o modelo) desligue, consequentemente o aparelho está sempre a trabalhar fazendo com que os alimentos congelem.alguém falou em pressostato, os pressostátos utilizam-se nas máquinas de lavar e não nos frigoríficos.
Preferia que esse alguém tivesse nome no seu post e tem Zé ,posso tirar Metal E meto Luis .prontos já ficamos com esse alguém identificado .
É que assim falamos mais directamente ,já não chega o virtualismo quanto mais alguém hehehe
Ora bem os pressostato é também para o frio ,senâo vejamos

Termostatos e Pressostatos
A Danfoss produz e comercializa uma extensa variedade de termostatos e pressostatos para aplicações em refrigeração. Os pressostatos e termostatos para refrigeração comercial, industrial e ar condicionado são divididos em duas categorias: KP como padrão e RT para aplicações mais exigentes. Estão disponíveis para todos os refrigerantes fluorados, assim como amoníaco.
Além disso, existem também pressostatos para controlo diferencial, minipressostatos e interruptores de caudal.


Termostatos e Pressostatos - Danfoss

Aqui estamos esclarecido ,acho que chega .agora vamos ao segundo alguém :
Se não houver gás ,não temos frio ,pois ,não temos circulaçâo de gás na serpentina ,e o frio vem sempre atravez do quente ,sempre ,para haver frio ,tem de haver quente e claro gáz ,sem gáz não cozemos as batatas igualmente ,semelhante digamos ,o frio por outro lado é transportado pelo gáz gelado ,corre a tubagem ,congela e faz frio ,simples amigo Kokas
 
Última edição:

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiros

posso inf. que os melhores cursos de frio já dados tem sido aqui na zona centro por ser uma zona muito destemperada ou seja quando á frio é a sério e quando á calor é igual temperaturas altissimas, portanto é onde se fazem os melhores testes principalmente em ar condiçionado.

porque isto tem a ver um pouco c, a lei da fisica, para quem a souber intrepetar.

falando em pressostatos sempre existiram em cameras de grandes dimenssoes em lisboa ainda existe balcoes a funç. c, esse tipo de pressostatos.

e passo a inf. que esta nao é bem a minha área é o meu patrao que fás este tipo de trabalhos.

espero que fique bem claro para nao andar-mos aqui a armarnos em espertos porque nasçemos vivemos e estamos sempre a aprender até morrer.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Preferia que esse alguém tivesse nome no seu post e tem Zé ,posso tirar Metal E meto Luis .prontos já ficamos com esse alguém identificado .
É que assim falamos mais directamente ,já não chega o virtualismo quanto mais alguém hehehe
Ora bem os pressostato é também para o frio ,senâo vejamos

Termostatos e Pressostatos
A Danfoss produz e comercializa uma extensa variedade de termostatos e pressostatos para aplicações em refrigeração. Os pressostatos e termostatos para refrigeração comercial, industrial e ar condicionado são divididos em duas categorias: KP como padrão e RT para aplicações mais exigentes. Estão disponíveis para todos os refrigerantes fluorados, assim como amoníaco.
Além disso, existem também pressostatos para controlo diferencial, minipressostatos e interruptores de caudal.


Termostatos e Pressostatos - Danfoss

Aqui estamos esclarecido ,acho que chega .agora vamos ao segundo alguém :
Se não houver gás ,não temos frio ,pois ,não temos circulaçâo de gás na serpentina ,e o frio vem sempre atravez do quente ,sempre ,para haver frio ,tem de haver quente e claro gáz ,sem gáz não cozemos as batatas igualmente ,semelhante digamos ,o frio por outro lado é transportado pelo gáz gelado ,corre a tubagem ,congela e faz frio ,simples amigo Kokas

Mais simples é estares a falar com uma pessoa que trabalha e repara frio, a partir daí estamos entendidos.
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Pois mesmo assim não deixei de ser alguém ??
Pois buli na fríquimica em moscavide e trimundo em benfica ,além de outras no equipamento hoteleiro ,fazia uns dias ,na frigêlo ,jbotika ,etc ,mas claro na área de serrelharia ,fazia os moveis frigorificos ,vitrines ,balcôes e via os mecânicos de frio a montar o seu trabalho ,e éra em conjunto ,alguma coisa aprendi ,agora os pressoestatos sempre se aplicaram no frio .sempre ,existe mesmo pressoestatos para frigoríficos ,antigamente até se dizia que termoestatos éra para quente e pressoestatos para frio ,concerteza o amigo Kokas na sua longa experiência ouviu falar disto ,claro que sou um leigo no assunto .mas chamo-me Zé Luis ,não ligo a nomes ficticios ou nicks ,gosto de saber com quem teclo
elmani1.gif
elmani1.gif
elmani1.gif
elmani1.gif
 
Última edição:

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Caro luis cada qual sabe o que sabe e ninguém sabe tudo, habitualmente tanto aqui como em qualquer outro lugar tenho por principio participar na discussão apenas e só quando acho que estou à altura, quanto aos pressostatos já que insistes, tanto quanto sei não são utilizados em frio doméstico, área há qual eu me dedico.
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Eu mesmo não sabendo ,dou opiniâo ,logo pode levar-nos a outra questâo do mesmo ambito .antigamente éram montados pressoestatos em arcas frigoríficas para uso doméstico .mas como tudo evolui até o freon foi proibido de colocar dando prioridade a um certo tipo de óleo ,dantes tinhamos televisôes com ecram em vidro ,agora é plasma ,marca de evoluçâo dos tempos ,fico satisfeito que deixei de ser alguém .
O sabe sabe morreu de velho ,eu ainda ando a aprender ,e sempre será assim .
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Eu mesmo não sabendo ,dou opiniâo ,logo pode levar-nos a outra questâo do mesmo ambito .antigamente éram montados pressoestatos em arcas frigoríficas para uso doméstico .mas como tudo evolui até o freon foi proibido de colocar dando prioridade a um certo tipo de óleo ,dantes tinhamos televisôes com ecram em vidro ,agora é plasma ,marca de evoluçâo dos tempos ,fico satisfeito que deixei de ser alguém .
O sabe sabe morreu de velho ,eu ainda ando a aprender ,e sempre será assim .

Deve ter sido mesmo muito antigamente, não tenho qualquer ideia e já trabalho em electrodomésticos há cerca de 40 anos.
Bem e posto isto fico por aqui pois estamos a fugir ao assunto do tópico
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Á cerca de 30 anos ,acho que estamos no ambito do tópico ,se falamos de frio ,abordamos este e outros assuntos relacionados ,tanto refregeraçâo doméstica ,como industtrial ,os principios são os mesmos ,agora eu só fiquei assim um pouquinho chateado digamos ,porque me tratou por alguém ,alguém ou este(assim para o desprezo ) é a mesma coisa ,não sou filho de pais incógnitos ,tenho um nome ,á que usá-lo correctamente .Note que manti sempre uma distancia virtual ,pois nunca o tratei por tú ,nesta nossa conversa ,parte do meu conceito de respeito

http://www.hergofrio.com/downloads/Acessorios_de_controle..pdf
O que é um pressostato?
O pressostato é um dispositivo eletromecânico que recebe um sinal de pressão e o compara com sua escala interna. Após esta comparação, efetua a ação de ligar ou desligar o seu relê interno. Podem ser divididos em duas categorias em função de sua aplicação: controle ou proteção.

NALDO REFRIGERAO  ::  Pima - ES
Júlio Calisto - Peças e Acessórios para Electrodomésticos de Todas as Marcas
Apostila Refrigeracao
E desta forma acabamos por dar um bom desenvolvimento ao tópico ,não se está a colocar em causa o profissionalismo de cada um ,mas sim tentar ajudar o Marcio
 
Última edição:

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiros
por acaso desta malta que trabalha nisto sabe o que sao variadores e contatores a oleo para motores trifasicos em estrela, triangulo por exemplo para motores 30cv até 100cv. digo isto para quem tem estado a responder a isto, que nao passa de uma brincadeira cá para mim com certos colegas nao digo nomes.
eu tirei varios curssos e nao é por mero acaso que estou a funç. numa firma onde passa de tudo.
e se derem uma volta em tópicos anteriores meus dao conta que já trabalhei em lisboa e arredores.
onde mençionei o nome de algumas,só que a maioria do pessoal nem sequer se identifica é só converssa e quando nao estao bem mudam o login.

(dica já antiga quem sabe sabe e quem nao sabe vai aprender)

quem nao sabe nao critica quem sabe. porque aqui é para resolver pequenos problemas e nao os grandes tambem se resolvemalguns,mas estes ultimos deixam-se para quem sabe.
todos nós neçessitamos de reçeber uns € e como isto cada vês está pior, nao devemos expor aqui toda a nossa sabedoria,que aprendemos ao longo de todos estes anos de trabalho.
c, tudo isto vou pensar se vou deixar de responder a certas e determinadas perguntas que me tem feito por pm.e aqui no forum.
nao me importo de descer pois já estive no patamar seguinte.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
no tópico açima queria dizer que estive como moderador global c, prespetivas para subir e vim para baixo por falta de partiçipaçao minha ou melhor, falta de tempo.
 
Topo