• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dúvida com antena motorizada

jessousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Boas,

Recentemente reactivei o meu motor Stab Usals HH 100 com prato de 100 cm. Este motor, segundo as especificações, suporta pratos até 100 cm ou 12 Kg de peso. A minha dúvida é a seguinte para quem conheça o motor ou tenha opinião sobre ele: será que estas especificações são impeditivas de montar um prato de 120 cm, ou maior, de alumínio? Sendo mais leve que os 12 Kg recomendados será que o maior diâmetro é impeditivo? Dava-me muito jeito por causa do Astra 28.2 particularmente.

Obrigado
 

subsatelite

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
2,758
Gostos Recebidos
0
Boas

Suportar até suporta, agora convém não esquecer o efeito do vento no prato que sendo maior, o esforço que se pede ao mecanismo interno de travamento é muito superior, o que vai originar maior desgate e possívelmente afinações mais frequentes.

Cumps.
 

jessousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela pronta resposta. De facto não há nada como experimentar mas sai caro
 

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
Boas,

Recentemente reactivei o meu motor Stab Usals HH 100 com prato de 100 cm. Este motor, segundo as especificações, suporta pratos até 100 cm ou 12 Kg de peso. A minha dúvida é a seguinte para quem conheça o motor ou tenha opinião sobre ele: será que estas especificações são impeditivas de montar um prato de 120 cm, ou maior, de alumínio? Sendo mais leve que os 12 Kg recomendados será que o maior diâmetro é impeditivo? Dava-me muito jeito por causa do Astra 28.2 particularmente.

Obrigado

Olá jessousa

Deixo aqui à tua consideração a minha experiencia com esses motores.
Funcionam maravilhosamente com antenas pequenas.
Tenho um a funcionar com uma antena plana e comporta-se sem falhas.
Tinha mais dois, a trabalhar com antenas de aluminio de 1m e, após um ano de trabalho, tive de os substituir.
A razão é um pequeno desgaste interno que os impede de parar na posição correcta quando se muda de um satelite com sinal mais intenso para outro menos intenso.
Tinha de o mudar novamente para outro sat e tentar voltar ao que pretendia.
O motor não fica inutilizado já que numa antena de pequeno diametro comporta-se sem falhas.
Mantive as mesmas antenas de 1m, mas substitui os motores por dois Iberosat DM3000, que são muito robustos mecanicamente e funcionam sem falhas em USALS.
 

jessousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Olá jessousa

Deixo aqui à tua consideração a minha experiencia com esses motores.
Funcionam maravilhosamente com antenas pequenas.
Tenho um a funcionar com uma antena plana e comporta-se sem falhas.
Tinha mais dois, a trabalhar com antenas de aluminio de 1m e, após um ano de trabalho, tive de os substituir.
A razão é um pequeno desgaste interno que os impede de parar na posição correcta quando se muda de um satelite com sinal mais intenso para outro menos intenso.
Tinha de o mudar novamente para outro sat e tentar voltar ao que pretendia.
O motor não fica inutilizado já que numa antena de pequeno diametro comporta-se sem falhas.
Mantive as mesmas antenas de 1m, mas substitui os motores por dois Iberosat DM3000, que são muito robustos mecanicamente e funcionam sem falhas em USALS.

Obrigado pela resposta.
A acrescentar ao que eu disse, eu tenho este motor desde 2005. Na altura montei-o na casa onde vivia e já com esta antena de 100 cm em chapa. Penso que o peso não andará longe dos 12 Kg considerados limite. A funcionar em pleno esteve até final de 2006 quando mudei para outra casa onde não a pude montar. Só agora com nova casa tive hipóteses de voltar a tê-lo em funções. Para já tem-se portado bem. De qualquer modo não sei se, mesmo não ligando ao facto de eventualmente danificar o motor, uma antena de 120 cm resolveria os problemas de captação do Astra 28.2. Estou a falar de uma instalação na região de Coimbra.

Cumps
 

nowready

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Mensagens
385
Gostos Recebidos
0
"uma antena de 120 cm resolveria os problemas de captação do Astra 28.2."

No site "satbeams.com/footprints" tens sugestões do tamanho da antena.
Basta carregar com o rato no mapa , em Portugal , no sitio onde moras e tens o tamanho do prato recomendado para determinado feixe ( beam ) e para esse sítio . E feixes há muitos para essa posição
---> 11 ( onze )
 

jessousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2010
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
"uma antena de 120 cm resolveria os problemas de captação do Astra 28.2."

No site "satbeams.com/footprints" tens sugestões do tamanho da antena.
Basta carregar com o rato no mapa , em Portugal , no sitio onde moras e tens o tamanho do prato recomendado para determinado feixe ( beam ) e para esse sítio . E feixes há muitos para essa posição
---> 11 ( onze )

Boas,
Agradeço a sugestão mas já tinha feito essa pesquisa e não fiquei muito convencido com o que lá vem. Parece-me que a maioria das sugestões pecam por defeito em termos de tamanho de prato recomendado. Já vi também referências a captação dos feixes dirigidos ao norte, em Portugal, com antenas de 120 cm. Não sei se é mesmo possível. Os feixes dirigidos ao sul capto-os relativamente bem com a antena de 100 cm embora com alguns freezes em algumas freq.

Mais uma vez obrigado.
 

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
Com uma antena de 1m, eu em Lisboa e o meu irmão no algarve captamos os canais dos spots que cobrem Portugal.
Estou a ver os JO através de 16 canais dos 24 que a BBC tem no ar.
Com a antena de 1.20m deve ser adequada para uma captação com qualidade em Coimbra.
 
Topo